Páginas

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

MP aciona Justiça para Secretaria de Estado de Saúde fornecer medicamento a criança de Bom Despacho

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) forneça mensalmente sete latas de suplemento alimentar para uma criança de Bom Despacho. O menino sofre de acidúrria Glutária Tipo 1, doença grave e crônica que afeta o desenvolvimento neuropsicomotor.
 
Na argumentação da Promotoria de Defesa de Saúde de Bom Despacho que entrou com a ação em setembro deste ano, solicitou à Justiça que devido à falta do GlutarAde Júnior, suplemento alimentar de alto custo, disponibilizado apenas no Japão e nos Estados Unidos, a criança, de oito anos, está desnutrida e correndo risco de morte, conforme laudo assinado pela médica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais que acompanha o paciente desde que ele tinha 3 anos e 7 meses.
 
Acolhendo o pedido de liminar feito na ação civil pública inicial, proposta pelo promotor de Justiça Marcus Vinícius Lamas Moreira, que argumentou que a criança corre risco de dano irreparável, o desembargador Judimar Biber determinou também ao Estado o pagamento de multa diária de R$ 1.000 até o limite de R$ 40 mil, caso a decisão não fosse acatada.
 
O procurador do Estado de Minas Gerais, Renato Rodrigues Rêgo, de Divinópolis, encaminhou então à SES cópia da decisão do TJMG determinando o fornecimento do GlutarAde Júnior em 72 horas.
 
Como a decisão continuou sem efeito, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou na segunda instância pedindo urgência na decisão. urgente no dia 21 de novembro, também na Comarca, mas a criança continua sofrendo os efeitos da falta do suplemento alimentar. A promotoria aguarda decisão.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.