Comarca foi sede simbólica do Judiciário nesta sexta
- Atualizado em Número de Visualizações: 684
Em 30 de novembro, o centro das decisões do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), de forma simbólica, passou a ser a Comarca de Pompéu, na região central do estado. Na data, a sede do Judiciário mineiro foi transferida, em caráter provisório, em homenagem à implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), já em funcionamento na comarca, e a uma série de outros acontecimentos importantes para a comunidade. A cerimônia atraiu a população local, servidores, representantes do poder público e da sociedade civil. Durante a solenidade, o desembargador Belizário de Lacerda, natural de Pompéu, foi homenageado.
Os eventos ocorreram na sala das sessões da Câmara Municipal de Pompéu na presença do governador em exercício, desembargador Nelson Missias de Morais, e do presidente do TJMG em exercício, desembargador Afrânio Vilela. Desde 29 de novembro, o desembargador Nelson Missias de Morais ocupa o cargo de governador, no qual permanece até domingo, 2 de dezembro, quando o governador Fernando Pimentel retorna ao país. O chefe do Judiciário é o terceiro na linha sucessória, após o vice-governador e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que também estão no exterior.
Após a assinatura dos atos que estabelecem que Pompéu, nesta sexta-feira, é a sede do TJMG, o desembargador Nelson Missias de Morais, na condição de líder do Executivo estadual mineiro, registrou a alegria e a honra de ver representados na cerimônia dois dos três poderes do Estado, além do Executivo e do Legislativo municipais, entre outras autoridades.
SEEU
Em seguida, o juiz Manoel Jorge de Matos Junior, diretor do foro de Pompéu, apresentou a ferramenta SEEU à comunidade. De forma ágil e eficiente, o sistema acompanha o cumprimento de pena de pessoas sentenciadas. A implantação da aplicação pelo TJMG foi tão bem-sucedida que Minas está oferecendo suporte a outros estados que ainda não utilizam o sistema.
O diretor do foro salientou o quanto o sistema vai trazer de celeridade, eficiência e confiabilidade à execução penal. "O SEEU não é apenas um processo eletrônico, mas uma ferramenta de trabalho que automatiza o cálculo de pena, emite avisos sobre o vencimento de prazos e formata relatórios em tempo real, evitando demora no reconhecimento de benefícios como a progressão de regime e o livramento condicional, e sua concessão em tempo hábil", disse.
O juiz Manoel Jorge destacou as vantagens do sistema, que reduz a taxa de congestionamento nas unidades jurisdicionais e evita a superlotação carcerária, bem como a manutenção de pessoas na cadeia por período superior ao fixado na sentença. "No presídio local, temos cerca de 200 presos. Além desses, temos os sentenciados do regime aberto, totalizando aproximadamente 600 guias de execução ativas. A comarca tem uma distribuição elevada, em torno de 300 processos por mês. O acervo gira ao redor de 10 mil feitos. Então, o sistema trará muitos benefícios de forma geral, para otimizar a gestão", conclui.
Segundo ele, a implantação do sistema demonstra empenho do TJMG em aperfeiçoar os serviços ao jurisdicionado e incorporar à rotina de magistrados e servidores "nítido avanço tecnológico". "Isso deixa claro que o Tribunal não possui comarcas preferidas, mas investe nas melhorias sempre que a situação financeira e orçamentária permite", afirmou.
O magistrado também agradeceu ao homenageado da sessão, afirmando que sempre encontrou no desembargador Belizário de Lacerda um apoiador e interlocutor "que jamais se esqueceu de suas origens e sempre demonstrou cuidado e atenção para com a sua terra e a população de Pompéu". O magistrado lembrou as realizações científicas e acadêmicas do condecorado. "Seu currículo é de causar admiração por sua extensão e qualidade, assim como nos alegram sua humanidade e preocupação com a terra natal", frisou.
Homenagens
Os presentes assistiram, então, ao descerramento do retrato do desembargador Belizário Antônio de Lacerda, que, posteriormente, será incluído na galeria do Fórum Ministro Francisco Campos (Praça Governador Valadares, 64). O espaço terá imagens dos magistrados que nasceram e atuaram na comarca. Segundo o governador em exercício, desembargador Nelson Missias de Morais, a homenagem que a comarca presta ao filho da terra “é inteiramente justa”, pois reconhece que ele “fez e ainda faz uma carreira brilhante”.
O governador em exercício, desembargador Nelson Missias de Morais, frisou a relevância da homenagem ao desembargador Belizário de Lacerda e o merecimento do magistrado e seu ex-professor, que agora vê coroada “a soma de uma trajetória de vida e profissional de longos anos, de uma dedicação sem par à tarefa de ensinar e repartir com alunos e colegas seu conhecimento, sua sabedoria jurídica”.
O presidente do TJMG em exercício, desembargador Afrânio Vilela, enfatizou a sabedoria de professor titular de direito administrativo do homenageado, jurista autor de cinco livros jurídicos e de mais de uma centena de artigos científicos. “Quantos de nós, seus amigos de Tribunal, tantas vezes tivemos que recorrer a seus ensinamentos para dirimir dúvidas e nos aperfeiçoar. Que você possa continuar nos oferecendo seu coleguismo e sua competência por longos anos”, declarou.
O superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, também destacou a trajetória brilhante do homenageado e a importância da cerimônia desta sexta-feira. “Foi uma grande homenagem prestada ao filho mais ilustre de Pompéu, prestigiada pelo nosso governador em exercício e presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais, por diversos desembargadores, pela comunidade local, servidores da justiça, autoridades e cidadãos", afirmou. Para o magistrado, o retrato do desembargador Belizário Antônio de Lacerda, que será incluído na galeria do fórum, sela uma trajetória brilhante e reconhecida do colega. "Foi uma honra participar de tão prestigiada cerimônia." O superintendente administrativo adjunto afirmou ainda que a assinatura da transferência simbólica da sede do Judiciário estadual mineiro para a Comarca de Pompéu demonstra a importância e a relevância do evento desta sexta-feira.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Henrique de Faria, é com alegria que o Legislativo municipal recebia a solenidade, abrindo suas portas ao Judiciário com simpatia e reconhecimento pelos trabalhos prestados à comunidade. "Essa visita ficará registrada nos anais desta Casa e de nossas vidas, sobretudo porque o desembargador Belizário de Lacerda sobressaiu-se em um dos fenômenos mais notáveis da vida humana, o Direito, e é motivo de orgulho para seus conterrâneos", afirmou.
Agradecimento pela acolhida
O homenageado expressou sua gratidão e alegria pela acolhida e pela valorização de sua caminhada profissional. Agradeceu aos familiares que lhe deram as lições da honradez, da dignidade, da hombridade e da altivez.
"Quando fui para Belo Horizonte, ainda adolescente, meus pais recordaram os múltiplos êxitos de meus tios-avós, paradigmas de ambas as linhagens, e recomendaram que eu procurasse ombrear-me com eles. Àquela época, filho de uma família bastante ilustrada, senti sobre os ombros o peso da responsabilidade, pois se tratava de célebres e ilustres médicos e julgadores. À medida que fui alcançando o que buscava, colecionando conquistas, eu via que me aproximava desses grandes modelos, mas confesso que só hoje, diante dessa comemoração, posso dizer que me encontro à altura do legado deles, pois não creio que eles tenham sido alvos de honrarias do porte dessas de que hoje sou destinatário", declarou.
O magistrado discorreu sobre o sentido etimológico da palavra "obrigado", referindo que se sentia endividado e comprometido a retribuir os favores recebidos na data. "Obrigado a todos os que deixaram seus afazeres, deslocaram-se por municípios e acorreram a essa comarca para prestigiar a cerimônia de implantação do SEEU e a homenagem a mim", destacou.
Instituto Histórico e Geográfico
Na mesma sessão, o desembargador Belizário de Lacerda tornou-se membro benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de Pompéu (IHGP), assinando termo de posse na presença do presidente da entidade, o historiador Hugo Henrique Aparecido de Castro. O conselheiro da entidade também entregou a comenda do Buriti, concedida pelo IHGP ao magistrado.
O governador e o presidente do TJMG em exercício citaram a significação do centro de estudos para a região e a contribuição que o seu novo integrante poderá oferecer. “Trata-se de um embaixador das boas qualidades dos pompeianos por esse mundo afora”, afirmou o desembargador Nelson Missias.
Para o desembargador Afrânio Vilela, ter o magistrado como membro benemérito é uma forma de a cidade absorver sua sabedoria e distribuí-la de forma generosa entre a população local. “Criado há pouco mais de três anos, em julho de 2015, para fomentar e promover a valiosa cultura pompeiana e do centro-oeste mineiro, o Instituto promove a preservação de nosso patrimônio. Cultura, história, memória e hospitalidade mineira somados resultam em Pompéu”, concluiu.
Legado
As autoridades recordaram o legado de Dona Joaquina Bernarda da Silva de Abreu Castelo Branco, conhecida pelos apelidos de “Joaquina do Pompéu” e “Dama do Sertão”, mulher corajosa e empreendedora que contribuiu para o desenvolvimento da região por suas atividades comerciais, que abasteceram diversos centros brasileiros há quase três séculos.
“Dona Joaquina tinha as virtudes que são cobradas hoje das mulheres que se pretendem contemporâneas. Era independente e autônoma o suficiente para, diante da tragédia que acometeu o marido, assumir a liderança dos negócios da família, sem deixar que isto afetasse sua condição de mãe de dez filhos. Ela tinha visão do contexto em que vivia e do futuro. Soube perceber que a riqueza do ouro e dos diamantes que emergia aos borbotões nas Minas não teria condições de se sustentar se não houvesse quem fornecesse a alimentação, suporte indispensável à sobrevivência dos mineiros. Assim, criou o verdadeiro celeiro que proveu Minas e a tornou historicamente mais evidente e destacada”, afirmou o presidente do TJMG em exercício.
O governador em exercício enalteceu as realizações da matrona. “Pompéu também tem razões para se orgulhar, por ter sido o berço de uma história simultaneamente paralela e complementar ao ciclo do ouro que domina o imaginário da história de Minas. Dona Joaquina do Pompéu demonstrou tino incomum quando percebeu que aqueles que buscavam sofregamente enriquecer – e enriquecer a Coroa portuguesa – não cuidavam sequer do próprio abastecimento. E foi montando por aqui verdadeira central para abastecer de víveres e carne os garimpeiros, chegando até mesmo a socorrer a Coroa, no Rio de Janeiro, com a vinda de Dom João VI.”
Currículo
O desembargador Belizário Antônio de Lacerda foi aprovado em primeiro lugar no concurso para a magistratura, ingressando no TJMG em 1979. Foi promovido ao Tribunal em 1997, depois de passar pelas comarcas de Ferros, Serro, Governador Valadares e Belo Horizonte. Tem cinco livros publicados e diversos artigos jurídicos, tendo cumprido longa trajetória docente, inclusive na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É mestre (1981) e doutor (1988) em Direito Administrativo, pela mesma instituição.
Presenças
Compuseram a mesa de honra, ainda, o corregedor-geral de justiça, José Geraldo Saldanha da Fonseca; o vice-corregedor, desembargador Corrêa Camargo; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Soares Lemes; os desembargadores Alberto Diniz, Marcos Lincoln, Carlos Roberto de Faria, Wilson Benevides, Márcia Milanez, Ramom Tácio, Antônio Carlos Cruvinel, Oliveira Firmo, Amauri Pinto Ferreira e Peixoto Henriques; o desembargador convocado Octávio de Almeida Neves e o juiz Rinaldo Kennedy Silva; o prefeito de Pompéu, Ozéas da Silva Campos; o presidente da Câmara Municipal de Pompéu, vereador Paulo Henrique Faria; o comandante do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, tenente-coronel Paulo César Gonçalves Fernandes, representando o comandante-geral coronel Cláudio Roberto de Souza; o comandante da 7ª Região de Policia Militar, coronel Marcelo Augusto Santos; e o presidente da subseção da OAB em Pompéu, Leonardo Carraro Poubel.
Pompéu completa 80 anos em dezembro — Foto: Assessoria Prefeitura/Divulgação
Pompéu comemora 80 anos de emancipação político-administrativa no dia 17 de dezembro. Para celebrar a data, a Prefeitura divulgou nesta quarta-feira (28) a programação comemorativa que começa no dia 15.
Segundo a Prefeitura, a programação conta com exposições, eventos culturais e homenagens. As apresentações ocorrem em pontos diferentes da cidade. A entrada é gratuita.
Confira a agenda:
Sábado (15) - Abertura da exposição do artista plástico Eduardo Lobato no Museu Genealógico e Histórico de Pompéu às 17h. Dia 16 - Apresentações culturais, das 13h às 17h, no Museu Genealógico e Histórico de Pompéu. - Às 19h30, será entregue a imagem de Nosso Senhor Morto, que foi restaurada, durante a celebração da missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Dia 17 - Apresentação da Banda Celso Máximo Pereira na Rua Messias Jacob. - Às 9h30, será a transferência da sede do Poder Executivo para o sobrado de João Manoel, que foi a primeira sede da Prefeitura, em 1939. - Durante a sessão solene, que começa às 18h, em homenagem à criação do município, haverá apresentações da Corporação Musical Lira Pompeana, abertura do Ano Octogenário e entrega da imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Seis Delegados de Polícia se candidataram a uma vaga a fim de compor a lista tríplice para Chefia da Polícia de Minas Gerais. A partir da consulta aos filiados do Sindepominas, os três nomes mais votados serão apresentados ao Governador Romeu Zema. Os candidatos que participam dessa iniciativa inédita do sindicato são os Delegados: Ana Cláudia Perry, André Pelli, César Augusto Monteiro Alves Júnior, Ivan José Lopes, Luiz Flávio Cortat e Vitor Hugo Heisler (em ordem alfabética).
O Sindepominas cumprimenta e parabeniza os delegados que se inscreveram no processo eleitoral, colocando o seu nome à disposição e análise dos colegas para chefiar a PCMG. Isso evidencia a boa vontade com o progresso da instituição e a coragem e disposição para enfrentar históricos e enormes desafios.
O sindicato convida os filiados a participarem da eleição que resultará nos três nomes com maior número de votos.
A VOTAÇÃO OCORRERÁ NO DIA 10 DE DEZEMBRO, PELA INTERNET, DE 10 ÀS 17 HORAS, POR MEIO DE UM LINK ESPECÍFICO NA CAPA DO SITE DO SINDEPOMINAS.
Para os delegados filiados que não tiverem acesso à internet ou simplesmente queiram votar presencialmente, haverá um terminal de computador disponível na sede do sindicato no dia da eleição.
Para votar, o eleitor deverá acessar o link, informar o MASP e um e-mail, para o qual será enviado um código-senha exclusivo para uma única votação, assegurando sigilo ao processo de escolha.
Também no site do Sindepominas serão divulgados o currículo e uma síntese do que cada candidato propõe como Chefe da Polícia de Minas Gerais.
Bom Despacho - Policia pega ladrão e recupera produtos furtados.
Nesta data, 22, pela manhã, a PM foi acionada via 190 para atender dois furtos a residências, sendo uma em construção e outra já acabada e mobiliada, no bairro Gran Viver.
Da primeira residência, o autor do furto levou materiais de construção e ferramentas; Já da segunda residência, o autor levara uma máquina de lavar, geladeira, colchões e outros objetos.
Estes eletrodomésticos que ainda estava na caixa, se encontravam na residencia ainda em construção do um Policial Militar que irão se casar em breve.
O suspeito era servente de pedreiro e já havia trabalhado na obra.
A pericia compareceu ao local e constatou que nos dois casos os cadeados foram rompidos com uma pedram que foi localizada,. Um veiculo tipo camionete deixou marca das rodas no local e foi carregada com os objetos furtados.
Os integrantes do COPOM do 7 BPM então repassaram essas informações as equipes do policiamento ostensivo e equipe de inteligência do 7 BPM, que diligenciaram durante todo dia em busca da identificação do autor do crime.
No período vespertino a equipe Tático Móvel abordou o autor D.N.A, 25 anos, com vários objetos produtos de crime, dentre eles os furtados nesta data, pois, todos os produtos foram reconhecidos pelas vítimas como sendo os furtados pela manhã.
Face ao exposto o autor foi preso e encaminhado à DEPOL local juntamente ao material apreendido, para futura restituição às vítimas.
O blog compareceu nas imediações da Praça de Esportes de Pompeu onde o esgoto esta refluindo e correndo pelas imediações. Na Rua Inácio Cordeiro este esgoto se acumula e milhares de larvas de pernilongo habitam e se reproduzem no local. O mau cheiro também é muito forte.
Colocamos aqui a disposição aos responsáveis pela limpeza e saneamento da cidade para se manifestarem.
O contato com essas pessoa é difícil sendo que varias tentativas foram feitas . A assessoria de imprensa pediu para que seja enviado um e-mail mas devido ao tempo reduzido colocamos aqui a disposição para que os responsáveis possam, casso queiram responder a denuncia.
Em uma confusão com bêbados que estavam em um bar no bairro Loteamento em Pompéu quem levou a pior foi o personagem Fofão que acompanhava o Treinzinho da Alegria. Segundo testemunhas, na noite deste sábado os personagens que acompanham o Treinzinho desceram do veículo e começaram a dançar junto a algumas pessoas que bebiam em um bar no local. Nesse momento houve um desentendimento e uma briga.
Pedrada.
Segundo a testemunha um dos bêbados que estavam no local atiraram uma pedra que acertou a cabeça do Fofão que foi socorrido e levado para o atendimento médico.
Segundo informações Fofão foi atendido levou alguns pontos mas passa bem.
O Presidente da Câmara Municipal de Pompeu, Vereador Paulo do Bar, afirmou nesta sexta feira (16) que a Secretaria da Educação informou na Câmara que por falta de recursos o município não fornecerá transporte escolar que moram na zona rural de Pompeu, os estudantes, segundo o Vereador vão perder 14 dias de aula para os estudantes oque poderá ser muito prejudicial.
O município alega que o Estado não tem repassado os recursos e que não há dinheiro para o combustível dos ônibus.
O blogue não conseguiu o contato com a Secretária da Educação.
É a primeira vez que isso ocorre na cidade de Pompeu.
Um homem filmou o exato momento em que um caminhão carregado com carvão tombou na estrada que liga Silva Campos a Pompéu, ele vinha atras e ainda prestou socorro ao motorista do caminhão.
O vídeo chegou ao blogue por um grupo de Whatsapp..
N´s do blogue parabenizamos o nosso herói anonimo pela coragem em subir na cabina do caminhão para prestar socorro ao condutor.
Até dezembro, serão 23 câmeras de vídeo monitoramento em tempo real.
Em reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGIM-, realizada nesta tarde no Centro Administrativo, o prefeito Ozéas da Silva Campos apresentou uma prévia do projeto Olho Vivo, que começa a operar no município de Pompéu a partir deste ano. Vinte câmeras de vídeo monitoramento 24 horas foram instaladas em pontos estratégicos e estão em pleno funcionamento. Os locais foram estudados e escolhidos em parceria com as polícias Civil e militar. A etapa final será em dezembro deste ano com a conclusão das centrais de monito-ramento das polícias Militar e Civil e treinamento dos profissionais que irão operar o sistema, juntamente com a Guarda Municipal, com um total de 23 câmeras ligadas em tempo real.
Segundo o prefeito, mesmo com a falta de repasses na ordem de R$12 milhões, a Adminis-tração Municipal mantém vários serviços e investimentos, priorizando áreas importantes como a segurança pública, saúde e educação. Na ocasião, técnicos do departamento de tec-nologia do município ressaltaram a tecnologia utilizada. “As câmeras Led Inteligentes gravam em ângulo de 360º, evitando assim o problema que enfrentávamos com os equipamentos antigos, que gravam apenas um ângulo de 90º através de um modo patrulha, ou seja, sempre existiam pontos cegos na gravação das imagens. Estas serão realocadas para as saídas da ci-dade”, afirmou o diretor de tecnologia, Thiago Mendes.
Na reunião, o prefeito Ozéas fez ainda a entrega dos coletes balísticos para a Guarda Munici-pal, acompanhado de membros do GGIM e equipe de governo.
Decisão negou pedido de indenização a cliente que comprou carne de má qualidade como se fosse picanha
PUBLICADO EM 13/11/18 - 16h59
Clarisse Souza
Uma juíza proferiu uma sentença inusitada para uma ação não menos curiosa que chegou à 1ª Vara da Comarca de Cambuí, no Sul de Minas.
A decisão, em forma de poesia, negou o pedido de indenização no valor de R$ 15 mil ao cliente de um supermercado da cidade que se sentiu lesado por comprar uma carne de má qualidade como se fosse picanha.
Nos versos, a magistrada sugere que o autor do processo “troque de fornecedor/ ou sem muita dor,/compre a carne correta!”, e conclui: “Para encerrar esta demanda,/ nem indenização nem valor gasto./ Finde-se o processo/ e volte-se com o boi ao pasto”.
A confusão que deu origem à ação começou em agosto de 2017, quando Albertino de Almeida Xavier, autor do processo, foi até um estabelecimento comercial de Cambuí comprar carne para um churrasco entre amigos.
O preço baixo – pouco mais de R$ 17/ kg – atraiu o cliente, que decidiu levar o produto. Ao degustar, no entanto, ele e os amigos notaram que a peça estava dura, com características incompatíveis com o que havia sido vendido. De volta ao supermercado, o gerente negou a possibilidade de troca.
Na decisão publicada em outubro deste ano, a juíza Patrícia Vialli Nicolini, afirma ser verdade que a carne não era de qualidade. No entanto, considerou improcedente o pedido de indenização por danos morais.
“Foi apenas um aborrecimento, um desacerto contratual. Isso não fere a personalidade, não diminui a pessoa, não a coloca em menosprezo”, esclareceu Patrícia.
Essa não é a primeira vez que a juíza usa poesia para anunciar uma sentença. “Curiosamente, as outras duas vezes também foram indenizações por danos morais, em situações em que realmente não era cabível”, lembrou Patrícia.
Ela contou que no caso da ação contra o supermercado, o poema-sentença foi criado em cerca de 10 minutos.
Segundo a juíza, não há empecilho para usar poesia em casos como esse. “Desde que se cumpra as fases que a sentença deve ter, é perfeitamente cabível”, garantiu.
Defesa
A decisão em forma de poesia desagradou a defesa de Xavier, que recorreu. “Entendo que a sentença não foi justa com o caso”, disse o advogado Joao Bosco Bello. Para ele, a ideia de redigir a conclusão do caso em forma de poesia foi “desrespeitosa”.
A magistrada discorda. “São situações diferentes, peculiares. A intenção é que, de uma forma lúdica, o cidadão entenda que o Judiciário está sendo acionado sem a necessidade que a pessoa imagina”, afirmou.
Confira o poema na íntegra:
Vou lhe contar um fato,
que é de arrepiar!
O homem foi ao supermercado,
para picanha comprar.
Iria de um churrasco participar.
Comprou picanha fatiada,
quis economizar!
Na festa foi advertido,
o tira-gosto estava duro,
comentou após ter comido.
Seu amigo atestou,
não era picanha não!
Bora reclamar,
para não ficar na mão.
A requerida recusou,
não quis a carne trocar.
Por tal desaforo,
resolveu demandar.
Queria danos morais,
como forma de enricar
e picanha verdadeira comprar.
Este fato tenho que decidir,
com bom senso agir.
Dar o desate à lide
e o processo concluir.
O pedido é improcedente.
Se a carne não era de qualidade,
era bem verdade.
Mas para tanto não presta.
A gerar danos morais,
compelir indenização,
pelo mau gosto da peça.
Troque de fornecedor
ou sem muita dor,
compre a carne correta!
Para encerrar esta demanda,
nem indenização nem valor gasto.
Finde-se o processo
e volte-se com o boi ao pasto.
Posto isto e algo mais a considerar!
A lide é improcedente, nada há a indenizar.
Resta a todos censurar.
E o presente feito encerrar.
Ao pagamento das custas condeno o autor.
Dos honorários também.
Amparado pela Justiça Gratuita, estes ficam suspensos.
O jovem Welerson Carlos da Silva foi morto dentro de sua casa em Pompeu, o corpo foi encontrado pela mãe na tarde desta segunda. Segundo a policia ele foi executado dentro do seu quarto com mais de cinco tiros sem ter nenhuma chance de defesa.
A pericia esteve no local e recolheu evidencias que poderão ajudar a identificar o autor.
Com mais este esta morte violenta já são 18 mortos só este ano em Pompeu.
Mateus Gomes é um dos alvos da Operação Capitu que também prendeu o vice-governador de Minas Gerais Antonio Andrade (MDB).
Por Fernando Zuba, G1 Minas e TV Globo
09/11/2018 15h17 Atualizado há 20 minutos
Advogado preso em operação tentou se desfazer de dinheiro em privada de casa, diz PF. — Foto: Polícia Federal/Reprodução
O advogado Mateus de Moura Lima Gomes, preso na Operação Capitu, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (9), jogou dinheiro na privada quando os agentes chegaram em sua casa no condomínio Vale do Sereno, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a PF, ele tentou se desfazer de cerca de R$ 3 mil. Gomes foi diretor vice-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Além do advogado, o vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade (MDB), o empresário Joesley Batista, dono da JBS, e mais 14 foram presos nesta sexta-feira. A operação que investiga suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura durante o governo da presidente Dilma Rousseff (PT).
Ao todo, são 19 mandados de prisão temporária (válida por 5 dias), um deles contra o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB), que está preso no Paraná.
VEJA OS NOMES DOS PRESOS JÁ DIVULGADOS
Antonio Andrade, vice-governador de Minas e ministro da Agricultura de março de 2013 a março de 2014 Joesley Batista, sócio da J&F, dona da JBS Ricardo Saud, ex-executivo da J&F Demilton de Castro, ex-executivo da J&F João Magalhães, deputado estadual pelo MDB de MG Neri Geller, deputado federal eleito pelo PP de MT e ministro da Agricultura de março de 2014 a dezembro de 2015 Rodrigo Figueiredo, ex-secretário de Defesa Agropecuária Mateus de Moura Lima Gomes, advogado Mauro Luiz de Moura Araújo, advogado Ildeu da Cunha Pereira, advogado Marcelo Pires Pinheiro Fernando Manoel Pires Pinheiro Walter Santana Arantes Claudio Soares Donato José Francisco Franco da Silva Oliveira Florisvaldo Caetano de Oliveira, funcionário da JBS
VEJA A LISTA DOS MANDADOS NÃO CUMPRIDOS
Waldir Rocha Pena, sócio do supermercado BH, que estaria no Uruguai Odo Adão filho, advogado
A PF cumpriu ainda, segundo os delegados Rodrigo Morais e Mário Velloso, 63 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso.
Um homem de 60 anos morreu depois que a moto que pilotava foi atingida por uma carreta nas proximidades de Ibitira, ditrito de Martinho Campos. Na manha desta segunda (5), o homem não tem familiares na cidade e trabalhava em uma borracharia no distrito. A Pericia esteve no local.