sábado, 30 de setembro de 2017

Peritos do Interior se reúnem e decidem criar associação.

Os Peritos representantes de todas os Postos de Pericia Integrada do Centro Oeste de Minas se reuniram em Divinópolis. 
Nesta ultima quinta-feira (28) aconteceu em Divinópolis uma reunião de Peritos Criminais com representantes de todo o Centro Oeste de Minas. Na pauta diversos assuntos de interesse da Segurança Publica da região. Os Representantes de Divinópolis, Formiga, Pará de Minas,Nova Serrana e Bom Despacho debateram sobre as condições precárias de trabalho que tem afetado a qualidade dos serviços prestados pelos peritos a comunidade da região. 

"Com viaturas caindo aos pedaços o deslocamento acaba demorando e com isso as vítimas e a Policia Militar ficam por muito tempo esperando a chegada da Pericia que, em alguns casos tem de se deslocar mais de 200 km para atender um local, com somente  um Perito plantão para atender 19 cidades, se houver duas ocorrências ao mesmo tempo,  vitimas e a PM tem de aguardar horas até a chegada do plantonista" afirmou o Perito Experidião Porto.

Há casos como Formiga onde o numero reduzido de Peritos também causa problemas, segundo o representante da cidade o local conta com numero reduzido de profissionais o que dificulta até mesmo a elaboração da escala. Há Peritos que devem se aposentar em breve, mas mesmo assim uma Perita com apenas 3 anos de profissão foi removida para Belo Horizonte por critérios políticos.

Interior abandonado.


Com poucos Peritos e com estrutura precária a pericia do interior agoniza. Os profissionais reclamam que as entidades de classe que deveriam os representar, dão as costas para os Peritos "Rurais", como são chamados os lotados no interior de Minas. 

Segundo o Perito Rinaldo de Divinópolis, as reivindicações do interior são preteridas, Peritos são removidos por critérios políticos e as entidades como Acemg e Sindpecri falam muito e resolvem pouco.

A Superintendência de Policia Técnico-Cientifica tem feito uma gestão eficiente na medida do possível, mas devido a crise, encontra dificuldades e acaba também sendo vulnerável a pressões políticas.

Outra reclamação dos Peritos do interior é a forma com que são tratados pelas entidades que representam a categoria como Acemg e Sindpecri. Segundo os Peritos a Diretoria dessas entidade nunca esteve em visita a maioria dos setores de pericia do interior e são indiferentes aos seus problemas.


Nova associação.


Devido ao descaso que estão sendo tratados, os Peritos e Legistas  do interior resolveram criar uma associação. O estatuto dessa nova entidade será amplamente debatido, mas o foco inicial é buscar o equilíbrio de tratamento com os Peritos da Capital. 
"Temos muita força politica no interior e usaremos a associação para melhorar a estrutura da Policia Técnico-Cientifica para assim podermos oferecer um serviço melhor para a comunidade que é atendida por nós" afirmou o Perito Carlo Leal.

A nova associação devera ser composta de Médicos Legistas e Peritos e do Centro Oeste de Minas poderá se expandir para todo interior de Minas Gerais.

Unidos em uma entidade forte a voz dos Peritos "Rurais" ecoará dos ricões e grotões das Minas Gerais para o Centro Administrativo e para o Palácio da Liberdade.

E o maior beneficiário será povo do interior de Minas Gerais.

Um comentário:

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.