Medida faz parte do plano de enfrentamento à doença, proposto pelo Governo de Minas. Portaria foi publicada no Diário da União desta segunda (20).
Por G1 Centro-Oeste de Minas
21/07/2020 12h10 Atualizado há um dia
O Hospital São Vicente de Paula, em Abaeté, e a Santa Casa de Misericórdia, em Pompéu, receberam a habilitação de leitos para atender pacientes de outros hospitais da região que não estejam com a Covid-19.
Conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20), no Hospital São Vicente foram credenciados 46 leitos e na Santa Casa foram 33. O G1 entrou em contato com os hospitais e até a última atualização desta matéria, somente a direção da Santa Casa retornou.
De acordo com a publicação no diário oficial, a medida faz parte do plano de enfrentamento ao novo coronavírus. Conforme previsto nas ações do Governo de Minas, esta é a habilitação de leitos temporários em hospitais de pequeno porte (HPP).
Com a habilitação, os hospitais passam a receber recursos federais para a continuidade do funcionamento desses leitos.
Santa Casa de Pompéu
A diretora administrativa da Santa Casa de Pompéu, Alessandra Kelly Ribeiro e Lacerda, informou ao G1 nesta terça- (21) que a Unidade foi credenciada pelo Ministério da Saúde como Hospital “Não Covid”.
“Isso faz parte do Plano de Contingência do estado de Minas Gerais. Desta forma, seremos retaguarda para os hospitais que atendem Covid, no sentido de receber os pacientes de longa permanência destes hospitais”, explicou.
Ainda segundo Alessandra, a medida visa desafogar o atendimento das unidades de grande porte que, além dos casos de coronavírus, também lidam com outras demandas de pacientes.
"Dessa forma, estamos contribuindo em desafogar os hospitais grandes para eles atenderem paciente da Covid-19. Estamos aguardando essa habilitação desde maio , mas só agora saiu", concluiu.
Plano de enfrentamento a Covid-19
Mais de mil leitos de HPP foram habilitados em hospitais de Minas Gerais, nesta segunda-feira (20), para o controle da contaminação pelo coronavírus.
Segundo a superintendente de Rede de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Karina Taranto, estes leitos de enfermaria servem para evitar que pacientes que não estejam contaminados sejam levados para unidades hospitalares onde há infectados pelo vírus, preservando-os de uma contaminação.
"É o que chamamos de retaguarda para enfrentamento da Covid-19. São hospitais que estão mais próximos dos domicílios, dos pacientes e evitam que aqueles que necessitam de leitos, e não estão com a Covid-19, sofram uma contaminação cruzada em unidades que estejam atendendo pessoas contaminadas”, explicou Karina.
A estratégia de retaguarda faz parte do Plano de Prevenção de Contingenciamento em Saúde da Covid-19 do Estado, traçado desde o início da pandemia.
Páginas
▼
quarta-feira, 22 de julho de 2020
sábado, 18 de julho de 2020
Advogado denuncia morte de detento por covid-19 em Pompéu.
A vítima, de nome Gilmar, tinha histórico de câncer e aguardava julgamento de acusação de homicídio
TEXTO: + -
Foto: Pixabay
Mais um homem morreu em Minas Gerais vítima da covid-19, após não conseguir autorização para cumprir regime de prisão domiciliar. A denúncia é do advogado criminalista Lúcio Adolfo, em entrevista ao programa Chamada Geral, da Itatiaia, desta quinta-feira. De acordo com ele, a vítima, de nome Gilmar, tinha histórico de câncer e estava preso em Pompéu, na região Central de Minas, onde aguardava julgamento de acusação de homicídio.
Segundo Lúcio Adolfo, a Justiça negou o pedido e citou que a cadeia oferecia condições satisfatórias. "Depois eu fiz um pedido ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais até que ele foi internado na urgência com quadro de covid-19 na semana passada", diz.
O homem morreu entre terça (14) e quarta-feira (15), conforme o advogado. "Quem vai responder pela morte dele? Eu não entendo essa demora, por que essa resistência em conceder uma necessidade de saúde sanitária. Agora quem paga isso?", questiona.
Há cerca de um mês, um detento do presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana. Antônio Pereira Nunes, de 67 anos, testou positivo para covi-19 após apresentar quadro de pneumonia e ser internado um dia antes no Hospital São Judas Tadeu.
terça-feira, 14 de julho de 2020
Quadrilha suspeita de praticar furto e roubo em propriedades rurais no Centro-Oeste de MG é presa
Crimes foram registrados em Córrego Danta e Estrela do Indaiá. Suspeitos foram presos nesta segunda-feira (13).
Por G1 Centro-Oeste de Minas
14/07/2020 12h25 Atualizado há 40 minutos
Integrantes de uma quadrilha suspeita de praticar furto e roubo em propriedades rurais de Córrego Danta e Estrela do Indaiá foram presos, nesta segunda-feira (13), durante uma operação da Polícia Civil.
De acordo com a polícia, os crimes foram registrados em fevereiro e maio deste ano. Os quatro suspeitos, que têm entre 22 e 36 anos, foram presos nas cidades de Luz, Campos Altos e Bambuí. A polícia não detalhou em quais circunstâncias ocorreram as prisões.
Os suspeitos foram encaminhados para penitenciárias em Bom Despacho e Formiga, onde permanecerão à disposição da justiça.
Quadrilha
Segundo a polícia, os suspeitos de 23 e 35 anos, que são irmãos, se passavam por trabalhadores rurais e chegavam às fazendas com objetivo de levantar informações sobre a rotina do local. E ainda, identificavam os equipamentos existentes nestas propriedades.
A partir disso, eles repassam às informações aos infratores de 22 e 36 anos, que providenciaram os furtos e o roubo. A polícia disse também, que os autores agiam com extrema violência contra às vítimas. A suspeitas que a quadrilha tenha agido em outras cidades da região.
BAMBUÍ
CAMPOS ALTOS
CÓRREGO DANTA
ESTRELA DO INDAIÁ
LUZ
segunda-feira, 13 de julho de 2020
Fabricação artesanal de vassouras gera renda para família em Pompeu
Com muito bom Humor Luana coordena uma fabrica de vassouras artesanais em Pompeu. Ela com a família fabricam mais de 100 vassouras por dia.
Veja o vídeo, vale a pena
Guerra sem fim deixa mais um jovem morto em Pompeu.
O jovem Kaio Benevides de 21 anos foi mais uma vítima da violência sem fim que tomou conta de Pompeu.
Ele foi encontrado morto com um tiro na cabeça dentro do seu carro na manhã deste domingo.(12).
Ele estava nas proximidades de um canavial na saída para a região conhecida com Fundinho.
A policia investiga o caso e acredita que este homicídio tenha ligação com outro que aconteceu recentemente em Pompeu.
Pompeu tem estado mergulhada em uma violência sem fim, é preciso serem tomadas medidas urgentes e efetivas para diminuir esses eventos que trazem grande sofrimento para as famílias pompeanas. certamente a falta de emprego e de atividades culturais empurra muitos jovens para o mundo do crime. Precisamos gerar empregos para nossos jovens e estimular o Esporte, em especial projetos como o Black Lotus e o futebol de terrão onde jovens encontram motivação para não ser seduzidos pelo crime.
Temos de pensar que ontem foi o filho do outro amanhã poderá ser um de nós ou o seu ou o meu filho.
Que Deus proteja o povo de Pompeu e que a luz volte e iluminar nossos governantes para que invistam em atividades que podem até não render tanto voto como obras visíveis mas que podem salvar vidas e impedir o descaminho dso nossos jovens pompeanos.
Nosso blog presta suas condolências aos familiares e amigos do Kaio;
sábado, 11 de julho de 2020
Dupla é presa por sequestro ocorrido na cidade de Luz
De Thiago Monteiro 11 de julho de 2020
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, na região Central do estado, dois homens pelo crime de extorsão mediante sequestro, na modalidade conhecida como ‘sapatinho’. Um dos suspeitos é vigilante em uma instituição financeira de Esteios, distrito pertencente ao município de Luz, e teria vitimado a própria família.
O crime ocorreu no dia 29 de junho deste ano. No mesmo dia, um dos envolvidos foi preso em flagrante pela equipe da Delegacia Especializada Antissequestro, com apoio do Núcleo de Operações Aéreas da PCMG.
De acordo com a delegada Fabíola Oliveira, chamou a atenção dos policiais o fato de as vítimas do sequestro serem familiares de um vigilante do banco. “Geralmente, nessa modalidade do crime do ‘sapatinho”, acontece com o arrebatamento de família e gerente para forçar o banco a efetuar o pagamento do resgate. Normalmente os suspeitos comparecem à agência, retiram o número existente no cofre e depois libertam a família do gerente. Esse caso foi atípico, uma vez que a vítima seria a família do vigilante”, ressaltou.
O delegado Vinícius Machado, da Delegacia de Polícia em Luz, contou como o crime ocorreu: “Ao chegarmos à agência bancária, nos deparamos com três funcionárias e o vigilante. Ele nos informou que teria sido surpreendido em sua residência, na cidade de Luz, e ali dois sequestradores teriam entrado e feito toda a sua família de refém. Os sequestradores orientaram que ele deveria seguir a rotina normal, ir para a agência, e que sua esposa e filho ficariam na posse dos sequestrados até que eles conseguissem, com outro indivíduo que estaria na agência bancária, os valores que estavam no cofre. Esse terceiro envolvido, ao entrar na agência, apresentou vídeos das vítimas sendo ameaçadas com arma de fogo em um canavial, mostrando para a gerente e para o vigilante. Tentou-se fazer a abertura do cofre, mas devido a um dispositivo de segurança não conseguiram abrir. A partir daí, esse indivíduo desistiu da empreitada, roubou a arma do vigilante e saiu do local”.
Conforme contou o delegado, após o crime, em entrevista com o vigilante ainda na agência, ele apresentou um comportamento diferente, demonstrando ansiedade e nervosismo. Logo em seguida, a equipe de policiais foi até a casa do suspeito e não encontrou nenhum sinal de arrombamento. No local, o vigilante confessou a participação direta no crime com a ajuda do genro. Disse ainda que eles planejaram o crime 15 dias antes, na cidade de Quartel Geral. O vigilante conhecia a rotina da agência e o genro iria conseguir mais três comparsas para ajudar no crime.
O genro do vigilante foi preso, em virtude de um mandado de prisão preventiva. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar os outros três suspeitos que teriam participado da ação criminosa.
Foto/Fonte: PCMG
*MG🔺🇧🇷*
terça-feira, 7 de julho de 2020
HOMEM MORRE E QUATRO PESSOAS FICAM FERIDAS APÓS CARROS BATEREM DE FRENTE NA BR-262 PRÓXIMO AO CAFÉ DA TERRA .
Um homem de 50 anos morreu e quatro pessoas ficaram feridas após dois carros baterem de frente, na manhã desta terça-feira (7) na BR-262, próximo ao Café da Terra.
.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os quatro feridos estavam no mesmo veículo. Eles sofreram ferimentos leves e foram socorridos pelas equipes de emergência da concessionária Triunfo Concebra.
.
A vítima fatal, que estava no outro carro envolvido no acidente, ficou preso às ferragens. O corpo foi retirado pelos Bombeiros.
.
A perícia técnica da Polícia Civil esteve no local e realizou os trabalhos de praxe. Não foi informado o que teria provocado o acidente (Portal Notícias de BD).
Fotos: Corpo de Bombeiros (Divulgação) @ Bom Despacho, Minas Gerais, Brazil
segunda-feira, 6 de julho de 2020
Leitepeu coloca em funcionamento nova unidade industrial em Pompeu.
A Leitepeu empresa ligada ao Agronegócio e com sede em Pompeu colocou em funcionamento sua unidade industrial no Distrito Industrial de Pomepeu sua nova unidade de secagem de serreais.
As outras instalações industriais da empresa também serão transferidos para o Distrito Industrial da Cidade. O projeto é grandioso e deverá gerar novos empregos para Pompeu.
Experidião , Augusto e Galba em visita a novas instalações da empresa. |
domingo, 5 de julho de 2020
Uma homenagem a Dona Imaculada, grande benemérita de Pompeu
Dona Imaculada, Joaquim Cordeiro e Maria de Lourdes Valadares, na noite em que receberam a Medalha “Dona Joaquina do Pompéu”. |
Dona Imaculada esposa dedicada, mãe exemplar e cidadã admirável partiu deste plano para o superior mas deixou um legado extraordinário para sua terra natal a qual ela sempre amou.
Entre outras ações como cidadã participativa ela doou o terreno onde foi instalado o Campus Universitário da Unimontes em Pompeu.
Veja o vídeo acima.
Em um mundo onde o egoismo impera é cada vês mais raro pessoas que praticam uma atitude tão nobre como a de Dona Imaculada.
Por projeto de lei do então Vereador Experidião Porto o Campus Universitario recebeu o nome da mão de Dona Imaculada a Professora Dona Zizinha.
Ela foi professora de centenas de pessoas em Pompeu inclusive do pai deste blogueiro. "Mau pai Polego tinha adoração pela sua unica Professora a Dona Zizinha".
Nosso eloquente agradecimento a Dona Imaculada em nome do povo de Pompeu.
Em breve vamos fazer com que o nosso Campus da Unimontes receba mais cursos como foi planejado na sua criação .
Que Dona Zizinha, e Dona Imaculada, juntas no plano superior nos ilumine para que este gesto nobre de Dona Imaculada e de seu Esposo Toizinho Vieira e seus filhos renda ainda muitos frutos para o povo da nossa Pompeu.
quinta-feira, 2 de julho de 2020
Pompeano é internado em UTI em estado grave com Covid19
Os casos de Covid19 tem aumentado muito no interior do estado e os leitos de UTI jã estão com uma lotação preocupante segundo a Secretaria de Saúde do Estado.
Com a atualização, o Centro-Oeste de Minas tem 27 mortes pela doença. O boletim apontou ainda o registro de novos casos da doença em Arcos (8), Itaúna (3), Abaeté (2), Nova Serrana (2), Araújos (1), Carmo da Mata (1), Oliveira (1), Pará de Minas (1), Lagoa da Prata (1), Luz (1), Martinho Campos (1) e São Sebastião do Oeste (1).