quarta-feira, 21 de maio de 2014

Policiais fazem paralisação em vários estados

Para ministro da Justiça, governo consegue garantir a lei e a ordem no país.

Categoria pede melhores condições de infraestrutura e segurança.

Do G1, em São Paulo
401 comentários
Policiais civis de vários estados do país decidiram fazer uma paralisação de 24 horas nesta quarta-feira (21). A categoria pede melhores condições de infraestrutura, segurança e o nivelamento do salário dos policiais em todo o Brasil.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que a reivindicação não pode trazer transtornos, prejuízos e violência para a sociedade. Ele disse ainda que, se necessário, o governo tem condições de garantir a lei e a ordem em todo o território nacional.
"Os policiais que servem a lei e a Constituição sabem que a greve está proibida por decisões do Supremo [Tribunal Federal]. Em segundo lugar, não creio que nenhum brasileiro e nenhuma brasileira queira que a sociedade pague a conta de um processo que tem de ser de diálogo e de reivindicação. Caso ocorra, podemos perfeitamente encaminhar a Força Nacional de Segurança Pública e as Forças Armadas para garantir a lei e a ordem, porque a Constituição nos autoriza. A população brasileira deve ficar tranquila", disse Cardozo.
Veja abaixo a situação da paralisação de policiais civis em cada estado:
Acre
Categoria não aderiu à paralisação.
Amapá
Categoria não aderiu à paralisação.
Amazonas
Categoria não aderiu à paralisação.
Alagoas
No estado, não houve adesão à paralisação, mas a categoria irá se reunir às 16 horas, no centro de Maceió, para distribuir panfletos com o objetivo de informar à sociedade sobre as pautas de reivindicações que defendem melhorias salariais e estruturação das polícias. A assessoria da Polícia Militar de Alagoas informou que a categoria não vai aderir ao movimento.
Distrito Federal
Policiais civis suspenderam o registro de ocorrências e as investigações desde as 8h desta quarta-feira, em adesão à paralisação nacional dos servidores de segurança pública. A categoria pede a abertura do diálogo com o governo sobre propostas de valorização da classe.
Assembleia de policiais civis em Vitória (Foto: Viviane Machado/ G1ES)Assembleia de policiais civis em Vitória
(Foto: Viviane Machado/ G1ES)
Espirito Santo
Os policiais civis do estado se reuniram em assembleia, nesta quarta-feira, na chefatura de polícia, em Vitória. O sindicato informou que não fará greve, mas a categoria anunciou uma paralisação de 24 horas, até a 0h desta quinta-feira (22). Apenas flagrantes são registrados nas delegacias – todos os outros serviços foram interrompidos.
A principal reivindicação da categoria no Espírito Santo é a exigência de nível superior para os agentes de polícia, como acontece com os agentes investigativos, segundo o presidente da Associação dos Policiais Civis do estado, Gilmar Ferrari.
Goiás
Categoria não aderiu à paralisação.
Policiais se concentraram em frente à sede do sindicato em Belo Horizonte.  (Foto: Pedro Triginelli/ G1)Policiais se concentraram em frente à sede do
sindicato na capital de MG (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Minas Gerais
Policiais civis iniciaram uma passeata em Belo Horizonte às 11h20. Cerca de 50 pessoas deixaram a sede do Sindicado dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindipol-MG), na Região Noroeste, em direção à Praça Sete, no Centro.
No trajeto, os manifestantes ocuparam uma faixa da Avenida Antônio Carlos. A categoria pede melhores condições de infraestrutura, segurança e o nivelamento do salário dos policiais em todo o país. Entre as maiores cidades do Sul de Minas, as delegacias de Passos (MG), Poços de Caldas e Pouso Alegre (MG) confirmaram adesão à paralisação. Em Varginha (MG), Itajubá (MG) e Lavras (MG), não há confirmação.
Pará
Policiais Civis do estado fazem uma manifestação na Praça Batista Campos, em Belém. Segundo os policiais, o ato público busca chamar atenção sobre as deficiências do modelo de segurança pública paraense. De acordo com os manifestantes, a adesão é de 50%. Apesar disso, os policiais garantem que os serviços não foram prejudicados.
Paraíba
Em João Pessoa, as delegacias estão apenas recebendo flagrantes. Com isso, investigações, notificações, intimações e registros de ocorrências estão suspensos. Um grupo de policiais que cruzou os braços fez uma manifestação em frente ao Palácio da Redenção, sede do governo estadual, utilizando faixas em protesto e carro de som.
Piauí
Categoria não aderiu à paralisação.

Pernambuco
Tanto policiais civis quanto militares trabalham normalmente durante esta quarta-feira. O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Pernambuco (Sinpol-PE), que representa a categoria, afirmou que não pretende aderir ao movimento, mas um grupo de oposição marcou uma passeata para esta tarde, no Centro do Recife, a partir das 15h. Ainda de acordo com a Secretaria de Defesa Social, o movimento não vai atrapalhar o funcionamento da polícia.
Rio de Janeiro
paralisação no Rio teve início à meia-noite. A categoria pede que as gratificações sejam incorporadas ao salário, além de aumento no vale-transporte e no tíquete-refeição. O presidente do sindicato, Francisco Chao, informou que, apesar da paralisação, policiais vão trabalhar nas delegacias para atender às ocorrências mais graves. Um dos efeitos da paralisação dos policiais civis no estado é o adiamento da reconstituição da morte do dançarino DG, do programa Esquenta!, da TV Globo, marcada inicialmente para esta quarta-feira. Segundo ele, o procedimento foi adiado para esta quinta-feira (22).
Na Região dos Lagos, apenas parte das ocorrências, como prisões em flagrante e crimes mais graves, está sendo registrada nas delegacias. Nos casos mais leves, os policiais estão pedindo que as pessoas voltem no dia seguinte.
Em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, 30% do efetivo fazem revezamento para atender apenas os casos de emergência. Por causa da paralisação, as investigações estão suspensas, e os registros de ocorrências foram reduzidos. Apenas prisões em flagrantes, casos graves de violência, roubos e furtos de veículos estão sendo registrados.
Policiais civis de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, aderiram à paralisação de 24 horas. Somente o atendimento de casos mais graves, flagrantes e investigações serão feitos nesta quarta. Apenas em uma das delegacias de Petrópolis, a 105ª DP no Retiro, o funcionamento será normal em todos os setores.  De acordo com as unidades, o quadro de funcionários em todas as delegacias não foi alterado.
Rio Grande do Norte
Categoria não aderiu à paralisação.
Rio Grande do Sul
Categoria não aderiu à paralisação.
Policiais civis e militares realizam passeata por ruas de Porto Velho, RO (Foto: Gaia Quiquiô/G1)Policiais civis e militares fazem passeata por
ruas de Porto Velho, RO (Foto: Gaia Quiquiô/G1)
Rondônia
Policiais civis e escrivães de Porto Velho fazem passeata pela Avenida Carlos Gomes, uma das mais movimentadas da capital de Rondônia. Oato ainda tem a participação de policiais militares. A Polícia de Trânsito (Petran) acompanha a passeata e controla o fluxo de veículos na região.
Delegacias permanecem funcionando durante a mobilização da Polícia Civil (Foto: Naim Campos/RBS TV)Delegacias permanecem funcionando em Santa
Catarina (Foto: Naim Campos/RBS TV)
Santa Catarina
Policiais estão reunidos em frente à Assembleia Legislativa de Santa Catarina(Alesc), no Centro de Florianópolis. De acordo com a secretária-geral do Sindicato da Polícia Civil de Santa Catarina (Sinpol-SC), Rosemery Mattos, o intuito da mobilização é panfletar e esclarecer a sociedade sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51.
Sergipe
Um ato simbólico realizado pela Polícia Civil de Sergipe marcou o início da paralisação. Nas primeiras horas desta manhã, cerca de 100 policiais se reuniram nas escadarias da sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Aracaju, e entregaram chaves de viaturas. As delegacias estão funcionando apenas com 30% do efetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.