quarta-feira, 17 de julho de 2019

Prefeitura de Pompéu quer receber R$ 10 bilhões da Vale.


Município pede indenização após rejeitos do rompimento da barragem em Brumadinho comprometerem o abastecimento de água local. G1 procurou a empresa.

Por G1 Centro-Oeste de Minas

17/07/2019 19h40 Atualizado há 3 horas


SOS MAta Atlântica Pompéu — Foto: Divulgação


A Prefeitura de Pompéu, no Centro-Oeste de Minas de Gerais, informou nesta quarta-feira (17) que ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Vale no valor de R$ 10 bilhões. Ao G1, a assessoria de Comunicação do município informou que a ação foi ajuizada no dia 1º de julho.


O G1 procurou a assessoria da empresa para falar sobre o assunto e aguarda retorno.


De acordo com a Prefeitura, o valor da ação servirá para que donos de 47 propriedades rurais atingidas diretamente e cerca de 400 famílias atingidas indiretamente pelos rejeitos decorrentes do rompimento da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, sejam ressarcidas.




À reportagem, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que as 47 propriedades rurais atingidas diretamente ficam às margens do rio, que percorre 77 km na cidade.


O município afirma que o valor permitirá que as famílias atingidas reestruturem as vidas, recuperem os danos sociais, morais, econômicos, psicológicos, emocionais, comunitários, de saúde e culturais provocados às pessoas, comunidade e à coletividade.



Segundo a Prefeitura, desde a detecção de metais pesados na água, a captação de água do Rio Paraopeba foi interrompida e vem sido feita através do Rio Pará. Além da captação, o município informou que não utiliza a água do rio para consumo humano, atividades de piscicultura, agricultura e pecuária.

Um comentário:

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.