terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Operação de guerra contra o furto de gado em Pompéu.
Nesta segunda feira (25) se reuniram no Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu, várias lideranças políticas e de Segurança Pública do Município. Os produtores rurais estão alarmados com o aumento da violência no campo.
Mais de 100 cabeças de gado foram furtados no município de Pompéu e isso tem deixado a todos que vivem no campo preocupados.
A diretoria do sindicato convocou uma reunião para discutir o problema e foram debatidas diversas sugestões.
O comandante da PM de Pompéu, Ten. Luciano falou sobre a atuação da Patrulha Rural que recentemente prendeu três indivíduos fortemente armados.
O Agente Hamilton expôs o trabalho de investigação realizado pela Policia Civil que conseguiu identificar alguns suspeitos.
O Prefeito Joaquim de Campos Reis colocou a Prefeitura a disposição dos Produtores e defendeu a divulgação de canais de ligação dos produtores rurais com a polícia para que todos se tornassem vigilantes denunciando qualquer movimentação suspeita.
A Coopel, representada por seu presidente José Alberto, se dispôs a confeccionar material de divulgação da campanha de conscientização dos produtores.
O presidente do Sindicato Eudes, manifestou e inquietação do setor pecuarista que passa por momentos difíceis. O Vereador Experidião Porto (PV) sugeriu que os produtores se armem para defender suas propriedades, “Toda fazenda tem de ter um bom cachorro, uma boa espingarda e um homem disposto a proteger sua família e sua propriedade. Bandido na roça tem de ser recebido com dente na canela e chumbo no peito” afirmou de forma veemente o Vereador.
A campanha idealizada tem o objetivo de conscientizar os fazendeiros de Pompéu que só com a participação de todos se conseguirá algum resultado prático na redução da violência no município.
Será incentivada a criação de redes de auto proteção no meio rural semelhante as que já existem entre vizinhos em muitas cidades e que conseguiram diminuir drasticamente a violência nos locais onde funciona.
O Vereador Experidião afirmou ainda que, “o olho do dono é que engorda o boi e que o protege contra o ladrão, se os produtores montarem esta rede de autoproteção os ladrões que atuam em Pompéu terão duas opções: ou mudar de cidade ou mudar de profissão” afirmou Porto.
Já na próxima semana deve ser iniciada a campanha. Espera-se que traga bom resultados e restabeleça o sossego na roça.
Na foto diversos produtores rurais ao lado das Autoridades pompeanas.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Carta enviada de uma mãe.
Foto mostrando um entregador morto por assaltantes em Nova Serrana, que era arrimo de familia, sua mãe passa por dificuldades.
Carta enviada de uma mãe para outra mãe em SP, após noticiário na TV:
DE MÃE PARA MÃE:
Vi seu enérgico protesto diante das câmeras de televisão contra a transferência do seu filho, menor infrator, das dependências da FEBEM em São Paulo para outra dependência da FEBEM no interior do Estado.
Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que passou a ter para visitá-lo, bem como de outros inconvenientes decorrentes daquela transferência.
Vi também toda a cobertura que a mídia deu para o fato, assim como vi que não só você, mas igualmente outras mães na mesma situação que você, contam com o apoio de Comissões Pastorais, Órgãos e Entidades de Defesa de Direitos Humanos, ONGs, etc...
Eu também sou mãe e, assim, bem posso compreender seu protesto. Quero com ele fazer coro.
Enorme é a distância que me separa do meu filho.
Trabalhando e ganhando pouco, idênticas são as dificuldades e as despesas que tenho para visitá-lo. Com muito sacrifício, só posso fazê-lo aos domingos porque labuto, inclusive aos sábados, para auxiliar no sustento e educação do resto da família...
Felizmente conto com o meu inseparável companheiro, que desempenha para mim importante papel de amigo e conselheiro espiritual.
Se você ainda não sabe, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou estupidamente num assalto a uma vídeo-locadora, onde ele, meu filho, trabalhava durante o dia para pagar os estudos à noite.
No próximo domingo, quando você estiver abraçando, beijando e fazendo carícias no seu filho, eu estarei visitando o meu e depositando flores no seu humilde túmulo, num cemitério da periferia de São Paulo....
Ah! Ia me esquecendo: e também ganhando pouco e sustentando a casa, pode ficar tranqüila, viu, que eu estarei pagando de novo, o colchão que seu querido filho queimou lá na última rebelião da Febem.
Nem no cemitério, nem na minha casa, NUNCA apareceu nenhum representante destas "Entidades" que tanto lhe confortam, para me dar uma palavra de conforto, e talvez me indicar "Os meus direitos"!
Se concordar, circule este manifesto!
Talvez a gente consiga acabar com esta inversão
de valores que assola o Brasil.
DIREITOS HUMANOS SÃO PARA HUMANOS DIREITOS
domingo, 24 de janeiro de 2010
Mulher suspeita de atear fogo no marido.
O pedreiro José Braz Teixeira, 44 anos natural de Perdigão, centro Oeste de Minas, teve 70 % do seu corpo queimado na madrugada deste domingo (24). Ele dormia no mesmo quarto que sua mulher em casa em uma propriedade rural as margens da rodovia MG 252 no município de Perdigão.
Por volta das 2 horas da manhã ele acordou com seu corpo e sua cama em chamas. José Brás foi socorrido por um vizinho e removido para o hospital João XXIII em estado grave com queimaduras de 3º grau.
A policia trabalha com a hipótese de que a esposa da vítima tenha encharcado sua cama com gasolina e ateado fogo enquanto ele dormia. Parte do quarto se queimou inclusive a cama em que a vítima dormia. O Perito da Policia Civil Experidião Porto compareceu ao local e realizou os exames, “encontramos vestígios de um recipiente parcialmente queimado que exalava o cheiro de gasolina, uma caixa de fósforo também foi encontrada no local, tudo indica que o incêndio foi criminoso” afirmou o Perito.
Como no momento do incêndio só se encontravam no local a vítima e sua esposa e suspeita principal é de que ela tenha provocado o incêndio. Segundo informações obtidas no local pela Policia e o casal estaria passando por uma crise devido ao ciúme da esposa da vítima.
A vítima chegou com vida em Belo Horizonte e se encontra internado no pronto socorro.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Peritos de Minas Gerais buscam autonomia.
Minas Gerais é um dos poucos estados brasileiros em que a Perícia ainda é vinculada aos delegados de policia.
Em Minas os Peritos do interior tem como Chefe o Delegado Regional.
Recentemente foi aprovada no Congresso Nacional uma lei que dá plena autonomia à Perícia Criminal, isso corrige uma distorção gerada pela subordinação ao Delegado que em alguns casos pode tentar influenciar no laudo do Perito o que seria muito prejudicial a sociedade.
O dever de um Perito é buscar a verdade lastreada em evidencias materiais que sustentem cientificamente seu laudo. Influencias indevidas seriam muito prejudiciais para a elucidação da verdade. Como seria nossa justiça se o Promotor e o Juiz fossem subordinados ao Delegado de Polícia?
O assunto tem gerado muita polêmica mesmo no meio pericial e existem Peritos que defendem a estrutura como ela ainda está hoje.
Mas a grande maioria das pessoas ligadas a Justiça, ao Ministério Público defendem a autonomia. O Vereador Experidião Porto (PV) que é membro da diretoria da Associação Brasileira de Criminalística, entidade que representa os Peritos a nível nacional é um defensor da autonomia “a busca da verdade cientifica em um exame pericial muitas vezes se choca contra interesses de políticos ou de poderosos, nas pequenas cidades do interior quem mantem a Delegacia funcionando são os Prefeitos que por sua vez tem influencia sobre os Delegados que muitas vezes tentam pressionar o Perito para que ele mude o resultado de um laudo atenda os interesses de seus amigos, esse cordão umbilical do mau só será cortado com uma autonomia plena e verdadeira da Perícia” afirmou o Vereador Experidião Porto. Irá acontecer em Brasília no próximo dia 3 de fevereiro uma reunião da ABC, um dos assuntos principais será a autonomia da Perícia, a entidade poderá até mesmo propor uma ação judicial nos estados que não se adequarem a lei federal. A entidade tem estudos que mostram que a qualidade dos laudos periciais melhorou muito nos estados que colocaram em prática a autonomia. Se tudo correr como esperado Minas acabará colocando em prática a autonomia, a sociedade vai agradecer.
Vereadores recebem a Presidente de abrigo de pires na mão.
Nesta quinta feira (14) os Vereadores Experidião Porto (PV) e Joaquim Toureiro (PSB) receberem na Câmara Municipal de Pompéu a Senhora Dinha, Presidente do Abrigo Cosme e Damião de Pompeu.
O abrigo acolhe crianças e adolescentes em situação de risco e conta hoje com quase vinte acolhidos. Dinha levou aos Vereadores a dificuldade de manutenção do Abrigo que funciona por doações da população pompeana.
As crianças recebem alimentação, roupas e material do abrigo e isso acaba onerando a instituição.
A Prefeitura fornece funcionários e alguns alimentos e o Tribunal de Justiça, através da juíza de Pompéu Dra. Junia, destina verbas arrecadadas no Fórum da Comarca.
Porem isso é ainda insuficiente e se nada for feito o local poderá ser fechado.
O Vereador Experidião Porto ficou muito preocupado com a situação , “Se este abrigo fechar para onde irão estas crianças? Muitas delas estão lá por sofrerem maus tratos em sua apropria casa despejá-las na rua seria colocá-las em uma situação semelhante as das crianças do Haiti, sem casa, sem comida e sem esperança. Não vamos deixar isso acontecer.” Afirmou o Vereador Experidião que fez a doação de um bezerro e vai tentar viabilizar uma verba junto ao Deputado Inácio Franco que vem sempre ajudando o Asilo são Vicente de Paulo em Pompéu.
Se e outras pessoas se engajassem no movimento ficaria mais fácil manter nossas crianças amparadas.
Mesmo sem terremotos pompéu precisa contar com a solidariedade do seu povo.
Na foto as representantes do abrigo e os Vereadores.
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Vereador Experidião visita a comunidade de Saco Barreiro.
O Vereador Experidião Porto (PV) visitou neste ultimo final de semana a comunidade quilombola do Saco Barreiro.
Há muito anos Porto apóia a comunidade e te muita afinidade com os moradores, pois passou grande parte da sua infância visitando o local e aprendeu a nadar no Córrego Parí que banha a comunidade. Experidião ficou alegre em ver que a comunidade tem se desenvolvido muito e implantou com o apoio da Prefeitura e do vereador Experidião Porto uma horta que produz muitas variedades de hortaliças.
Galinhas poedeiras agora também fazem parte do sistema de produção da comunidade que vende seus produtos na feirinha em Pompéu nas manhas de sábado.
Os produtos são orgânicos e produzidos sem agrotóxicos o esterco e as mudas de gramas do local onde as galinhas ficam alojadas foram doados pelo Vereador que sempre apoiou e sempre recebeu apoio da comunidade.
Na foto a visita a horta.
sábado, 9 de janeiro de 2010
Baleado com arma de guerra.
O servente de pedreiro Daniel Viera de Moura, 30 anos, levou oito tiros na porta de sua residência no Bairro Aeroporto em Bom Despacho, Centro Oeste Mineiro na noite deste sábado (8).
Ao atender a campainha, Daniel foi surpreendido por dois homens que efetuaram os disparos a queima roupa. Ultimamente o Bairro onde ocorreu o crime tem sido área de atuação de gangues de menores que tem acertado suas contas a bala.
O que mais chamou a atenção da policia foi o tipo de arma usado para a prática deste crime. Segundo o Perito Criminal Experidião Porto era uma arma de grosso calibre, “foram encontradas no local, cápsulas de pistola calibre 45 que é de uso exclusivo do exercito, nem a policia possui este tipo de arma que tem um poder de destruição devastador podendo atravessar um carro de um lado para o outro. Foi a primeira vez que encontramos este tipo de calibre na região” afirmou Porto que esteve no local do crime.
A policia suspeita que traficantes estejam fornecendo armas a menores usuários de drogas na periferia de Bom Despacho, em troca de armas e drogas, os menores atuariam como cobradores do tráfico acertando a conta com os inadimplentes.
A vítima foi levada na madrugada deste domingo para o Hospital João XXIII e corre risco de morte.
As investigações já começaram mais nenhum suspeito foi identificado.
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Moradores pedem socorro.
O Vereador Experidião Porto (PV) foi convocado pelos moradores a comparecer na Rua Alair Castelo Branco, no Bairro Cristos. Porto ficou impressionado com a cratera que se formou em plena rua, “me lembrei de quando eu era criança e brincava aqui perto no Buracão que era um verdadeiro cânion , onde mulheres lavavam roupas enquanto a meninada brincava, vamos pedir ao Prefeito uma atenção especial, pois muitos moradores só têm acesso a suas casas através de pinguelas” afirmou Experidião. O Vereador vai enviar um oficio a Secretaria de Obras para que sejam colocadas manilhas no local o que, segundo Porto, resolveria o problema. Alem de a rua estar destruída, quando chove muitas casas são inundadas e a cratera fica coberta pela água colocando em risco as pessoas que por ali transitam principalmente crianças.
Mobilização de Professores derruba projeto na Câmara.
Na ultima segunda-feira (28) o projeto que modificava o a carreira do magistério e estipulava o novo salário da categoria dos Professores foi rejeitado na Câmara municipal por 5 votos a 3.
A tramitação do projeto foi marcada por intensa mobilização por parte dos Professores que tentavam modificar alguns pontos do projeto em especial no que se refere ao piso salarial da categoria. Como não conseguiram ver atendidas suas reivindicações os Professores passaram a trabalhar junto aos Vereadores pela rejeição do projeto.
O Vereador Experidião (PV) insistiu até o ultimo minuto na conciliação e esteve perto de conseguir um acordo porem, o Vereador José Romualdo não concordou com nenhuma das propostas apresentadas e nem com o adiamento da votação do projeto e exigiu que o Projeto fosse votado na integra. E, pela primeira vez neste mandato, um projeto do executivo foi derrubado na Câmara Municipal.
Votaram a favor do Projeto os Vereadores Joaquim do IBGE, José Romualdo e José Maria. Contra o projeto votaram os Vereadores Experidião Porto, Nilson, Joaquim Toureiro, Bau e Romere.
Em 2010 entra em vigor e lei federal que instituiu o piso nacional da categoria dos Professores como o projeto de lei que instituía o piso em Pompéu foi rejeitado, está havendo uma discussão jurídica sobre o que vai ocorrer. Alguns dizem que a lei federal terá de ser cumprida independentemente de lei municipal outros acham que não, o certo é que uma solução terá de ser encontrada. As Professoras prometem radicalizar se suas reivindicações não forem atendidas.
No inicio do novo ano letivo os Vereadores da Comissão de Educação da Câmara, Nilsom, Romere e Experidião vão tentar encontrar uma saída de consenso entre Executivo e Professoras, pois caso isso não ocorra os maiores penalizados serão justamente aqueles que não tem nada com o impasse, as nossas crianças que podem ficar sem aula.
Nas fotos as Professoras comemoram junto ao Vereador Experidião Porto a derrubada do projeto, no momento da votação os Vereadores que estão de pé, estão votando contra o projeto e os sentados a favor. Ainda o Vereador José Romualdo faz um discurso com uma defesa veemente do projeto enquanto Experidião na tribuna busca uma saida negociada.
Assinar:
Postagens (Atom)