Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Lama que matou poderia ter sido usada para construção de casas e estradas.



Pesquisas da Escola de Engenharia transformam rejeito de minério em cimento, areia e pigmentos

O Brasil conheceu, de forma assustadora, no episódio do deslizamento de barragem em Mariana, o potencial de destruição do acúmulo do rejeito de minério de ferro. Poucos sabem também que esse rejeito pode ser reciclado. Pesquisadores da Escola de Engenharia da UFMG detêm tecnologia para transformar rejeitos e estéreis de minerações de ferro, bauxita, fosfato e calcário em produtos como cimento – para construção de blocos, vigas, passeios, estradas –, areia – que pode alimentar a indústria de vidros e de chips de computador – e pigmentos, para a produção de tintas, por exemplo.


Casa erguida em Pedro Leopoldo com rejeitos e esteréis de mineraçãoAcervo da pesquisa

Diversas pesquisas são realizadas no Laboratório de Geotecnologias e Geomateriais do Centro de Produção Sustentável da UFMG, em Pedro Leopoldo (MG), em conjunto com empresas brasileiras, universidades federais, instituições internacionais e com apoio da Fapemig e do BDMG. A unidade conta com planta-piloto de calcinação flash (queima controlada) automatizada, com capacidade de produção de 200 kg/hora. A calcinação flash (CF) possibilita o processamento de microparticulados, algo que não pode ser realizado nos fornos convencionais. Essa propriedade da CF favorece a transformação de compostos mineralógicos das matérias-primas como rochas estéreis e rejeitos de tratamento em ligantes de alta resistência que geram, por exemplo, o ecocimento.

"Da mesma forma que os antigos aproveitavam a propriedade pozolânica [de reagir com outras substâncias para gerar um ligante] das cinzas vulcânicas e da argila, é possível submeter estéreis de mina e lama de barragens à calcinação ultrarrápida para obter cimentos e outros derivados", afirma o professor Evandro Moraes da Gama, do Departamento de Engenharia de Minas. Ele coordena o Laboratório de Geotecnologias e Geomateriais, ao lado do professor Abdias Magalhães Gomes, do Departamento de Engenharia de Materiais de Construção. Evandro da Gama salienta que é possível aglomerar o rejeito em forma de pelotas – como se faz com o próprio minério – em pilhas, com 100% de segurança, dispensando a utilização da água e eliminando a estocagem de rejeitos em barragens. "Essas pilhas seriam verdadeiros estoques de matéria-prima para os ecoprodutos", diz.

O pesquisador explica que os solos do Hemisfério Sul – lateríticos e cauliníticos – são mais fáceis de ser encontrados. "Aqui, o tratamento do solo gera produto final mais rico em propriedades pozolânicas. As rochas alteradas e intemperizadas são pulverulentas, e a granulometria natural é favorável à calcinação flash. Como são muito finas e próximas de sua forma cristalográfica, as partículas são transformadas, após a calcinação, em metassubstâncias minerais, que criam superfícies específicas muito grandes. Dessa forma, podem ‘agarrar’ com mais facilidade outras partículas minerais. Isso gera o cimento."

Estéril e rejeito

O estéril de mina é formado por rochas que não contêm o minério de ferro, mas precisam ser retiradas junto com o itabirito, por exemplo, para fazer a chamada cava de mina e possibilitar a atividade da mineração. "Esse estéril é reunido em depósitos controlados que não levam água e representam importante passivo ambiental. Quando a água passa por esses depósitos, são gerados produtos indesejáveis com impacto sobre rios e florestas", comenta Evandro da Gama.

A lama e o rejeito arenoso são levados para barragens, obras geotécnicas de terra, feitas com técnicas da década de 1960. São obras frágeis e de risco


O rejeito, por sua vez, é formado pela concentração do ferro no tratamento e tem natureza argilosa e arenosa. O uso de água no tratamento forma a lama. "A lama e o rejeito arenoso são levados para barragens, obras geotécnicas de terra, feitas com técnicas da década de 1960. São obras frágeis e de risco", diz o professor.
Nos anos 1990, no Brasil e em outros países, segundo Evandro da Gama, começou a se perceber o aumento exponencial de rejeito e estéril de mina. As pesquisas na UFMG destinadas ao aproveitamento desses materiais iniciaram-se há cerca de dez anos, com apoio de empresas e órgãos de fomento do governo.

O professor defende que pesquisas e produção sejam estimuladas por políticas de desenvolvimento, incluindo isenção de impostos e ações de valorização dos produtos ecológicos. "No Brasil, é preciso aproximar a indústria de transformação da indústria da mineração. Parte significativa do passivo ambiental pode ser convertida em matéria-prima para a construção da infraestrutura do país", ressalta Evandro da Gama.

O rejeito arenoso pode ser reaproveitado, por exemplo, como brita para base e sub-base de estradas. Segundo o professor, o volume da barragem que rompeu – cerca de 63 milhões de metros cúbicos – poderia ser transformado em base e sub-base para uma estrada com 3.500 quilômetros ou aproveitado na construção de 120 vilas com 200 casas de 46 metros quadrados de área total, ou seja, 120 povoados do porte de Bento Rodrigues, o subdistrito arrasado pelo rompimento da barragem da Samarco.

Evandro da Gama e Abdias Gomes construíram uma casa de 46 metros quadrados com rejeitos e estéreis de mineração de ferro. "A casa, em exposição no Laboratório de Pedro Leopoldo, tem custo 30% menor na comparação com materiais e metodologia de construção convencionais. E é extremamente confortável", garante Evandro da Gama.

[Matéria publicada no Portal UFMG, seção Pesquisa e Inovação, em 16/12/2015]

Itamar Rigueira Jr.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Transexual leva três tiros no rosto em bar em Pompeu e sobrevive


Uma confusão no Bar Esquinão terminou em tiroteio na noite deste domingo.

Segundo a policia a vítima L.M.F.D, 22 anos, iniciou uma discussão com uma mulher de nome T, quando um homem entrou na briga e segundo testemunhas teria tomado tapas e cadeiradas.

Um outro homem que estava no local efetuou cinco tiros contra a vitima.

Segundo os policiais os tiros atingiram o rosto da vítima que foi socorrida e sobreviveu sendo encaminhada  para o hospital de Sete Lagoas.

A Policia investiga o caso

sábado, 26 de janeiro de 2019

Corpo de jovem é encontrada morta ao lado derodovia em Paineiras.


O corpo de uma Júlia Lorrayne Saraiva, 27 anos  foi encontrado jogado nas margens de uma rodovia em Paineiras, Centro Oeste de Minas na noite deste sábado.


Segundo a polícia a moça estava desaparecida e foi encontrada jogada nas margens da rodovia com marcas de estrangulamento.

Ela também foi espancada antes de ser morta.

O caso esta sendo investigado e qualquer informação pode ser passada pelo telefone 181 .

Rejeito de Brumadinho deve chegar à hidrelétrica de Retiro de Baixo em Pompeu

A barragem da usina hidrelétrica Retiro Baixo, confirmou a Agência Nacional de Águas (ANA), está localizada a 220 km do local do rompimento

Mina do Feijão rompeu em Brumadinho
PUBLICADO EM 25/01/19 - 18h16

ESTADÃO CONTEÚDO

A estatal Furnas, do grupo Eletrobrás, monitora a chegada dos rejeitos da barragem de Brumadinho (MG) em sua hidrelétrica Retiro Baixo, que funciona no rio Paraopebas, podendo comprometer as operações da usina.

A barragem da usina hidrelétrica Retiro Baixo, confirmou a Agência Nacional de Águas (ANA), está localizada a 220 km do local do rompimento e "possibilitará amortecimento da onda de rejeito". Segundo a ANA, "estima-se que essa onda atingirá a usina em cerca de dois dias".

O rio Paraopeba faz parte da bacia do rio São Francisco. A hidrelétrica Retiro Baixo está localizada entre os municípios mineiros de Felizlandia e Pompeu. A usina tem duas turbinas em operação, com capacidade instalada de 82 megawatts, energia suficiente para atender 200 mil habitantes, e opera desde 2010. Seu reservatório de 22 quilômetros quadrados.

Por meio de nota, a ANA informou que está em constante comunicação com os órgãos e autoridades federais e estaduais, inclusive no âmbito de recente Acordo de Cooperação sobre Segurança de Barragens, que está permitindo troca facilitada e mais rápida de dados sobre a situação no local do evento.

"A ANA está monitorando a onda de rejeito e coordenando ações para manutenção do abastecimento de água e sua qualidade para as cidades que captam água ao longo do rio Paraopeba", declarou. "A fiscalização da barragem rompida, de acumulação de rejeito de mineração, cabe à autoridade outorgante de direitos minerários", informou à agência, referindo-se à Agência Nacional de Mineração (ANM).

Menores são apreendidos em Morada Nova com mascaras e armas e drogas.



Em operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar, hoje a tarde, 25/1/2019 em Morada Nova de Minas, foram cumpridos Mandados de Buscas e Apreensões em dois imóveis na cidade de Morada Nova de Minas é um Mandado em imóvel na Zona Rural.

Foram aprendidos: drogas, dinheiro trocado, munições, 1 arma de fogo e 1 simulacro de arma de fogo, uma motocicleta e uma máscara de palhaço, além de varios objetos de origem duvidosa e/ou ilícitas.

Dois menores foram apreendidos e um autor já se encontra preso no presídio de Abaeté.

domingo, 20 de janeiro de 2019

Unidade móvel leva atendimento odontológico gratuito à população em Pompéu


Sete mil procedimentos devem ser realizados na cidade até o dia 27 de março.


Por G1 Centro-Oeste de Minas

19/01/2019 17h09 Atualizado há 21 horas




Atendimento odontológico gratuito em unidade móvel — Foto: OdontoSesc/Divulgação



A população de Pompéu poderá receber atendimentos odontológicos gratuitos a partir desta segunda-feira (21). Os serviços serão oferecidos na unidade unidade móvel do “OdontoSesc”. De acordo com a Prefeitura, serão disponibilizados procedimentos para 130 pessoas.


A carreta onde serão realizados os atendimentos ficará estacionada na Praça Governador Valadares, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, de 10h às 20h. A previsão inicial é de que procedimentos odontológicos sejam realizados até o dia 27 de março.


Serão oferecidos serviços de restauração em resina, tratamento de canal, extração dentária, remoção de tártaro, limpeza e escovação supervisionada, radiografias, entre outros.


Conforme informado pela Prefeitura de Pompéu, a Secretaria de Saúde será a responsável pela seleção dos pacientes, que serão acolhidos a partir da próxima quarta-feira (23), no plenário da Câmara Municipal, situada à Rua Capitão Olímpio, nº 177, Centro.


Mais informações sobre atendimentos e disponibilidade de vagas podem ser adquiridas pelo telefone (37) 3523-1000.

sábado, 19 de janeiro de 2019

Policia de Luz prende homens suspeitos de furtar fazenda e encontra galinha escondida em Fiorino

Luz – Durante Operação, militares prendem suspeitos de furto e recuperam os materiais subtraídos



No dia 18/01/2019, durante Operação Policial no Bairro do Rosário, na cidade de Luz, militares receberam a denúncia de que o indivíduo V.P.S., 55 anos, transportava, em seu veículo Fiat Fiorino, maquinários agrícolas, ferramentas e aves (galinhas), produtos de furto ocorrido nesta madrugada em uma fazenda da zona rural do município.

Durante rastreamento pela Rua Treze de Maio, os policiais visualizaram o veículo, alvo da denúncia, e abordaram o condutor V.P.S. e o passageiro J.F.C.M., 30 anos.

Durante buscas no automóvel, a guarnição localizou uma motosserra, um soprador, uma máquina de alta pressão, um botijão de gás, frangos abatidos, diversas chaves e ferramentas, invólucros comumente usados para acondicionar cocaína e o CRV de uma motocicleta Honda 150.

Questionados, os suspeitos, conhecidos no meio policial pela prática de crimes contra o patrimônio, apresentaram versões contraditórias em relação à procedência do material. Ressalta-se ainda que pesa sobre V.P.S. diversas denúncias de receptação e associação para o tráfico de drogas.

Diante do exposto, os infratores foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia com o material recuperado. O veículo foi apreendido e removido ao pátio credenciado.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Policiais ateiam fogo em caixão em frente a Academia de Policia durante passagem de comendo


Malú Damázio
mdamazio@hojeemdia.com.br
17/01/2019 - 07h57 - Atualizado 12h49

Policiais exibiram faixas na rua Diabase
Policiais exibiram faixas na rua Diabase
Agentes da Polícia Militar de Minas Gerais (PM) protestam contra o atraso do pagamento do 13º salário na manhã desta quinta-feira (17), em frente à Academia da PM, no Prado, região Oeste de Belo Horizonte. O ato, que inclui faixas com dizeres como “quem dedica a vida ao povo mineiro não merece o calote do décimo terceiro” e “salário em dia: dignidade e honra dos integrantes da PMMG”, ocorre minutos antes da cerimônia de troca de comandante-geral da corporação, que terá a presença do governador Romeu Zema.

Na solenidade, na Academia militar, foi empossado o coronel Giovanne Gomes da Silva ao comando-geral da PM. Ele assume o posto do coronel Helbert Figueiró de Lourdes, que se transfere para a reserva.
O 13º salário de todos os servidores do Estado não foi pago pelo ex-governador de Minas Fernando Pimentel. Romeu Zema, que herdou a dívida e comentou a crise financeira que o Estado enfrenta.

Os militares também protestam contra o escalonamento e parcelamento dos salários, como explica o subtenente Soter Magalhães, de 55 anos. “O Estado teve liberação de recurso federal e, mesmo com isso, não colocou em dia nosso pagamento. É um descaso com os servidores militares e nos põe em grande desordem financeira. Muitos de nós temos que recorrer a empréstimos para pagar as contas de casa”, diz.

No último dia 7, o Supremo Tribunal Federal (STF) desbloqueou R$ 443,3 milhões das contas de Minas. O valor corresponde à contragarantia de dois contratos de empréstimos entre o governo estadual e o Banco do Brasil: um para o Programa de Desenvolvimento de Minas Gerais e o outro relativo ao Programa de Infraestrutura Rodoviária.
Trânsito
O trânsito na rua Diabase foi fechado pelos militares e está sendo desviado para a rua dos Pampas. Durante o protesto, houve congestionamento nas ruas do entorno da Academia da PM, como Platina e Ituiutaba.
protesto policia militar
Policiais fecharam o trânsito na rua Diabase

Um jovem está sendo executado em Pompeu a cada cindo dias, nesta terça mais um morto a tiros

Mais um jovem de 18 anos foi morto a tiros em Pompeu na noite desta terça (15). A Policia recebeu informações que na rua João Batista Campos havia ocorrido diversos disparos de arma de fogo, sendo que um indivíduo teria sido atingido e evadido para o interior da residência no citado endereço.

Dentro da casa
foi encontrado  Dhieferson Cesar Nunes Pereira , 18 anos ainda com vida.
Foi acionada a ambulância, contudo a vítima veio a óbito no PAM.

Pompeu está mergulhada em uma violência os jovens simplesmente está sendo eliminados a tiros. Já é o terceiro homicídio só nos 15 primeiros dias deste ano. Se continuar essa média Pompeu entrará para as estatísticas com sendo a cidade mais violenta do Brasil.

Investigação.


A policia investigação caso e acha que pode estar havendo uma guerra de facções na cidade o que tem acarretando a morte também de pessoas inocentes e que não tem ligação com o crime organizado.

Já ha na cidade até funesta aposta sobre quem será a próxima vitima.

Que Deus nos proteja


Execução em bar deixa um morto e dois feridos em Pompeu.



Mais um jovem vítima da violência em Pompeu.
Em menos de 48 hora apos uma morte a tiros mais uma execução acontece em Pompeu, dessa vêz os autores chegaram em um carro  desceram portando armas de fogo e abriram fogo contra as pessoas que estavam em um bar na Rua Padre joão Porto no bairro Vargem do Galinheiro em Pompeu.

Segundo informações dois homens e uma mulher foram atingidos pelo disparos sendo que um dos baleados o jovem conhecido na cidade morreu enquanto era atendido pelos médicos em Pompeu.

O casal não corre risco de morte.

Acidente com Criança pilotando moto e capotamento fazem duas vitimas fatais em Pompeu




Acidentes na MG-164 deixa mortos e ferido no Centro-Oeste de MG

As duas ocorrências foram registradas neste sábado (12); motorista e motociclista morreram.



Dois acidentes com vítimas fatais foram registrados em Pompeu, no Centro-Oeste de Minas Gerais neste sábado (12).


No primeiro deles um homem, de 31 anos, morreu em um acidente na MG-164, próximo a Pompéu. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMR), o motorista seguia em direção a Martinho Campos quando, no Km 75, tentou fazer uma ultrapassagem, não conseguiu e perdeu o controle do veículo.


Segundo os militares, o carro saiu da pista, bateu no barranco e capotou várias vezes. O motorista, que é de Martinho Campos, morreu no local.

Acidente com motocicleta





Ja em uma estrada perto do Distrito de Silva Campos uma criança de doze anos morreu depois que a moto que estava pilotando se chocou contra uma carreta da Agropeu, um motociclista uma criança de doze anos teve a cabeça esmagada e morreu e o passageiro ficou gravemente ferido..


Ainda de acordo com a PMR, o motociclista bateu na lateral do caminhão que tinha cruzado a pista para entrar em uma estrada de terra que dá acesso a um canavial.


O passageiro da moto foi socorrido e levado para um hospital de Sete Lagoas, região metropolitana de Belo Horizonte.

sábado, 12 de janeiro de 2019

Efeito Bolsonaro: cinco bandidos invadiram uma fazenda em Luz, o fazendeiro matou um o colocou os outros quatro para correr.

Resultado de imagem para bolsonaro a cavalo
Imagem ilustrativa.

Um bandido morreu no início da noite desta sexta-feira (11), em confronto com o fazendeiro em uma tentativa de roubo a fazenda do Hélcio Gadher, situada às margens do BR-262, município de Luz. 
De acordo com primeiras informações, policiais estão numa verdadeira caçada a outros quatros bandidos que desapareceram em um matagal.
Em breve mais informações.


Na cidade de Luz um homem foi morto em um assalto em uma fazenda na zona rural do município. Contudo desta vez o morto não foi vitima e sim o autor do assalto.
Segundo os relatos da Polícia Militar (PM), a Sala de Operações de Luz, recebeu nesta sexta-feira, dia 11 de janeiro uma ligação por meio de 190, por volta das 23h. Na chamada uma mulher relatou aos policiais que a fazenda Bálsamo de propriedade de H G. estaria sendo assaltada.
Diante da chamada os militares de uma guarnição de Luz de imediato se deslocaram para o local com apoio da guarnição de Córrego Danta.
Ao chegarem na entrada da fazenda depararam com um veículo de cor branca saindo sentido Luz, sendo feita a abordagem ao veículo,  encontraram dois ocupantes sendo um deles identificado como proprietário da fazenda.
Os militares então notaram que o mesmo estava com a camisa suja de sangue, sendo relatado pela vitima aos policiais que estava indo para o Hospital para ser atendido e que os autores ainda estavam na casa da fazenda.
Continuando as diligências as duas guarnições deslocaram para o local, onde estavam os funcionários da fazenda. Ao serem encontrados os funcionários relataram que estavam na parte externa da casa, momento que chegaram cinco homens vestidos de calça jeans, calçados de bota e com os rostos cobertos com camisa.
Segundo os relatos três dos autores estavam com revólver e dois com arma tipo pistola, os quais anunciaram o assalto e subtraíram o celular das quatro vítimas. Um dos autores ficou com as vítimas na parte externa e os outros adentraram na casa, momento em que ouviram disparos de arma de fogo e os autores saíram correndo e atirando, tomando rumo ignorado.
Os funcionários disseram ainda que momentos após os fatos um veículo buscou o proprietário da fazenda, momento em que eles viram que havia um dos autores caído em um dos quartos da casa aparentado estar sem vida.
Quando a guarnição adentrou na residência depararam com o corpo do suspejito caído em decúbito dorsal com o rosto coberto com uma camisa de cor preta e junto dele havia um revólver calibre .38 em cima de um móvel do quarto.
O local foi isolado e a perícia técnica acionada, tendo comparecido o perito, o qual realizou seus trabalhos e constatou duas perfurações provenientes de arma de fogo, sendo uma próximo da axila lado esquerdo e outra no tórax.
A PM relata que o corpo do suspeito foi encaminhado para necropsia. O revólver calibre .38 marca Taurus número1187081, foi recolhido pelo perito juntamente com três munições intactas e duas deflagradas. A vítima do homicídio foi identificada como OMSL, ( autor do roubo tentado) o qual consta várias passagens pela polícia.
A perícia encontrou ainda uma conta da CEMIG no bolso da vítima com endereço da cidade de Carmo do Parnaíba, a qual segue apreendida. O sr HGS, vítima do roubo tentado e autor do homicídio foi hospitalizado

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Primero execução do ano em Pompéu ocorre com tiros de escopeta 12 e pistola 380

Em Pompeu no dia 11/01/19.Após denuncia de que tinha ocorrido vários disparos de arma de fogo na rua Papagaio em Pompéu as viaturas deslocaram até o local e se depararam com  um indivíduo desconhecido caído ao solo com diversos disparos de arma de fogo.

De imediato o indivíduo A.J.S., 30 anos, foi socorrido para o pronto atendimento local, mas não resistiu e faleceu.

Após os militares verificarem as câmeras próximas ao local, foi constatado que um veículo com três ocupantes parou na rua papagaio esquina com rua do Alto e que dois deles desceram e efetuaram diversos disparos contra o indivíduo conhecido como neguinho.

Que após isso,entraram no veículo e evadiram sentido centro. Foi localizado próximo a vítima cartuchos de espingarda cal 12 e cápsulas de pistola 380. Nenhuma testemunha soube  demais repassar informações.

Bolsonaro pode deixar Policiais fora da reforma da previdência por categoria ter 10 vezes mais risco de morte do que outras categorias.

 10 de janeiro de 2019

Brasília DF 15/03/2018 O secretário nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto Santos Cruz, durante reunião com secretários de Segurança Pública dos estados (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O Sindpol/MG parabeniza o ministro-chefe da Secretaria de Governo general Carlos Alberto dos Santos Cruz, e agradece o posicionamento lúcido, realista e estratégico no tocante a retirada dos Operadores de Segurança Pública do texto da Reforma da Previdência. O ministro entende que há outras categorias com peculiaridades que devem ser levadas em conta nessa discussão.

Na reflexão do Sindpol/MG a fala do ilustre general Santos Cruz vem de encontro a realidade que passa o país no tocante à segurança dos cidadãos de bem do Brasil. Em tempos não muito remotos, em razão da bipolaridade do mundo – Guerra Fria – das décadas de 70, 80 e início dos anos 90, o receio dos responsáveis pela segurança do cidadão e do território brasileiro era em relação ao conflito no campo – guerrilha rural. Atualmente, o conflito no Brasil não se dá especialmente neste teatro de operações acima (campo) e, sim, nos grandes centros urbanos, ou seja, a guerrilha urbana. Em razão deste cenário não é prudente, razoável, inteligente e estratégico, desvalorizar, desprestigiar, trazer insegurança e instabilidade jurídica para quem faz o combate a criminosos de toda ordem e ao crime organizado, em defesa do cidadão de bem do Brasil, ou seja, os operadores de segurança pública (é ilógico desvalorizar o “soldado” que está na linha de frente combatendo nesta guerra).

A fala do general Santos Cruz e também do presidente da república Jair Bolsonaro, no discurso de posse, no dia 01/01, em Brasília, enfatizaram que devemos respeitar e valorizar aqueles que defendem com risco de perder a própria vida os cidadãos de bem do Brasil. A fala de ambos é uma esperança para nós os operadores de segurança pública, de que seremos verdadeiramente respeitados e considerados no governo que por hora se inicia.

Aproveitamos também para enviarmos um alerta ao recém empossado governador Romeu Zema, que o mesmo reflita em seus posicionamentos e pronunciamentos em relação ao tratamento que o mesmo tem dado aos operadores de segurança de Minas (o mesmo demonstra total desrespeito e desconsideração com estes valorosos operadores, que no decorrer de suas carreiras colocam suas vidas em risco na defesa da sociedade mineira, dizemos ainda que em respeito aos verdadeiros heróis que tombaram e que, com certeza, outros que tombarão na defesa do cidadão de bem mineiro, não mediremos esforços para defendermos os nossos direitos).

Lembramos o Zema que não fomos nós que que assaltamos os cofres públicos do Estado de Minas Gerais, que não aceitamos tratamentos diferenciados com outros Poderes – pagamento parcelado e até agora o não recebimento do 13º salário, referência 2018. Estamos abertos ao diálogo, mas sem querer sermos arrogantes, mas realistas, quem tem coragem de morrer e matar para defender a sociedade, tem também coragem para praticar os mesmos atos em defesa de seus direitos e dignidade de suas famílias.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Ousadia: criminosos picharam Praça de Esporte e Ginásio Poliesportivo com ameaças a servidores e policiais.



O blogue recebeu de um leito um vídeo com ameaças pichadas nas paredes do Ginásio Poliesportivo Edmundo de castro e na parte interna da Praça de Esporte Jo´se Maria Alvares da Silva.

Segundo o leitor foram escritas ameaçadas ao Policiais da cidade de Pompeu e aos servidores da Praça de Esporte.

Segundo o relato no interior do estabelecimento haveria mais ameaças até mesmo aos familiares dos funcionários.

Ele não soube informar se a policia foi acionada.


o blogue não conseguiu contato com ninguém da Prefeitura para comentar o ocorrido.




Policiais fazem manifestação no coração do poder em Minas


Na manhã desta terça (8) Policiais Civis e Militares fizeram uma manifestação no Palácio Tiradentes, o edifício de onde despacha o Governador na cidade administrativa.

Os policiais querem o pagamento do 13º e do salário de dezembro.

Entidades representativas dos policiais organizaram as manifestações.

O novo Governo fez uma proposta de pagamento dos salarios do mes de dezembro, seriam em três parcelas sendo a primeira de dois mil reais uma outra de mil e no no dia 28 seria pago o restante.

Os policiais não gostaram da proposta e prometem endurecer caso o Governo não pague aos servidores.

Veja o video:




Ameaça de greve.


Em grupos noticias ja se fala em uma greve da Policia que seria o primeiro desafio a ser enfrentado pelo Governador Romeu Zema, mas parte dos policiais querm dar tempo ao Governo para que seja apresentada uma proposta para a categoria.

Vamos aguardar.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Zema nomeia Delegado Ivan Lopes do 7º Departamento de Policia Civil como Coordenador Geral de Segurança



Publicado por: Divinews




Conforme publicação no Diário Oficial do Estado, na edição desta terça-feira (08), o Delegado Ivan José Lopes, Chefe do 7º Departamento de Policia Civil, sediado em Divinópolis – foi  nomeado pelo Governador Romeu Zema, como o novo Coordenador Geral de Segurança, na Superintendência de Informações e Inteligência Policial na Policia Civil de Minas Gerais.

Ivan Lopes ao Divinews afirmou , seguirá em frente, trabalhando com humildade e fé em Deus, para tentar cumprir a nova missão, além de fazer por merecer a confiança do Governador e da população.

O delegado disse ainda que tem o sentimento de ter cumprido a sua missão na Região Centro-Oeste, durante os 4 anos que esteve à frente do 7º Departamento de Policia Civil em Divinópolis.

Quer agora sabedoria para desempenhar a nova missão que lhe foi confiada na chefia da Superintendência de Informações e Inteligência Policial, com abrangência em todo Estado.

 

Bandidos roubam o mesmo carro pela segunda vêz dentro do patio de Detran de Pompeu e são pegos em Patos de Minas.

Os dois rapazes foram presos após abandonar o veículo e serem seguidos por uma equipe do GepMor.
publicado em 07/01/2019, por Maurício Fernandes

Máscaras foram encontradas no interior do veículo roubado.
A Polícia Militar prendeu na tarde desta segunda-feira (07) dois homens acusados de roubar um veículo no pátio do Detran da cidade de Pompéu. Em Patos de Minas, eles foram perseguidos pelas viaturas policiais e chegaram a atropelar um pedestre.

Os dois rapazes foram presos após abandonar o veículo e serem seguidos por uma equipe do GepMor. A PM investiga se eles possuem participação em outros crimes ocorridos na cidade.

De acordo com o Sargento Marcelo Alves, durante patrulhamento pelo Bairro Alto Colina, os militares se depararam com um veículo Fiat/Strada em atitude suspeita.

Ao dar ordem de parada, os ocupantes do carro empreenderam fuga pelo bairro. Durante a fuga, os criminosos atropelaram um pedestre, identificado como Cristiano Caixeta de Queiroz de 42 anos. Ainda não se sabe o estado clínico dele.

O acompanhamento da viatura policial continuou e, ainda segundo o sargento, eles entraram na contramão de direção na Rua Ponto Chic seguindo sentido ao Bairro Aurélio Caixeta. Em determinado momento, os criminosos abandonaram o veículo na lateral da Rua Jayme Ramos.

Uma equipe do GepMor que fazia o acompanhamento deles, conseguiu abordá-los na Rua Major Gote. Eles foram identificados como Diego de Souza Silva de 26 anos, natural de Pompéu e Tiago Henrique Soares, 29 anos, natural de Lagoa Formosa.

Os policiais constataram que o veículo foi tomado de assalto em Lagoa Formosa no dia 28 de Dezembro. Posteriormente ele foi apreendido pela Polícia Militar, em Pompéu, e levado até a um pátio credenciado do Detran na cidade de Pompéu.

Na noite de ontem, domingo (05), Diego e Tiago foram até o pátio e roubaram o veículo do local. Eles vieram para Patos de Minas onde foram presos nesta tarde.

Com eles, os policiais encontraram vários materiais de procedência duvidosa. Entre eles, produtos usados em eletrônica e também vários acessórios utilizados em celulares. Além de barbeadores elétricos e duas máscaras usadas nos crimes.

Tiago e Diego, que já possuem passagens pela Polícia, foram presos em flagrante e conduzidos para a delegacia juntamente com os materiais apreendidos.

A Polícia Militar ainda investiga se eles possuem algum tipo de participação no furto a uma relojoaria no centro da cidade

Imagens atualizado em 07/01/2019 • 8 fotos


sábado, 5 de janeiro de 2019

Bando de irresponsáveis transforma Pompeu em um grande lixão sob o olhar complacente da Prefeitura.



Um grupo não identificado de pessoas irresponsáveis  tem tornado a vida de muito pompeanos um inferno.

Eles simplesmente estão jogando lixo nos lotes vagos em Pompeu ao lado das residencias e clubes da cidade. Foi o que constatou o blogue na Rua Inácio Diogo no Bairro dos Cristos.

A moradora pediu a presença do blogue que confirmou q deposição de lixo e de entulho no local.

" Sugeri aos moradores do local que registrem em fotos ou vídeo quando esses irresponsáveis forem jogar lixo no local, pois além de desrespeito isso é crime ambiental, já que a Prefeitura que deveria fiscalizar u multar essas pessoas não tem feito nada vamos denunciar essas pessoas apolicia e se for preciso coloca-las na cadeia" afirmou Experidião Porto que é Perito da Policia Civil.

O blogue recebeu várias denuncias de lixo a céu aberto mas devido a falta de tempo não conseguiu comparecer a todos os locais.

Pedimos aos vizinhos destes locais que nos enviem os videos do lixo e se possível de quem está jogando o material em via publica.

Nós iremos encaminhar o material para a Policia Ambiental e Civil.

O blogue tentou um contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, enviou uma mensagem aplicativo mas não obteve resposta.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Cavalopeu: animais devoram a grama dos canteiros no centro de Pompéu.



Um leitor enviou ao blogue um vídeo mostrando dez cavalos pastando tranquilamente no canteiro central da Avenida Cap. Joaquim Antonio, no centro de Pompeu.

A cena é muito comum na cidade e representa até mesmo risco de acidente de veículos com os animais.

Pompeu de tornou uma cidade desgovernada onde o esgoto corre a céu aberto, pernilongos infernizam a população e os cavalos circulam livremente.

O caos administrativo tomou conta da cidade que mais se assemelha a outras cidades do terceiro mundo como em alguns países da Africa onde há guerra, fome, miséria e doenças.

Que Deus nos proteja.

Resultado de imagem para cidade africana pobre
Cidade africana, qualquer semelhança é mera coincidência.