quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Entenda as regras para uso de camiseta de candidatos nas eleições

Publicado em 03 Outubro 2018 | 12h08min

Uso é possível desde que ela não tenha sido dada pelo candidato e que não haja aglomeração de eleitores...



A lei que regulamenta o uso de camisetas de candidatos no momento do foto é controversa. A Polícia Federal publicou orientação às forças de segurança na região com o entendimento de que o eleitor pode usar camisetas, manifestando sua preferência, desde que não tenha ganhado a camiseta do candidato.

A maioria dos juízes eleitorais, inclusive o Presidente do TRE-PR, entende que o eleitor pode, no dia das eleições, usar camiseta contendo propaganda ou antipropaganda eleitoral (seja com palavras, fotos, cores, símbolos, adesivos etc,  de candidatos ou partidos), desde que  de forma individual e silenciosa. Ou seja, não é possível aglomeração de eleitores.


Também é proibido que a camiseta tenha sido doada por candidato, partido ou coligação , no entanto, este é um item difícil de se provar.

Ou seja, se o eleitor comprou a camiseta ou a ganhou de alguém que não seja candidato, partido ou coligação, pode usar a camiseta, pois isto é direto constitucional à livre manifestação do pensamento. Não deve ser exigida comprovação da compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.