sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vereador Experidião quer aumentar licença maternidade das servidoras do município de Pompéu

O vereador Experidião Porto (PV) vai apresentar um projeto de lei na Câmara Municipal que amplia a licença maternidade dos atuais 4 meses para 6 meses.

A lei federal Nº 11.770, DE 9 DE SETEMBRO DE 2008,  já autoriza o procedimento e alguns municipios já adotaram o procedimento para seus servidores.

O Vereador autor do Projeto, Experidiao Porto "pompeaninhos saudáveis"


Se o projeto do Vereador for aprovado as servidoras de Pompéu poderão tambem ter mais dois meses para se dedicar exclusivamente ao seu neném, " achamos que é muito importante que as mães tenham condição de dar uma atenção especial ao seu filho em uma idade em que a presença da mãe é fundamental, dois meses a mais de licença para a mamãe não irá atrapalhar em nada o funcionamento do município mas será fundamental para que nossos novos pompeaninhos possam mamar muito e crescendo fortes para quando adultos saudáveis ajudar a construir uma cidade melhor " afirmou o Vereador Experidião.


O projeto deverá ser votado em fevereiro.

Nossos bebês e mamães aguardam ansiosos.








Debate no Facebook:

  • curtiram isso.
  • 2 compartilhamentos
    • Pedro Alencar Azevedo Quem derá se Alfenas tivesse um vereador q preocupa com a familia
      há 23 horas · 
    • Tj Reis pra que?
      há 23 horas · 
    • Tj Reis elas ficariam mais satisfeita com aumento de salario!
      há 23 horas · 
    • Vanderlucio Rodrigues com certeza Tj Reis.....
      há 22 horas · 
    • Marquinhos Nuje parabéns vereador!
      há 20 horas · 
    • Cecília Assunçaõ Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso!!! Espero que vc seja o futuro prefeito de Pompéu...
      há 19 horas ·  ·  1
    • Angelita Souza a atenção e os cuidados que a mãe precisa dar ao filho nos primeiros meses de vida nenhum aumento de salário é capaz de substituir esta necessidade a não ser que ele seja filho de uma mãe super materialista que o dinheiro seja mais importante .É mais que justo aumentar esta licença ,parabéns por mais este projeto...
      há 18 horas ·  ·  1
    • Jose de Sousa esse Experidião Porto e o cara ,reeleição nele, vai a dica...
      há 16 horas · 
    • Alisson Gomes Apoio está ideia, inclusive sua propagação a niveis estadual e federal.
      há 16 horas · 
    • Luciana Maria Batista Batista infeliz de quem já é ligada kkkkk
      há 11 horas ·  ·  1


Nada mais que justo e pertinente!!! Parabéns pela iniciativa vereador Experidião Porto!!! Segue, infra, alguns do benefícios tanto para a mãe, o bebê, a administração pública, saúde pública e a sociedade em geral:
* Benefícios da ampliação da licença-maternidade
Os estudos apenas realçam a importância da relação entre mamãe e filho durante a primeira infância, principalmente no primeiro ano de vida do bebê.
Com a ampliação da licença-maternidade, de 4 meses para 6 meses, a mamãe terá mais possibilidades de estender a amamentação exclusiva, que vai até os seis meses de vida do bebê.
Antes, com uma licença de 4 meses, a mamãe se via obrigada a introduzir o uso da mamadeira ainda na fase vital do leite materno para alimentar seu bebê enquanto estava fora.
Esse ato, na sua maioria, resultava em desmame precoce, perdendo muito dos benefícios que a amamentação exclusiva traz.
A amamentação é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento e crescimento do bebê e se for exclusivo até os seis meses, os benefícios aumentam tanto para o bebê quanto para a mamãe.
Outro fator importante que a licença-maternidade ampliada objetiva é a maior ligação entre mamãe e bebê, sobretudo nos seis primeiros meses de vida. Há maior estimulação nas conexões do cérebro do bebê, desenvolvimento físico, emocional e intelectual a curto e longo prazo.
É no primeiro ano de vida que a criança vive uma fase de total dependência da mãe e é nessa fase em que se estabelecem padrões de relacionamento para a vida compartilhada em sociedade. A qualidade do vínculo mãe-bebê demonstra um potencial maior ou menor de um adulto vir a ser saudável.
O amor inibe a violência - Além de vantagens para mamãe e bebê, a licença-maternidade ampliada traz benefícios para a sociedade. Estudos comprovam que boa parte da violência social e da criminalidade decorre da carência afetiva nos primeiros anos de vida.
Como mãe e criança recorrem menos aos serviços de saúde com a prorrogação da licença-maternidade, os gastos com saúde pública serão visivelmente reduzidos tanto a curto como longo prazo já que os benefícios são para toda a vida de mãe e bebê.
Os filhos de mulheres favorecidas pela lei da licença-maternidade prorrogada deixarão de utilizar as creches públicas por mais tempo, o que reverterá em redução dos gastos e da superlotação observada nesses recintos.
Na empresa em que se seguir a lei também terão redução de gastos, pois suas funcionárias trabalharão mais motivadas e faltarão menos ao trabalho por doença de seus filhos.
Como todos só temos a ganhar com a licença-maternidade ampliada, temos que lutar para que o benefício seja unanimidade para que o futuro das crianças e do país seja cada vez melhor.
DICAS: Vantagens da amamentação
Para o bebê:
- Vantagem nutricional (único alimento que garante crescimento ótimo e estado de saúde ideal até os seis meses).
- Vantagem imunológica (risco muito menor de diarréias, otites, infecções respiratórias e urinárias, mortalidade infantil menor, prevenção de alergias, como alergias alimentares) - a chance de uma criança não amamentada ser internada por pneumonia nos primeiros três meses de vida é 61 vezes maior.
- Desenvolvimento da estrutura facial e suas funções, proteção dos dentes e prevenção dos distúrbios da fala.
- Criança mais inteligente, com menor risco de distúrbio de aprendizagem e concentração. A amamentação prolongada pode aumentar o QI (coeficiente de inteligência) das crianças. A Universidade de McGill no Canadá encontrou uma ligação entre o tempo de amamentação e a inteligência demonstrada num teste de QI, que as crianças fizeram aos seis anos de idade.
- Vantagem psico-social (estabelece maior relação afetiva mãe-filho, estimula o desenvolvimento psico-motor, social e afetiva).
- Menor risco de câncer.
- Menor risco de morte súbita no berço.
- Menor risco de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, arteriosclerose, colopatias inflamatórias.
Para a mãe:
- Prevenção da hemorragia pós-parto e involução rápida do útero.
- Amenorréia (permite a recuperação dos estoques de ferro).
- Espaçamento das gestações (melhor planejamento familiar).
- Redução do risco de câncer de mama e ovário.
- Favorece a ligação mãe-filho e o desempenho maternal da mulher.
- Vantagem econômica e social (Leite materno é gratuito).
 ·  · há 4 horas · 

Um comentário:

  1. Parabéns Experidião, pela sua brilhante atuação junto a Câmara Municipal.
    Sempre que posso visito seu blog para saber das notícias de nossa cidade e resolvi então divulgar seu link e de mais alguns amigos em meu blog de Educação www.canaleducar.com, que é meu xodó. Quanto puder faça uma visitinha no meu cantinho. Um abraço

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.