sábado, 10 de dezembro de 2011

Dia do Perito Criminal


A escolha do dia 04 de dezembro para homenagear os Peritos Criminais do Brasil não foi por acaso. Esta é a data em que nasceu o patrono dos Peritos Criminais, Otacílio de Souza Filho. No entanto, apesar de suas grandes contribuições para a área, a data de seu nascimento apenas simboliza um episódio que ocorreu em outra data, no ano de 1976. Otacílio morreu durante o trabalho, fazendo a perícia de dois corpos encontrados em um local de difícil acesso no interior de Minas Gerais, onde caiu num precipício.
O trabalho do Perito Criminal em Mato Grosso, como outros Estados, enfrenta um grande paradoxo. Ao mesmo tempo em que a atividade exige um vasto conhecimento teórico e científico, um alto grau de responsabilidade e complexidade, a profissão permanece desvalorizada pelo Poder Público. Como a imprensa nos mostra recorrentemente, a falta de estrutura para o trabalho do perito é grave, e em Mato Grosso, particularmente, essas dificuldades estão afastando os Peritos de suas atividades. Sim, estamos perdendo colegas e a área pode ficar ainda mais defasada.
Por falta de efetivo, muitos processos se encontram parados, e inúmeras pessoas esperam por esses resultados, e ainda muitos municípios estão descobertos do trabalho pericial, ficando limitado apenas nas provas subjetivas.
A consolidação da atividade pericial no Estado teve sempre grande empenho dos profissionais da área. Os primeiros equipamentos utilizados foram bancados pelos próprios Peritos por volta da década de 1990, quando havia apenas 10 servidores no quadro efetivo para atender todo o Estado. Hoje, com 140 peritos nomeados, ainda estamos bem abaixo do ideal para atender a demanda, continuamos investimento na profissão para poder desempenhar os trabalhos.
Mas a data, 04 de dezembro, serve também, antes de tudo, para reforçar a união da categoria, e lembrar da luta histórica pelo fortalecimento e reconhecimento da atividade no Estado e ainda um momento de reflexão para buscar a valorização devida. Sem o nosso empenho, dificilmente teríamos avançado tanto, podemos nos nivelar a de outros Estados e de outras categorias já reconhecidas. Temos profissionais empenhados e capacitados, que apesar de tudo, ainda amam a profissão e reconhecem que se trata de um bem social, de fortalecimento da justiça.
Parabéns a todos Peritos e vamos prosseguir reivindicando em busca de melhores condições de trabalho e investimento nesta profissão para melhor atender a sociedade mato-grossense e brasileira.  
Márcio Corrêa Godoy – Presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado de Mato Grosso e Perito Oficial Criminal marciocgodoy@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.