sexta-feira, 1 de julho de 2011

Nova Serrana : O Fórum que abriga uma montanha.

Um Juiz, doze servidores e oito mil cento e dois processos.

Esta é a realidade da Justiça Civil da Comarca de Nova Serrana, Centro Oeste de Minas. O número exagerado de processos, vem a cada dia aumentando, tendo em vista que que é humanamento impossível, com a atual estrutura, fazer com que a justiça tenha a celeridade desejada pelo cidadão. 

 Montanha.

É uma verdadeira montanha de processos de todos os tipos.

Muitos se encontram parados até mesmo por falta de interesse das partes envolvidas.

Um aspecto positivo para a democracia é o acesso a justiça a todos os cidadão independentemente de sua condição social, mas, com o aumento da renda as pessoas estão cada vez mais procurando entrando na justiça para defender seus interesses. isso acaba por sobrecarregar o judiciário. Pessoas, muita vezes criam uma nova ação judicial por coisas diminutas. "Há casos em que as partes disputam na justiça a propriedade de uma bicicleta, nesta situação o custo do processo para o contribuinte será de, no mínimo, dez vezes o valor da causa." Afirmou um servidor que pediu para não ser identificado.

O aumento desta participação do povo na utilização do poder Judiciário, para resgatar seus direitos, é salutar, o problema é que o numero de Juízes, Promotores e demais  serventuários da Justiça não acompanharam o crescimento da demanda pela justiça, o resultado não poderia ser  outro, uma montanha de processo entopem as Secretarias do Fórum.

Pelo menos um aspecto positivo coisa chamou a atenção do blog em sua visita ao Judiciário de Nova Serrana, os servidores da Secretaria estão em plena forma física, afinal, quem precisaria de uma academia tendo de escalar diariamente uma montanha de processos?

Dizem que, a prática de exercícios físicos, contribui para a felicidade, talvez este seja o segredo para o trabalho extenuante mas exercido com estremo bom humor pelos Servidores da Justiça.


Um comentário:

  1. Com essa nova lei que entra em vigor segunda-feira ai que os processos vão acumular mais e mais.Você não acha?

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.