Nesta segunda feira (25) se reuniram no Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu, várias lideranças políticas e de Segurança Pública do Município. Os produtores rurais estão alarmados com o aumento da violência no campo.
Mais de 100 cabeças de gado foram furtados no município de Pompéu e isso tem deixado a todos que vivem no campo preocupados.
A diretoria do sindicato convocou uma reunião para discutir o problema e foram debatidas diversas sugestões.
O comandante da PM de Pompéu, Ten. Luciano falou sobre a atuação da Patrulha Rural que recentemente prendeu três indivíduos fortemente armados.
O Agente Hamilton expôs o trabalho de investigação realizado pela Policia Civil que conseguiu identificar alguns suspeitos.
O Prefeito Joaquim de Campos Reis colocou a Prefeitura a disposição dos Produtores e defendeu a divulgação de canais de ligação dos produtores rurais com a polícia para que todos se tornassem vigilantes denunciando qualquer movimentação suspeita.
A Coopel, representada por seu presidente José Alberto, se dispôs a confeccionar material de divulgação da campanha de conscientização dos produtores.
O presidente do Sindicato Eudes, manifestou e inquietação do setor pecuarista que passa por momentos difíceis. O Vereador Experidião Porto (PV) sugeriu que os produtores se armem para defender suas propriedades, “Toda fazenda tem de ter um bom cachorro, uma boa espingarda e um homem disposto a proteger sua família e sua propriedade. Bandido na roça tem de ser recebido com dente na canela e chumbo no peito” afirmou de forma veemente o Vereador.
A campanha idealizada tem o objetivo de conscientizar os fazendeiros de Pompéu que só com a participação de todos se conseguirá algum resultado prático na redução da violência no município.
Será incentivada a criação de redes de auto proteção no meio rural semelhante as que já existem entre vizinhos em muitas cidades e que conseguiram diminuir drasticamente a violência nos locais onde funciona.
O Vereador Experidião afirmou ainda que, “o olho do dono é que engorda o boi e que o protege contra o ladrão, se os produtores montarem esta rede de autoproteção os ladrões que atuam em Pompéu terão duas opções: ou mudar de cidade ou mudar de profissão” afirmou Porto.
Já na próxima semana deve ser iniciada a campanha. Espera-se que traga bom resultados e restabeleça o sossego na roça.
Na foto diversos produtores rurais ao lado das Autoridades pompeanas.