quarta-feira, 29 de abril de 2020

Pompeu vira ponto de observação de aves graças ao trabalho de irmãos


Pompéu é uma cidade com pouco mais de 31 mil habitantes no interior de Minas Gerais. Desses, dois jovens irmãos foram os responsáveis por colocar o município na rota de observadores de aves de todo o Brasil.


Isso ocorreu graças à divulgação de espécies raras que vivem na região. Mas tudo começou com um simples trabalho de escola.


Os gêmeos precisavam tirar fotos de bichos e descobrir o nome das espécies em inglês. Para isso, decidiram então vasculhar o Cerrado atrás dos animais.


Gêmeos exploram o Cerrado de Pompéu (MG) atrás de espécies raras de aves. — Foto: Terra da Gente/Arquivo Pessoal


A atividade acendeu um amor especial pela avifauna do bioma e a necessidade de um estudo mais profundo sobre os hábitos e comportamentos das aves da região.



Dentre a vasta biodiversidade, eles encontraram duas espécies que se destacam pela raridade e pela dificuldade de observação: a maxalalagá e a sanã-de-cara-ruiva.


Os gêmeos saem para fotografar as espécies do Cerrado e compartilham os registros nas redes sociais. — Foto: Afonso e Luiz dos Santos/ Arquivo Pessoal


A equipe do TG viajou até o município, que fica a 170 quilômetros de Belo Horizonte, para conhecer os irmãos e também para tentar encontrar essas aves. Será que tivemos sorte?




Resumo do dia
As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.