Páginas

domingo, 30 de maio de 2010

Colombo só descobriu a América porque era solteiro!


Recentes pesquisas científicas comprovam que Colombo só descobriu a
América porque era solteiro! Se ele fosse casado, seria obrigado a ouvir
coisas assim e teria desistido:

- E por que é que você tem que ir? Por que não mandam outro?
>- Você não conhece nem a minha família e quer ir descobrir outro mundo?
>- E só vai homem nessa viagem? Acha que sou idiota?
>- E por que eu não posso ir, se você é o chefe?
>- Desgraçado, não sabe mais o que inventar pra sair de casa?
>- Se cruzar esta porta, eu vou embora para a casa da minha mãe!
>- Quem é Pinta? E quem é essa tal de Nina? E essa Maria,
filha da p., que ainda se diz Santa?

>- Tinha tudo planejado, né?
>- Já me disseram que você vai mesmo é se encontrar com umas índias!
Pensa que me engana?

>- A rainha Isabel vai vender suas joias para você viajar? Acha que sou idiota ou o quê? O que é que você tem com essa piranha velha?

>- Pode tirar seu cavalinho da chuva. Você não vai a lugar nenhum!
>- Você vai é cair num barranco, por que o mundo á achatado, sua besta!!

sábado, 29 de maio de 2010

Edmundo, goleador e cavalheiro!


Em pé: Claudio, Dario, Creso, Wilson, Bené e Lico – Agachados: Ivan, Dico, Edmundo, Mário e Adão
publicado por Sebastião Verly

Tivemos a sorte de, nos primeiros anos na Cidade, morar em uma casa onde os vizinhos mais pareciam anjos das estórias da religião. A rua dos Coqueiros, começava com a farmácia do Zé Custódio, onde o Vicente se tornou aquele homem por quem, mais tarde, casado com Ana, pai da Marli e Raimilson, eu brincava que poria a mão no fogo por ele como marido fiel. Depois vinha a Marieta Afonso criada pela preta Angélica que quanto mais velha mais alegre e mais amiga, ajudava a cuidar das irmãs paralíticas e do Argemiro um irmão muito sisudo….. Do outro lado da rua, fazia divisa com nosso quintal a casa do Celso Nunes com a Maria do Celso, que tocavam um pequeno açougue onde as carnes secavam nos varais e, uma vez ou outra um urubu, vinha e levava uma manta que secava com aquele cheirinho de carne salgada que dava água na boca. Na frente, a Dona Menininha, de cujos filhos um ainda resta e é amigo de meu irmão. A velha e sua filha Terezinha cuidavam da mamãe e de nós como se fôssemos também seus filhos e irmãos. Na parte de cima do nosso terreno cercado com arame e bambus, ficava a casa da Neli do Geraldo Vaz, criada pelo padrinho Leopoldino, um negro velho bem conservado que também crismou o meu irmão junto com a própria Neli e passou a ser o compadre Leopoldino. A Neli merece um capitulo à parte muito especial. Ainda tinha, depois da casa da Neli, a da Jove com as filhas Tindá, a Nena, com o pezinho torto, a Santinha, aquele pedaço de mau caminho e a Mundinha que a gente brincava que era namorada do meu irmão por ser mais ou menos de sua idade.

Mas essa redação toda foi só para situar o Edmundo. Na casa ao lado, a Maria do Celso com seu sorriso ascético, quase enigmático, educava os quatro filhos: Rejane, Dico, Gustinha e o Edmundo. O mosteiro mais cheio de clausuras do Universo morreria de inveja da paz que ali reinava. No quintal, a gente raramente via os meninos. Salvo quando o primo deles, Rômulo, que as mais velhas diziam que era “o capeta em figura de gente” aparecia para brincar. Passavam horas no balanço que o Celso Nunes fizera com duas cordas de bacalhau penduradas com nós bem feitos nos galhos de uma árvore, onde se encaixava uma tábua de madeira maciça na qual a gente assentava. As meninas, Rejane e Gustinha, quando se misturavam com a gente para brincar de casinha, faziam os mais gostosos guisadinhos, assim chamávamos aquelas comidinhas feitas nas brincadeiras de quintal, e ainda nos davam colo. Era uma honra, eu sentia.

O tempo passou, minha família mudou-se para o bairro mais pobre da cidade e perdemos o contato com toda essa gente boa. Saímos do céu e entramos no purgatório. Mas como neste lugar basta a gente ter paciência para sair, um dia eu me reencontrei com o Edmundo. Maduro, sério e sereno ele recebeu-me como o novo funcionário do Banco. Lembro como se fosse hoje, aquele 9 de setembro de 1957, eu com minha a roupa passadinha pela minha mãe, calça de brim caqui, camisa feita às pressas pela minha irmã, sapato comprado no Doco por uma ninharia, um par de meias preta de algodão, cabelo cortado à Príncipe Danilo, com o barbeiro Chico Belmont, unhas cortadas com tesourinha da minha irmã, dentes bem escovadinhos, era agora um privilegiado contínuo do Bancomércio.

Edmundo, era o Procurador, terceiro cargo na hierarquia, educadamente me entregou o regulamento, mandou-me assentar na parte dos fundos do banco, ler, reler duas vezes e assinar na contra capa, dando ciência de que havia lido e de que o cumpriria. De forma natural, fez-me perguntas pertinentes para ver se eu havia entendido mesmo. Afinal, eu tinha apenas 15 anos e vinha de uma camada muito pobre e simples.

Todos os dias, ele me perguntava sobre o que fiz como um pai pergunta ao filho com amor e doçura. Comecei na Agência de Pompéu, onde era um por todos e todos por um. O Gerente, Seo Mauro, era de fora e um doce de pessoa. Tinha o hábito de reunir, uma vez por ano, todos os funcionários para um elegante jantar em sua casa. O Zé Maria Gomes que também era de fora, era outra pessoa educadíssima. O Zémaria voltara para a cidade de Formiga sua terra natal. O Edmundo ascendeu a Contador da Agência que era quem mandava e desmandava de verdade. Com o tempo, ele me confiava tarefas de mais responsabilidades e muitas vezes me fez pagar por estampilhas (selos) carimbados erradamente ou mal carimbadas. Sempre com naturalidade e doçura, dobrava, no volume encadernado, o documento com o selo a ser repetido e colocava em minha mesa para a “substituição”. Era o que poderíamos chamar de firme, duro com toda a ternura do mundo. Paguei algumas centenas de reais até que fiquei muito mais atencioso. Cada documento tinha de ser carimbado com a data da autenticação do caixa.

Durante mais de três anos eu tive lições de gestão, delicadeza, companheirismo, solidariedade e uma dose muito grande de amor pelas pessoas humanas, especialmente pelos colegas e clientes.

Saí da cidade para estudar. Voltei à minha terra natal muitas vezes e naquela agência bancária entrava da mesma forma como também freqüentava a Igreja local, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição: com plena liberdade, mas com um profundo respeito, voz baixa e gestos amáveis.

Tomamos cervejas juntos, conversamos sobre mulheres. Depois que saí de Pompéu, creio que uma ou duas vezes fomos juntos às chamadas casas de tolerância da cidade. Sempre com o maior respeito e educação. Daria uma BMW 0 km a quem me provar que já ouviu da boca do Edmundo, durante seus 50 e poucos anos de vida, uma palavra mais dura, uma grosseria, mesmo uma expressão dita em voz levantada ou com irritação.

Edmundo casou-se com uma moça linda, vinda da cidade de São Gotardo, e foram felizes até sua prematura morte, assim não mais que de repente. Contaram-me que o Armando, ou Dico para os íntimos se balou completamente com a morte do irmão caçula. Não é para menos. Pois se eu conheci um cavalheiro neste mundo foi o Edmundo.

O mais raro é que Edmundo foi um dos melhores centro-avantes do meu querido Esporte Clube Cristalino, o Verde e Branco de Pompéu. Ele era o oposto de seu famoso xará briguento que nos últimos anos andou por aí com o apelido de Animal, de forma pejorativa. Goleador por vários anos e sempre jogando com cavalheirismo. Criamos o time dos bancários e tive oportunidade de jogar ao seu lado. Deve ter cometido faltas no campo de futebol, mas tenho certeza que foram faltas técnicas, porque ele era incapaz de atingir outro atleta de forma dura. Foi meu ídolo em delicadeza e procuro incorporar seu exemplo, que marcou minha mente, meu coração e meu espírito.

TERROR NO BURITIZAL.


Uma família do pacato Distrito de Silva Campos, no município de Pompéu, passou por momentos de terror na semana passada. Uma quadrilha, que seria de Betim, fortemente armada invadiu uma casa no distrito a procura de um dos filhos da dona da casa que pediu que seu nome fosse mantido em sigilo. Os homens seriam traficantes e informaram que estavam atrás do rapaz de Silva Campos, por ter o mesmo, matado um dos comparsas do grupo a marteladas em uma favela em Betim. O grupo, segundo a policia, estaria ali para se vingar do rapaz. Os bandidos mantiveram todos da casa por mais de quatro horas sob a mira das armas ameaçando-os a todo momento para que revelassem onde estaria o autor do suposto homicídio em Betim. Vários dos irmãos do suposto homicida, foram feridos a coronhadas. Ao anoitecer, os bandidos partiram e criaram uma cena de faroeste americano quando, percorreram as ruas efetuando disparos de armas de fogo para todos os lados.
O povo que perambulava pelas ruas entrou em desespero.
Silva Campos só possui dois Policiais Militares e nenhum Policial Civil, sua população fica a mercê de bandidos que apareçam por ali.

Filho ilustre José Afonso da Silva

Terra do jurista José Afonso da Silva, que foi Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo no governo de Mário Covas e de várias outras mentes brilhantes, o distrito de Silva Campos só é lembrada pelas autoridades na época de eleições e de sua tradicional festa de barraquinha. Com um acesso difícil por estrada de terra o lugar está abandonado a própria sorte. Com inúmeros filhos ilustres, Silva Campos poderia se orgulhar do sossego porem, de algum tempo para cá, o local passou a ser frequentado por muitos bandidos. Abandonados por todos o povo do Distrito está a procura de um Xerife, alguém ai se habilita para participar deste faroeste tupiniquim?

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Negociação sobre PEC 300 volta à estaca zero


Irritados com o governo, que não colocou a emenda em votação na quarta-feira (26), bombeiros e PMs desautorizam agora os termos da negociação que foi feita, que retirava do texto os valores do piso.

Nada é tão complicado que não possa ser piorado. A novela em que se transformou a negociação da PEC 300 na Câmara ganha mais um capítulo, dessa vez com ares de “flashback”.

Após um ensaio de negociação entre os trabalhadores da segurança pública e o governo, onde as categorias aceitaram a retirada do piso salarial do texto da proposta de emenda à Constituição, policiais e bombeiros voltam a exigir que os valores sejam impressos na Carta Magna. Essa reivindicação conta com o apoio de 321 deputados.

A trindade pró-PEC 300 na Câmara - os deputados Capitão Assumção (PSB-ES), Major Fábio (DEM-PB) e Paes de Lira (PTC-SP) - destaca que os trabalhadores só abririam mão de ver o valor de seus salários na Constituição se a Casa votasse a matéria na noite de quarta-feira (26), conforme foi prometido durante a tarde daquele dia. “Como isso não aconteceu, tudo voltou à estaca zero”, resumiu Major Fábio.

A disposição de abrir mão do valor dos salários na Constituição está contida num documento, assinado por representantes de associações de policiais, e entregue ao presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP).

No texto eles chegam a aceitar a aprovação de um destaque, que descaracteriza a proposta ao excluir o piso salarial provisório a policiais e bombeiros militares de R$ 3,5 mil e R$ 7 mil - para praças e oficiais, respectivamente.

Ao final, porém, como contrapartida, o texto pede que a PEC seja votada. “Solicitamos a colocação em pauta no dia de hoje, em sessão extraordinária, para término da votação do primeiro turno e também a dispensa de interstício para a votação do segundo turno; para que seja feita justiça para com todos os profissionais que defendem a vida e o patrimônio do povo brasileiro”, finaliza o documento (leia a íntegra abaixo).

O requerimento, na verdade, era uma esperança para fazer com que a Câmara concluísse a votação da matéria; cujo texto-base foi aprovado em março passado. Representantes dos policiais se reuniram com o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), na noite da quarta. O petista não escondia que a retirada dos valores da proposta era condição para que a PEC tivesse chance de ser analisada pelos parlamentares.

Após a aceitação da retirada, o petista ficou de trazer uma proposta oficial do Planalto na próxima terça-feira (1º). Ao contrário do que foi pedido pelos policiais, Vaccarezza não se comprometeu com prazos para que uma lei complementar traga os reajustes dos trabalhadores.

Sobre concessões

“O documento não tem mais validade. A concessão já foi absurda”, afirma Capitão Assumção, que aproveita para criticar o governo no episódio. “Conheço as atitudes do governo. É para não votar a PEC 300 de forma nenhuma. O governo não quer votar”, complementa.

Ferrenho defensor da matéria, o parlamentar capixaba irritou Temer na terça-feira (25), quando transmitiu, em tempo real, via Twitter, a opinião dos deputados durante uma reunião de líderes que discutiu a PEC 300.

Paes de Lira lembra que os deputados favoráveis à PEC recomendaram que os policiais não fizessem concessões ao governo na mesa de negociação. “Eles foram precipitados, fizeram concessão em troca de nada”, lamenta.

“A concessão foi gigantesca e eles receberam mais uma decepção. Talvez a PEC seja votada em duas semanas, se houver anuência dos líderes e do governo”, avalia o deputado paulista.

Ainda há esperança

Ainda é possível encontrar quem tenha esperança em fechar brevemente um acordo favorável aos profissionais da segurança. O presidente da Associação Nacional de cabos e soldados da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares do Brasil, Soldado Leonel Lucas, lembra da reunião com Vaccarezza. “Será às 11h da manhã, na próxima terça.”

Contudo, Lucas destaca que a categoria não aceitará um prazo de 180 dias após uma eventual promulgação da PEC 300 destituída de valores. Para ele, o máximo de tempo aceitável para que um projeto de lei do governo chegue ao Congresso contendo os salários de policiais e bombeiros será 90 dias.


Confira o documento entregue a Temer pelos policiais:

"Excelentíssimo Senhor
Michel Temer
Presidente da Câmara dos Deputados

Senhor Presidente,

Os dirigentes das entidades representativas de policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e pensionistas, manifestam o apoio expresso à continuação da votação da PEC 300 de 2008, que institui o piso nacional para os profissionais de segurança pública do Brasil.

Nesse sentido, acordam que o parágrafo unido do Art. 97, previsto no Art. 2º da Emenda Aglutinativa Substitutiva Global, pode ser suprimido, para ser inserido na lei que vai regular o Fundo Contábil, para subsidiar o piso nacional. Para tanto, propugnamos pela rejeição dos Destaques de nº 2, 3 e 4 e a aprovação do Destaque de nº 5, que suprime o referido parágrafo único.

Ao mesmo tempo, solicitamos a Vossa Excelência o apoiamento para que o governo federal inicie, de imediato, o estatuto para o envio do projeto de lei, com urgência, regulando o Fundo Contábil e institua o piso nos ternos da Emenda Aglutinativa Substitutiva Global, no valor de R$ 3.5000,00 (três mil e quinhentos reais). Projeto a ser encaminhado assim que for promulgada a emenda constitucional instituindo o piso.

Por último, solicitamos a colocação em pauta no dia de hoje, em sessão extraordinária, para término da votação do primeiro turno e também a dispensa de interstício para a votação do segundo turno; para que seja feita justiça para com todos os profissionais que defendem a vida e o patrimônio do povo brasileiro."

quinta-feira, 27 de maio de 2010

OCORRÊNCIAS POLICIAIS DA SEMANA PASSADA EM POMPÉU.

CHOQUE MECÂNICO SEM VÍTIMA
No dia 21maio, a PM foi acionada na Rua Olegário Maciel, Volta do Brejo onde a condutora do veículo Fiat Sienna, placa GYW7989, relatou que conduzia seu veículo na referida rua quando perdeu o controle da direção e chocou-se contra um poste. Não resultou ferimentos na condutora, apenas danos materiais de pequena monta no veículo, que foi liberado após o registro da ocorrência.

FURTO DE CELULAR
No dia 21maio, a PM compareceu na Rua Padre Bertoldo Vaz, Bairro Nossa Senhora de Fátima, onde a vítima relatou que teve seu aparelho celular modelo NOKIA 2760, de cor preta e número de chamada 9938-2645, furtado dentro da residência onde trabalha. A vítima suspeitava de dois menores que foram vistos próximos à residência, porém estes negaram o fato e nada foi encontrado com eles.

AMEAÇA
No dia 21maio, os militares compareceram na Rua Astrogildo Gabriel, Bairro São José, onde o solicitante P.C.F. informou que o acusado D.H.R. de 31 anos, que apresentava sinais de embriagues alcoólica, após atrito verbal com parentes, passou a ameaçá-lo de morte com uma faca. Não sendo possível resolver no local, o acusado foi conduzido preso para a Delegacia juntamente com a arma branca apreendida.

JOGO DE AZAR
Em 21Mai, em realização a OPERAÇÃO COMBATE A JOGO DE AZAR, após várias denúncias anônimas, os militares compareceram a rua Otávio Álvares, 161, centro, onde havia prática de jogo de bingo em funcionamento, tendo como responsável pelo bingo REINALDO CÉSAR GUIMARÃES, 29 anos. No local os militares encontraram os seguintes materiais: 01 globo com 75 bolas para bingo, 188 cartelas de bingo, R$ 667,00 reais em dinheiro, R$ 40,00 reais em cheque (total R$ 707,00 reais), uma calculadora, certa quantia de goma para dinheiro, 01 gaveta de mesa onde fica o dinheiro e cartelas, 01 bolsa tipo “porta chuteira”, conforme BOPM 3272/10, todos os materiais foram apreendidos e encaminhados para a Depol; os outros envolvidos que se encontravam no local foram qualificados e liberados. O responsável pelo bingo foi liberado apos assinar o TCO.

ENCONTRO DE CADÁVER
Em 22Mai, a guarnição compareceu a Fazenda ‘’Industão II’’, onde o solicitante Otoniel Mendes de Freitas relatou que ao chegar na fazenda deparou com a vítima Joaquim da Silva deitado em uma cama já sem vida. Segundo o solicitante a vitima tinha problemas de saúde e tomava diversos medicamentos e morava sozinho. O fato foi repassado para a Policia Civil que enviou um detetive e, por não haver sinais de violência ou indícios de crime, o corpo foi liberado para o serviço funerário.

OPERAÇÃO EM APOIO AO CONSELHO TUTELAR
Em 22Mai10, em APOIO AO CONSELHO TUTELAR, a Polícia Militar compareceu a Praça Carlos Elói em cumprimento à Portaria 001/09 de da MMª Juíza de Direito da Comarca de Pompéu, que regula o horário de permanência de crianças e adolescentes em logradouros públicos. No local, foram abordados vários menores desacompanhados dos pais ou responsável legal, e verificando-se o descumprimento da citada Portaria, vez que o horário era impróprio para a permanência dos menores na rua, foram conduzidos para a Depol um total de 11(onze) menores acompanhados pelos Conselheiros Tutelares e Comissários de Menores, onde aguardaram o comparecimento de um responsável legal e foram liberados.

DESACATO A MILITAR
Em 23mai, os militares, durante patrulhamento pela Rua Antonio Cândido Castelo Branco Filho, próximo ao nr 217, Bairro Morro Doce, abordaram os autores W.G.S. e J.D.A.T. que se encontravam em fundada suspeita, sendo que o autor J.D. não acatou a ordem dos militares para encostar na viatura para busca pessoal e ainda proferiu os seguintes dizeres: ’’Filho da ...,eu não sou veado’’...”Vai tomar no seu ...,Polícia de merda...” e desferiu tapas e chutes na viatura policial sem contudo causar danos. Ao realizar busca no mesmo, foi encontrado um canivete com lâmina de aproximadamente 11 cm de cumprimento. O autor W.G.S. proferiu os seguintes dizeres aos policiais ”Qual e seu nome pulicinha?...Vai tomar no seu ......” Foi dado voz de prisão aos autores em flagrante delito por desacato sendo estes conduzidos para a depol juntamente com o canivete apreendido e repassados ao plantonista da Polícia Civil.

COMÉRCIO ILEGAL DE COMBUSTÍVEL
Em 23Mai, foi cumprido pelos militares Mandado de Busca e Apreensão na residência localizada na rua Dois de Novembro, nr 1370, bairro Volta Brejo, onde há denúncias que a residência estaria sendo usada para depósito e comércio ilegal de combustível. No local foram encontrados vários galões de plástico contendo combustíveis, totalizando 220 litros de gasolina e 60 litros de álcool, não sendo apresentada nota fiscal dos produtos nem informando a procedência de tais produtos, sendo os mesmos aprendidos encaminhados a Depol. As denúncias tinham como autor o cidadão conhecido por “Tõe Mamão”, porém o mesmo não foi encontrado na residência, estando presente somente a esposa deste, a qual foi presa em flagrante e conduzida a Depol


FURTO CONSUMADO A RESIDÊNCIA URBANA
Em 23maio, acionados, os militares compareceram na MG 164, Trevo, onde a vítima relatou que teve seu aparelho celular furtado dentro de sua residência. Uma testemunha que estava no local viu o suspeito C.A.B.C. 19anos, com o aparelho celular na mão e que após sair da residência o suspeito havia entrado na casa ao lado, onde foi realizado uma busca sendo que o celular foi encontrado no quintal sem o chip que foi encontrado posteriormente do lado de fora em meio ao mato. Diante do exposto o suspeito foi preso e conduzido para a delegacia bem como o aparelho celular apreendido.

FURTO TENTADO A RESIDÊNCIA URBANA
No dia 23maio, a PM compareceu ao Beco Nossa Senhora de Fátima, onde o solicitante informou que estava em sua residência assistindo TV quando ouviu barulho de alguém pulando o muro e, ao verificar o que estava acontecendo, se deparou com o acusado M.E.S. 36anos, vulgo “Bazé”, que estava no quintal e tentava furtar alguns objetos que estavam sobre uma mesa. O solicitante conseguiu contê-lo no local e acionou a PM que deu voz de prisão em flagrante ao acusado que foi conduzido preso para a Delegacia.

ROUBO A MÃO ARMADA, CONSUMADO (ASSALTO) DE VEÍCULO AUTOMOTOR
Em 26Mai, guarnição PM compareceu na MG420, aproximadamente 12 km da cidade de Pompéu, onde a vitima relatou que trafegava por uma estrada vicinal que liga o distrito de Silva Campos à MG420 em seu veiculo Pick Up Strada, cor preta, placa HEJ2699, momento em que se deparou com um veiculo VW Fusca, cor branca, sendo que foi abordado por dois indivíduos, um de cor branca, usando boné e de aproximadamente 1,70 de altura e o outro moreno, 1,80 de altura, vestindo camisa branca, e estando o primeiro de posse de uma arma de fogo(não soube precisar a marca), anunciou o assalto, evadindo no veículo da vítima e o segundo evadiu conduzindo o Fusca. Os autores seguiram pela MG420 sentido BR040. Foi acionado cerco e bloqueio nas cidades circunvizinhas sendo feito rastreamento porem sem êxito. O fato foi registrado e repassado a autoridade de policia judiciária

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Delegado é morto em emboscada na Bahia


O delegado Clayton Leão Chaves foi morto em uma emboscada, por volta das 8h desta quarta-feira (26), na estrada da Cascalheira, via de ligação entre a Linha Verde e a cidade de Camaçari (BA). No momento do crime, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia, o delegado concedia uma entrevista aos radialistas Marco Antônio Ribeiro e Raimundo Rui, da Rádio Líder FM de Camaçari.

O policial chegou a ser levado ao Hospital Geral de Camaçari, mas morreu após receber os primeiros cuidados médicos. No áudio da rádio é possível ouvir os gritos da mulher do delegado, desesperada ao ver o marido baleado.

"Eu estava encerrando a entrevista quando aconteceu o crime. Na verdade, ele tinha combinado de dar a entrevista no estúdio da rádio, mas ele não conseguiu ir. A entrevista era para falar do trabalho dele no combate ao tráfico de drogas na região", disse o radialista Ribeiro, que conversou por cerca de 15 minutos com o delegado.

A Polícia Civil informou que o policial estava no carro com a mulher, que não foi atingida pelos disparos. O delegado tinha parado o veículo para falar ao celular. Neste momento, um grupo de homens armados, em um outro carro, se aproximou e começou a atirar contra Leão.

"Eu ouvi o barulho dos estampidos. Foram dois tiros pelo que deu para ouvir. Em seguida, a mulher dele começou a gritar que ele [Leão] estava baleado e a pedir socorro. Segundo informações que ela passou à polícia, os atiradores estariam em um carro branco com placas vermelhas", disse Ribeiro. A polícia já localizou o veículo usado pelos criminosos, mas não divulgou o local para não atrapalhar a investigação.

A Secretaria de Segurança Pública informou ao G1 que uma operação de busca aos criminosos foi montada com policiais militares e civis e com apoio de helicópteros. Fazem parte da operação, policiais da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, da Delegacia de Homicídios, da Superintendência de Inteligência da SSP. O delegado geral da Polícia Civil, Joselito Bispo está coordenando as investigações.

O delegado era titular da 18ª Delegacia de Camaçari e chegou a chefiar o COE.

Informações sobre o crime podem ser enviadas para o Disque-Denúncia da SSP/BA .

Ouça abaixo o momento em que o Delegado foi morto e o desespero da sua mulher.

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI – UFSJ

Para o segundo semestre de 2010 o Polo de Apoio Presencial UAB Pompéu/MG irá oferecer o curso de Especialização em Matemática, ofertado pela Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ. Abaixo as informações:



CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA



SOBRE OS CURSOS

Modalidade: a distância

Polo presencial: Pompéu /MG

Período: 24 meses

Início: outubro de 2010

Término: outubro 2012

Informações: www.nead.ufsj.edu.br



PROCESSO DE SELEÇÃO

Período de Inscrições pela Internet: das 9h do dia 13/05/2010 até as 17h do dia 07/06/2010

Local de inscrição: exclusivamente pelo site www.nead.ufsj.edu.br

Nº de Vagas: 40 vagas

Requisitos básicos: ser graduado em Matemática ou áreas Exatas e da Terra.

Critérios de seleção: constará da análise dos dados preenchidos no Formulário de Inscrição Eletrônico. Os dados preenchidos são de única e exclusiva responsabilidade do candidato.



Resultado final: 01/07/2010, a partir das 9h, pela Internet, no endereço eletrônico www.nead.ufsj.edu.br



O Edital completo do processo seletivo está disponível em:

www.nead.ufsj.edu.br



MATRÍCULAS

O candidato selecionado deverá entregar, no Polo, cópia dos seguintes documentos, apresentando os originais para comprovação:

-Comprovante de curso superior (diploma registrado ou declaração comprovando conclusão);

-Histórico Escolar do curso superior;

-Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral;

-CPF;

-Carteira de Identidade;

-Certidão de Nascimento, ou Casamento, ou Divórcio, para fins de comprovação do Estado Civil;

-Certificado Militar para alunos do sexo masculino;

-2 (duas) fotografias 3x4;

-Documentação que comprove os subitens dos critérios de pontuação do item 5.2 deste edital.





INFORMAÇÕES:

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB POMPÉU /MG

Rodovia MG 164 KM 63 Pompéu.

Coordenadora do Polo: Suenne Láyla de Campos

(37) 3523-4414 uabpompeu08@yahoo.com.br

PPS tenta usurpar PMDB, afirma líder.


Uma das lideranças mais conhecidas do PMDB de Pompéu Francisco Ozeas, atualmente trabalhando do CEASA-MG afirmou em recente encontro com o Vereador Experidião Porto na Expocurvelo 2010 que o PPS de Pompéu está tentando usurpar o méritos pela conquista do curso técnico da Escola Federal de Babuí que segundo Chiquinho, como é conhecido em Pompeu, teria sido conquistado por um politico influente do PMDB. A base do governo em Pompeu está dividida.

Diferentemente do cenário nacional onde PMDB e PT estão juntos em Pompéu a aliança s deu entre PPS e PMDB e na oposição ficaram PTB, PV, PSDB e PSB que faz parte do governo mas age como se fosse oposição. A maioria dos integrantes do PPS de Pompéu são egrégios da antiga Arena e PFL e por esta razão não são bem vistos pelos chamado MDB autêntico, a facção criadora do que é hoje o PMDB.

Segundo um interlocutor do PMDB de Pompéu, o partido só apoiou o atual Prefeito Joaquim de Campos Reis por este não ter a mesma origem dos demais integrantes do PPS. "A família do Joaquim tem história no MDB e na luta contra o governo militar" afirmou o interlocutor do PMDB. No encontro em Curvelo estavam presentes o ex Deputado pelo PMDB Márcio Cunha alem do Vereador Experidião Porto e de sua namorada Natália Janaina.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Mais um jovem é morto a tiros em Bom Despacho


Neste sábado (23) um jovem de 25 anos foi morto na porta de casa por dois motoqueiros em Bom Despacho, centro oeste de Minas. O rapaz, segundo a Policia Civil teria ligações com o tráfico de drogas n região. O GICC (Grupo de Inteligência de Combate ao Crime) grupo especializado da Policia Civil de Bom Despacho já tem pista dos autores de cruel homicídio.

O GICC conta a seu favor o excepcional índice de apuração de homicídios em Bom Despacho que é de 100%, ou seja, todos os homicídios acontecidos depois da criação do grupo, pelo Delegado Regional de Bom Despacho Célio de Assis, foram apurados e tiveram exito em sua investigação. O grupo conta uma boa estrutura operacional e com veículos novos e armas pesadas. Ocorrido o crime, começa a trabalhar imediatamente o que faz com que encontrem ainda muitos vestígios recentes do delito, isso facilita sobremaneira o trabalho de investigação e identificação de possíveis testemunhas e colheita de vestígios materiais do autor no local tais como cabelos e impressões digitais. Com o trabalho do grupo a Cadeia Publica de Bom Despacho terá de ser repassada para a Administração Prisional visto que os presos já superam em muito o numero limite de 100 detentos.

domingo, 23 de maio de 2010

Pagina do Sindute é alvo de ataques.


Estranhamente a página do Sindute foi alvo de ataques de hackers.
Em um momento em que a categoria dos professores está em greve e que a pagina na internet do Sindute é importante para manter a categoria informada ela sofre um ataque devastador de hackers. Nesse mesmo momento a categoria sofre muitas pressões para voltar ao trabalho. Esse episódio faz lembrar a china que tirou do ar o google por estar sendo usado por dissidentes que vinham usando o portal para criticvar a ditadura chinesa.

Veja abaixo o que se encontra ao tentar acessar a página do Sindute na internet


"Página avaliada como foco de ataques!

A página no site www.sindutemg.org.br foi considerada um foco de ataques e foi bloqueada de acordo com as suas preferências de segurança.


Focos de ataques são páginas que tentam instalar aplicativos que roubam informações pessoais, usam o seu computador para atacar outros ou danificam o seu sistema.

Algumas destas páginas intencionalmente distribuem software nocivo, mas muitos são comprometidos sem o conhecimento ou permissão de seus responsáveis."

Canavial da Agropeu usado como lixão.


O Vereador Experidião Porto recebeu uma denuncia e foi conferir um local nas margens da rodovia MG 420 próximo ao Km 32 que estava sendo usado como lixão. Porto ficou impressionado com o que viu "encontramos copos descartáveis, pedaços de rádio e televisão, capacetes, pedações de som de rádios em grande quantidade.

É um grande crime contra a natureza jogar um material desses aqui neste local" afirmou o Vereador que também é Perito da Policia Civil.

Alguns materiais que podem levar a identificação de seu proprietário foram recolhidos a policia espera, com isso chegar ao autor do crime. Quem jogou o material, caso identificado responderá por crime ambiental e poderá ser condenado a 2 anos de cadeia.

Professores em greve retomam diálogo com o governo


Os professores da rede estadual em Minas voltam a se reunir com o governo na próxima segunda-feira (24) para mais uma rodada de negociações. Neste sábado (22), houve reunião do Comando de Greve dos professores realizada pelo Sind-Ute/MG , quando foram levantados os pontos a serem defendidos na conversas com o governo, retomadas no dia anterior.

De acordo com a coordenadora do Sind-Ute/MG, Beatriz Cerqueira, nessa sexta-feira (21) ela se reuniu com a secretária de Planejamento, Renata Vilhena, numa tentativa de restabelecer o diálogo entre o governo e a categoria. Elas se reúnem novamente na segunda-feira e na terça (25) os professores realizam uma nova assembleia para definir os rumos da greve, iniciada no dia 8 de abril.

Segundo Beatriz Cerqueira, somente após a reunião de segunda-feira o sindicato vai se pronunciar sobre a retomada das negociações. Ela salientou que a categoria espera alguma proposta efetiva de reajuste salarial. "O movimento foi declarado com o interesse claro de que o governo modifique as nossas bases salariais. Até hoje não foi apresentada nenhuma proposta de reajuste salarial. O governo só ofereceu a concessão de benefícios", afirmou.

O Cão Heroi.


"Uma fantástica atitude de um cão, mais humana que de muitas pessoas". O vira-lata tentou salvar outro cão que havia sido atropelado em uma movimentada rodovia em Santiago. As imagens foram captadas por câmeras de vigilância da estrada e a televisão do Chile exibiu as cenas.
Em meio a caminhões e outros veículos de grande porte, o cachorro se aproximou do animal atropelado e, com dificuldade, o arrastou para a margem da rodovia.
Rapidamente, funcionários chegaram e retiraram os dois animais. O cão vítima do atropelamento não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O herói anônimo, e como um bom cão de rua, fugiu do resgate.

O Vereador Experidião Porto (PV) vai iniciar conversas para montar em Pompéu um grupo que incentiva a adoção dos animais que transitam pelas nossas ruas "recebemos esta sugestão através deste blog e vamos tentar criar uma ONG como existe em Bom Despacho para encontrar pretendente para os animais abandonados pelos donos e soltos nas ruas. Infelizmente o que ocorre em Pompéu é o contrário, pessoas trazem seus cães da fazenda e os soltam nas ruas da cidades, imaginem o sofrimento deste animal quem alem de ser abandonado pelo dono que ama ter de aprender a se alimentar sozinho pelas ruas. Dizem que o desenvolvimento de uma sociedade pode ser medido observando a a maneira com que seus membros tratam seus animais, seus idosos e suas crianças. Pelo visto vamos ter que evoluir muito aqui ainda". afirmou o Vereador Experidião Porto que possui 15 cachorros alguns deles adotados.

sábado, 22 de maio de 2010

PARECE QUE OS CACHORROS DE POMPÉU TEM VOCAÇÃO ARTISTICA.

Depois que começamos uma serie de reportagens sobre os cachorros soltos nas ruas de Pompéu tem-se a impressão de que eles se multiplicaram, e estão sempre nas proximidades querendo ser filmados. Recebemos hoje um novo vídeo com os bichinhos com na porta da casa do Vereador Experidião Porto. Vejam que a cada filmagem eles aumentam de numero como se um convidasse o outro para aparecer como figurante no blog. Eles até que são talentosos e sentiremos muito sua falta quando eles se forem.
Veja abaixo a atuação dos Rintintin pompeanos.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

POMPÉU, A CAPITAL MINEIRA DO LADRÃO DE BICICLETA.


Os furtos de bicicleta em Pompéu atingiram um nível assustador, elas são furtadas a qualquer hora da noite e do dia. Não há sequer uma família em Pompéu que não tenha sido vítima deste tipo de crime. Há casos d pessoas que tiveram 10 bicicletas furtadas e nenhuma recuperada. A policia afirma que, com a extinção da Guarda Municipal no mandato passado, o furtos em Pompéu cresceram exponencialmente. Infelizmente os usuários de bicicletas não recebem a devida atenção das autoridades. A própria ciclovia construída no mandato do Ex Prefeito Chico do Soca foi abandonada, por sorte ainda não ocorreu no local nenhuma tragedia com ciclistas, caso isso ocorra provavelmente a Prefeitura terá de indenizar a vítima ou seus familiares pois o Código de Trânsito Brasileiro prevê que acidentes devidos a vias mau conservadas são de responsabilidade do órgão que tem jurisdição sobre a mesma, a Prefeitura no caso das ruas.

Um leitor enviou um comentário que foi publicado abaixo para reflexão das nossas autoridades e dos nossos leitores.


"Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem
"Bar arrombado 4 vezes em um mês.":
interessante não é? vejam só meus amigos; enquanto estão roubando bicicleta,botijão de gás, etc dos pobres de Pompeu, não acontece nada, a policia não sabe de nada, mas quando começam a roubar gado dos ricos , aí a polícia sai até da comarca pra prender os ladrões.É lógico, o ladrão de galinha e bicicleta hoje, será o ladrão de gado e carro importado de amanhã. ou tô errado."

Vereador Experidião Porto leva motivação aos estudantes do Pro Jovem


Nesta quinta feira(20) atendendo ao convite dos coordenadores do programa Pró Jovem do Colégio José Maria de Carvalho o Vereador Experidião Porto(PV) ministrou uma palestra aos alunos do programa. Porto iniciou a explanação falando sobre a origem e o nascimento da cidade de Pompéu, abordou a criação da cidade, a realização da primeira reunião da Câmara Municipal e chegou até os dias atuais abordando os principais problemas contemporâneos da cidade.

No debate logo após a explanação muitos alunos fizeram perguntas e emitiram seus pontos de vista sobre diversos assuntos. A atuação da Câmara Municipal e a obrigatoriedade da construção de passeios por parte de moradores da cidade foi um tema muito tratado.

Ao final Experidião levou aos alunos uma mensagem de otimismo e cobrou de todos uma participação mais efetiva na politica local "aqui cada um do vocês está recebendo um pequeno apoio para que possam despertar para uma vida mais consciente e participativa, cada um deve transformar a si mesmo em um ser melhor, quem se esforçar poderá fazer a diferença para si mesmo, para sua própria família e até mesmo para seu pais" afirmou Experidião. Segundo as organizadoras o programa tem alcançado seus objetivos e até agora ocorreram poucas desistências.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A PRIMEIRA REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE POMPÉU.

No dia 10 de dezembro de 1947, sob a presidência do Juiz de Direito da Comarca de Pitangui, Dr. Vicente de Paula Borges, foi instalada a Câmara Municipal de Pompéu e foram empossados os Vereadores eleitos no pleito de 29 de novembro deste mesmo ano. Aberta a sessão, a Mesa Principal foi ocupada pelo Reverendíssimo Padre Pedro Lacerda Gontijo, pelo prefeito em exercício Antônio Januário Sobrinho e pelo Prefeito eleito, José Maria Álvares da Silva. Depois de empossados os senhores Vereadores, procedeu-se a eleição da Mesa Diretora que teve o Dr. Osvaldo Álvares da Silva como Presidente, o senhor Omar Lobato como Vice-Presidente e o senhor Ignácio Diogo de Campos como secretário.
No dia 16 de dezembro de 1947, reuniu-se a Câmara Municipal de Pompéu, na presença dos Vereadores Dr. Osvaldo Álvares da Silva, Ignácio Diogo Campos, Fábio Cordeiro Valadares, Omar Lobato, Joaquim Antônio de Campos Machado, Antônio Maria de Campos e do Dr. Geraldo dos Reis Alves, Juiz de Direito da Comarca de Monte Carmelo, para dar posse ao Prefeito José Maria Álvares da Silva e ao Vice-Prefeito Joaquim Higino de Campos Quito. Foram declarados empossados pelo Presidente da Câmara, Dr. Osvaldo Álvares da Silva, sob grande vibração da assistência e ao som do Hino Nacional Brasileiro. Franqueada a palavra, dela se utilizaram: o acadêmico Odilon Lobato, que saudou os eleitos em nome do povo de Pompéu; o Dr. João Nassif; a senhorinha Imaculada Celso Maciel; a senhora Maria Álvares Maciel e o Padre Pedro Lacerda Gontijo, que expôs com precisão o empenho da Igreja em prestigiar a autoridade legitimamente constituída. Usaram também da palavra o Dr. Edson Álvares da Silva, Presidente de Honra do PSD e velho companheiro político dos eleitos e o Dr. Francisco Teodoro da Silva, representando o vizinho município de Pará de Minas. Em nome do Prefeito empossado falou a sua filha, a senhorinha Ignês Álvares de Souza, que em oração agradeceu aos presentes aquela honrosa manifestação de amizade. Por fim, usou da palavra o Dr. Osvaldo Álvares da Silva, dirigindo uma brilhante saudação aos eleitos.
No dia 24 de outubro de 2008 inaugurou-se a Sede Própria do Poder Legislativo de Pompéu, situada à Rua Capitão Olímpio, 177 – Centro. Uma obra moderna, que se destaca não só por seu projeto arquitetônico, mas pelo tamanho e funcionalidade do prédio. Sem dúvida, uma grande conquista para toda sociedade pompeana.

Estradas de Fazendas tem prioridade. Vereador Luciano critica Prefeito de seu partido.



OUÇA ABAIXO PARTE DO PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR LUCIANO

O Vereador Luciano de Sousa Rezende (PPS)denunciou nesta segunda na reunião da Câmara Municipal de Pompéu o descaso com os Bairros das Flores e Alto da Rita. Luciano que é do mesmo partido do Prefeito Joaquim de Campos Reis (PPS) disse já ter perdido a paciência com a atual administração que não atende seus requerimentos pedindo melhorias para os bairros que são sua base eleitoral.

OUÇA ABAIXO O DEBATE ENTRE OS VEREADORES LUCIANO, EXPERIDIÃO E JOSÉ ROMUALDO NA REUNIÃO DA CAMARA.


Patrolamento das ruas e jogar água com o caminhão pipa para apagar a poeira tem sido requeridos pelo Vereador a mais de um ano e até agora nada foi feito.

A gota d'água para o desabafo de Vereador Luciano foi a resposta de seu requerimento onde o executivo informa que não iria atender o requerimento do Vereador porque o caminhão pipa e a patrola estariam ocupados arrumando as estradas das fazendas. O Vereador Experidião Porto (PV) apoiou a iniciativa do Vereador Luciano "realmente fica difícil de entender porque dar preferencia as estradas das fazendas e e deixam as ruas de alguns bairros abandonadas e esburacadas sendo que todo serviço nos bairros poderia ser feito em uma semana liberando novamente as máquinas. Nosso colega Luciano está esperando por estas máquinas a um ano e cinco meses sendo cobrado por seus eleitores e vizinhos. Compreendemos sua revolta e nos solidarizamos com ele" afirmou Experidião na tribuna da Câmara. Segundo o Vereador José Romualdo, a Prefeitura estaria contratando uma empresa para que os bairros possam ser atendidos. Esperamos que este procedimento não fique emperrado na burocracia oficial pois um minuto a mais de espera parecerá um ano de sofrimento na vida dos nossos pobres conterrâneos que por falta de condições acabaram por erguer seu lar em uma rua que mais parece um gueto em uma comunidade miserável do Haiti.



COMISSÕES PERMANENTES DA CÂMARA MUNICIPAL DE POMPÉU.

1 – COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO E JUSTIÇA

RELATOR: Experidião Izidoro Afonso Porto

PRESIDENTE: Welington Geraldo dos Santos

VICE-PRESIDENTE: José Romualdo de Campos Cordeiro Valadares

Suplentes: Relator: Romere Aparecida de Sousa

Presidente: Nilson Alencar Ferreira Rezende

Vice-Presidente: Joaquim Soares Cordeiro


2 – COMISSÃO DE FINANÇAS

RELATOR: José Romualdo de Campos Cordeiro Valadares

PRESIDENTE: José Maria Valadares Guimarães

VICE-PRESIDENTE: Nilson Alencar Ferreira Rezende

Suplentes: Relator: Romere Aparecida de Sousa

Presidente: Luciano de Souza Rezende

Vice-Presidente: Welington Geraldo dos Santos


3 – COMISSÃO DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

RELATOR: José Romualdo de Campos Cordeiro Valadares

PRESIDENTE: Joaquim Soares Cordeiro

VICE-PRESIDENTE: Experidião Izidoro Afonso Porto

Suplentes: Relator: Nilson Alencar Ferreira Rezende

Presidente: Wellington Geraldo dos Santos

Vice-Presidente: José Maria Valadares Guimarães

4 – COMISSÃO DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO

RELATOR: Nilson Alencar Ferreira Rezende

PRESIDENTE: Luciano de Souza Rezende

VICE-PRESIDENTE: José Romualdo de Campos Cordeiro Valadares

Suplentes: Relator: Wellington Geraldo dos Santos

Presidente: José Maria Valadares Guimarães

Vice-Presidente: Experidião Izidoro Afonso Porto

5 – COMISSÃO DE AGRICULTURA

RELATOR: José Romualdo de Campos Cordeiro Valadares

PRESIDENTE: Joaquim Soares Cordeiro

VICE-PRESIDENTE: José Maria Valadares Guimarães

Suplentes: Relator: Experidião Izidoro Afonso Porto

Presidente: Welington Geraldo dos Santos

Vice-Presidente: Romere Aparecida de Sousa

6 – COMISSÀO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

RELATOR: Experidião Izidoro Afonso Porto

PRESIDENTE: Romere Aparecida de Sousa

VICE-PRESIDENTE: Nilson Alencar Ferreira Rezende

Suplentes: Relator: Joaquim Soares Cordeiro

Presidente: Luciano de Souza Rezende

Vice-Presidente: José Maria Valadares Guimarães

domingo, 16 de maio de 2010

Anastasia espera fim da greve dos professores


38 dias sem aulas

A greve dos trabalhadores em educação da rede estadual - que já dura 38 dias - foi comentada ontem pelo governador Antônio Augusto Anastasia durante visita ao santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Campos Altos, no Alto Paranaíba. Segundo Anastasia, o movimento está bem próximo de ser encerrado.
"Houve a decisão judicial duas vezes mostrando a ilegalidade da greve. Minas já demonstrou que paga de acordo com a sua legislação federal e estamos no limite da Lei de Responsabilidade", afirmou o governador.
A presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores de Minas (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira, rebateu o comentário. Segundo Beatriz, não será a questão de legalidade que vai colocar fim à paralisação. "Nossa greve só chegará ao fim quando a questão salarial for negociada com o Estado.

A legalidade do movimento pode ser percebida nos contra-cheques dos servidores", afirmou a sindicalista.
Na visita a Campos Alto, o governador falou também sobre a migração da criminalidade dos grandes centros para as cidades do interior, Anastasia disse ter sido criado o programa Cinturão de Segurança. "Nele são montado várias ações policiais, visando, principalmente, coibir o crime nas fronteiras. (AS)

sábado, 15 de maio de 2010

Sem luz, sem esgoto, sem segurança e com muita poeira: a vida sofrida dos moradores do Alto da Rita.


Os moradores do Alto da rita vivem um grande pesadelo, ruas esburacadas cheias de poeira e de traficantes. Situações que muitos de nós acreditava só existir em países como Uganda, Somália e Haiti vemos aqui mesmo em nossa Pompéu. Sem nenhuma infraestrutura essas pessoas se viram como podem, fazendo quebra molas nas portas de suas casas usando para isso a terra retirada do buraco feio para acomodar os desejos já que a rede de esgoto é só um sonho.

Segundo os moradores o único administrador que fez alguma coisa para o Bairro foi o ex prefeito Chico do Soca que levou a rede de esgoto e o asfalto até o fim do Bairro Aritana que faz divisa com o Bairro Alto da Rita. Por diversas vezes o Vereador Luciano (PPS) e o Vereador Experidião Porto (PV) pediram em requerimento na Câmara que pelo menos as ruas fossem patroladas para se acabara com os buracos "eu fico perplexo pois em uma tarde as máquinas conseguiriam limpar as ruas e acabar com os buracos, depois com mais duas horas o caminhão pipa acabaria com a poeira, dói no meu coração ver o sofrimento daquele povo" afirmou o Vereador Experidião que esteve no local atendendo aos chamado dos moradores. O Vereador prometeu empenho para tentar minimizar os problemas do bairro e vai protocolar um requerimento nesta segunda na reunião da Câmara Municipal pedindo uma presença maior da Policia no local e que as ruas sejam limpas.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Vejam que interessante o vídeo enviado por um leitor.

O local preferido para uma boa soneca dos cachorros de Pompéu é exatamente aos pés da nossa Matriarca Dona Joaquina, que segundo historiadores adorava estes bichinhos. Este vídeo bem humorado complementa a sugestão de outro leitor que achava mais adequado mudar a cidade de local deixando nossas velhas ruas esburacadas para os Totós que são sempre alvo de projetos de lei mas continuam amados e livres em nossas ruas.

Não deixe de ver o vídeo abaixo, ficou legal apesar de ter sido feito com um celular.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Estudantes continuam sem aula em Pompéu.


A greve das professoras da rede estadual continua em Pompéu, centenas de alunos estão sem aula e correm o risco de perder o ano letivo caso o Governo Não negocie com a categoria. Nesta quarta as professoras realizaram manifestação na Praça Levi Campos e parecem estar decididas a levar o movimento até as ultimas consequências. Mais uma vez o Vereador Experidião Porto(PV) esteve presente apoiando o movimento e recebeu cobranças quanto a atuação do Deputado Inácio Franco(PV)em relação a projetos de interesse das Professoras que foram votados na Assembleia Legislativa, Porto ficou de cobrar do Deputado uma postura clara quanto ao movimento das Docentes.

Abaixo postamos um comentário do Dr. Breno Garcia sobre a Educação d no Brasil.

Na França, até os jogadores de futebol reconhecem a precariedade do sistema de ensino brasileiro - e atribuem a isso o sucesso da seleção brasileira.
É evidente que, com a falta de atenção dos governantes, escola nenhuma evolui; há absoluta desvalorização dos profissionais da educação, quadro que tem que ser revertido o quanto antes, a começar pela melhoria dos salários e condições de trabalho.
Espero que, em tempos de Copa do Mundo, as legítimas e justas reivindicações das professoras não sejam esquecidas pelos órgãos responsáveis. Precisamos de pessoas que pensem o futuro em longo prazo, e não apenas até a próxima eleição.
Parabéns a você e à querida amiga Arlene pela luta que estão capitaneando.

Ps: para quem não se lembra, em 2006 o atacante francês Thierry Henry ironizou a aptidão dos brasileiros com a bola nos pés. Ele disse que precisava estudar quando era criança e não tinha o mesmo tempo para jogar o futebol que têm os garotos brasileiros.

"É difícil definir os jogadores do Brasil, pois eles já nascem com a bola nos pés. Por outro lado, quando eu era criança, precisava estudar das 7 às 17h. Pedia ao meu pai para jogar bola, e ele dizia que antes vinham os estudos. Já eles (brasileiros) jogam futebol das 8 às 18h", afirmou.

13 de maio de 2010 08:25

Veja abaixo a entrevista com uma líder grevista.

Professoras rejeitam proposta de Prefeito.


Em assembleia da categoria realizada nesta quarta na Escola Estadual José Maria de Carvalho as Professoras municipais de Pompéu, oeste de Minas,recusaram a proposta feita pelo Prefeito Municipal de conceder mais um reajuste de 5% nos vencimentos da categoria.

Segundo a líder do movimento a Educadora Arlene as professoras querem 9% de aumento e vão continuar com o movimento e levar uma contra proposta ao Chefe do Executivo. O Vereador Experidião Porto(PV) esteve presente e se ofereceu para ajudar a solucionar o impasse. Segundo as Professoras um acordo estaria prestes a acontecer.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cachorropeu, o paraíso dos cachorros.


Nossos leitores enviaram várias fotos de cachorros circulando pelas ruas de Pompéu.

Apesar da Câmara Municipal ter votado uma lei que trata do assunto os bichinhos continuam soltos pelas ruas.

Um leitor deu uma sugestão ousada e criativa: deixar os bichinhos a vontade pelas ruas cercar a cidade transformando-a em um grande canil e fazer a mudança de toda cidade para o Bairro Alto da Rita construindo lá o Centro Administrativo.

Segundo ele resolveria assim diversos outros problemas como ruas alagadas, buracos entre outras. O que você leitor acha da sugestão?

AVISEM SEUS FILHOS E PARENTES.


Dentro dos Shoppings Centers há pessoas próximas às entradas dos cinemas fazendo
uma suposta pesquisa com os jovens (algo "interessante", como cinema, TV, um novo
filme a ser lançado...)..
Pegam então o nome, telefone celular, fixo e residencial, endereço, nome dos pais e discretamente anotam algumas características como as roupas, cor do cabelo, etc. etc.. etc.
E em seguida pedem para não esquecer dedesligar o telefone celular para não incomoda outras pessoas no interior do cinema durante a exibição do filme.
Depois que as pessoas entram no cinema, eles esperam alguns minutos, ligam para a pessoa que foi "entrevistada" para ver se o celular está mesmo desligado e, se estiver, eles ligam para a casa da pessoa. O bandido diz o nome completo do seu filho
ou parente (o que já assusta), as características como cabelo, estatura, roupas e diz ainda "Ligue para seu filho, se acha que estou mentindo... o nº dele é 9XXX - XXXX?
Está desligado..."(pronto, se ele sabe até o nº do celular de seu filho ou parente, só pode ser verdade)". E como um filme dura em média 2Hs, demora muito para você conseguir ligar e ser atendido. Aí você já está em pânico e pronto para fazer o que o bandido lhe pedir.
Instruam seus filhos e parentes a não responderem nenhuma entrevista ou pesquisa nas ruas e fornecer informações curriculares a não ser que sejam apenas diretamente para empresas.Nunca desliguem os celulares.Coloque-os em "silencioso".Em caso de cinemas, coloque-o para que simplesmente acenda a luz.Assim saberão se algum parente está ligando... e lhe procurando.O nível de inteligência dos bandidos está aumentando...
Temos que nos precaver cada vez Mais.

Pompéu menos poluida e mais doce?


O Gerente Agrícola da Agropeu Ricardo Rodrigues Alves recebeu a visita do Vereador Experidião Porto (PV) que está preocupado com os trabalhadores da usina a partir do ano que vem onde quase a totalidade da cana será cortada por máquina, o que em tese acabaria com a função do cortador de cana.

São mais de trezentos trabalhadores que atuam nesta área específica. Mas o Gerente Ricardo tranquilizou o o Vereador e informou que a partir do ano que vem começará a produção de açúcar na Agropeu, serão investidos mais 200 milhões de reais com isso haverá mais vagas na empresa, a demanda por emprego aumentará nesta área especifica. Segundo Ricardo os trabalhadores poderão fazer uma migração desde que se disponham a aprender a fazer a nova atividade.

A partir de 2014 os canaviais de Pompéu não poderão mais ser queimados devido a um a lei estadual que proíbe, desta forma fica inviabilizado o corte manual da cana. A Agropeu pretende ampliara a área plantada e a produção de álcool o que aumentará também a demanda por mão de obra. Esperamos que Pompéu se torne menos poluída, mais doce mas também com mais empregos para os nossos cidadãos.

Nas fotos o Gerente Agrícola Ricardo com o Vereador Experidião, os Encarregados de Campo, e a entrada principal da Usina.
Veja no link a seguir como é feio o corte de cana mecanizado:

http://www.youtube.com/watch?v=eT7Cpa7ji_A

sábado, 8 de maio de 2010

Michel Temer confirma votação da PEC 300


O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), reafirmou durante o Programa Fatos e Opiniões desta quinta-feira (6), que entre os dias 18 e19 vai levar a PEC 300 para votação em Plenário.


-A próxima semana é o prazo para que haja a tentativa de um acordo. Eu levarei ao Plenário de qualquer maneira. Se houver um acordo muito bem, melhor que vá acordado para o Plenário. Agora, não vou deixar isso no colo da presidência da Câmara, vou levar ao Plenário daqui a duas semanas, confirmou Temer.


O deputado federal Major Fábio (DEM-PB) está confiante na palavra do presidente e já iniciou a mobilização dos Policiais e Bombeiros para participarem da votação no próximo dia 18. “Chegou a hora, o grande dia. Quero convocar os nossos guerreiros da segurança a estarem em Brasília, na semana do dia 18, como confirmou o presidente da Câmara. Estaremos juntos para continuar a pressão em prol da PEC 300”, disse Fábio.


Além do deputado federal paraibano Major Fábio, os parlamentares Capitão Assumção (PSB-ES) e Paes de Lira (PTC-SP) também estão convocando os PMs e BMs para participarem da votação da PEC 300 na Câmara Federal.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

POMPEANOS RECEBIDOS A TIROS EM PERDIZES.


Nesta quarta feira o Agente de Policia Hamilton Afonso da Delegacia de Pompéu juntamente com o Produtor Rural Álvaro Cordeiro foram recebidos a tiros e bombas em uma fazenda em Perdizes, que fica na região do Triângulo Mineiro, os dois estavam seguindo uma pista do gado que foi furtado em Pompéu e que, segundo declaração dos dois homens que foram presos e que confessaram o furto, estaria em Perdizes.

Ao chegar na fazenda os dois pompeanos foram recebidos com tiros e bombas. Eles se esconderam atrás do carro e não revidaram os disparos mas conseguiram chegar até a sede da fazenda. Infelizmente o gado não foi encontrado. Segundo o Delegado de Policia de Bom Despacho Magno César da Silva o receptador foi identificado mas sua prisão recebeu parecer desfavorável do Ministério Público de Pompéu o que impediu que o mesmo fosse preso. Passado o susto, Hamilton e Alvim continuaram em busca dos animais furtados. Espera-se que agora levem alem da sorte, o bom colete a prova de balas.

Na foto abaixo o Produtores Rurais de Pompéu se reúnem no Sindicato com as Autoridades pedindo providencias para inibir o furto de gado em Pompéu. Mais de 150 cabeças foram furtadas, dois suspeitos foram presos.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Prefeito recebe Ascapeu e atende as reivindicações.

Na tarde desta terça (5) aconteceu uma reunião dos representantes da Associação do Catadores de Pompéu (Ascapeu) com o Prefeito Municipal Joaquim de Campos Reis (PPS).

Acompanhados dos Vereadores Experidião Porto (PV)e José Romualdo (PMDB) eles foram pedir apoio para continuarem a trabalhar coletando material reciclável na porta das casas de Pompéu. Um dos principais problemas apontados foi a dificuldade que encontram em colher este material visto que a população não tem separado o material reciclável do lixo comum, o que inviabiliza a coleta. Os catadores foram proibidos por lei de frequentar o lixão da cidade onde recolhiam o material, a saída foi fortalecer a associação que trabalharia recolhendo o material antes dele ser levado para o lixão. Ocorre que, a população não está habituada a separar o lixo comum do reciclável, desta forma todo material é recolhido misturado pelos caminhões e levado para o lixão. Isso impede que sejam aproveitados e fez com que os catadores tivessem seu faturamento reduzido drasticamente. A Câmara Municipal e a Prefeitura juntaram forças e estão apoiando o movimento com recursos financeiros e logísticos. Em breve e farão uma campanha de conscientização da população para que ela passe também a ser parceira da Ascapeu, para isso bastará os cidadão separarem o lixo orgânico do não orgânico ou seja, papeis, plastico, vidros e metais devem ser colocados separados para que os catadores possam recolher os mesmos nas casas. Esta ação simples poderá ajudar a matar a fome de uma família que tira do lixo o seu sustento.

No vídeo abaixo entrevistamos o Prefeito Joaquim Reis, O Vereador José Romualdo e a Presidente da Ascapeu Joelma.

Ruas de Pompéu continuam cheias de bichos.


Apesar de a Câmara Municipal de Pompéu ter votado, em caráter de urgência a quase trinta dias, o projeto de lei do próprio executivo que previa a retira dos animais das ruas da cidade nada ainda foi feito. Mais uma vez, como foi o caso do estatuto dos servidores públicos municipais, quando a Câmara votou de forma urgente o adicional de insalubridade para os servidores da área da saúde, o executivo mais um vez não executou a lei.

Resumindo, apesar de haver uma lei que prevê o pagamento de insalubridade para os servidores e a retirada de animais das ruas nenhuma delas foi cumprida "não dá para entender, o executivo manda um projeto pede urgência os Vereadores votam o projeto na correria e depois que virou lei ela não é cumprida pelo próprio executivo seu autor" afirmou o Vereador Experidião Porto que se diz perplexo com a quantidade de cachorros soltos pelas ruas de Pompéu "a impressão que temos é que a população de animais soltos pela rua aumentou depois que votamos a lei" completou Experidião. No mundo todo, em geral o Executivo é mais ágil que o Legislativo.

Isso se dá por uma razão simples, enquanto as decisões do legislativo são tomadas por um colegiado, Vereadores no caso das Câmaras Municipais depois de demorado tramite regimental, no executivo é tomada por uma pessoa, no caso o Secretário da área ou pelo Prefeito que, em tese deveria simplesmente dar a ordem para que se iniciasse o procedimento. Porem a letargia do executivo acaba por desacreditar a própria lei como aconteceu no caso a lei dos passeios onde alguns fizeram e outros não.
Pelo que se vê os bichinhos poderão vadiar tranquilamente por nossas ruas por um bom tempo pelo menos até nossas autoridades acordarem e começarem a trabalhar.