quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Boa ideia pra Pompeu: Abaeté ganha Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania



O espaço possibilitará a realização de audiências de conciliação antes e após a abertura de um processo.


Por G1 Centro-Oeste de Minas

08/10/2019 18h19 Atualizado há 20 horas




Inauguração do Cejusc em Abaeté — Foto: Tribunal de Justiça de Minas Gerais/Divulgação



Os moradores de Abaeté contam agora com um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O espaço possibilitará a realização de audiências de conciliação antes e após a abertura de um processo.


O Cejusc fica no Fórum Doutor Edgardo da Cunha, localizado na Rua Frei Orlando, 404, no Centro. O espaço foi inaugurado na última sexta-feira (4).


Segundo a juíza Rachel Cristina Silva Viégas, que vai coordenar o Cejusc, a unidade é mais uma ferramenta para ajudar o cidadão a encontrar uma resposta satisfatória para os problemas. Ela afirma ainda que essa função do Judiciário vai além do julgamento de processos, abrangendo a pacificação social e o aprimoramento da vida em comunidade.


O evento de inauguração do Cejusc contou com uma apresentação de cerca de 40 alunos do projeto Movimento Abaeteense Pró Cidadania (MAP), que tocaram a peça Happy Blues ao violino acompanhados de um violão. A iniciativa começou em fevereiro de 2019 e atende 100 crianças e adolescentes, oferecendo aulas de música e informática.


O juiz auxiliar da 3ª Vice, José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, esteve presente na inauguração e falou sobre o objetivo do Cejusc. “A ideia é que eles construam a solução para seus problemas de forma amigável, rápida e segura, porque todo acordo firmado, para ter validade, precisa ser homologado judicialmente. Isso costuma ter um reflexo muito bom na sociedade local”, conta.


Cejuscs



O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) explica que os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são responsáveis pela solução dos conflitos de forma dialogada, em uma ação judicial já existente ou mesmo sem que se inicie um processo.


Segundo o órgão, o método tem se mostrado eficaz, pois os envolvidos podem chegar a um acordo sem custos e de forma mais rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.