sábado, 25 de fevereiro de 2012

PRÍNCIPE DO BRASIL VISITA DIVINÓPOLIS E BOM DESPACHO


Dra. Heloisa Cerri recepcionará o príncipe em encontro promovido pela Confraria Brasil-Portugal

O Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, herdeiro da Coroa Brasileira, visitará duas cidades do Centro-Oeste de Minas na próxima quarta-feira (29). A visita começará por Divinópolis, onde ele chegará às 10h15, sendo recepcionado na Avenida JK, próximo ao Corpo de Bombeiros.

Às 10h30, Dom Bertrand, terá nova recepção nas escadarias da Catedral do Divino Espírito Santo, sendo recebido por autoridades municipais. Na ocasião, será executado o Hino de Divinópolis pela Banda de Música do 23º Batalhão da Polícia Militar. Às 11h15, será celebrada Missa em Ação de Graças.

As atividades do príncipe em Divinópolis serão encerradas em um encontro que ocorrerá no auditório da Fiemg, no bairro Esplanada, às 13h30. O encontro é uma homenagem da Confraria Brasil-Portugal e na ocasião Dom Bertrand fará palestra para educadores e demais convidados com o tema: “Como avançar na Educação segundo a ótica monárquica”.

Neste encontro no auditório da Fiemg, a vereadora do PV, Dra. Heloisa Cerri, fará uma saudação ao príncipe, como autora da Lei 7.010/2009 que instituiu o Dia Municipal da Confraria Cultural Brasil-Portugal, comemorado todo dia 10 de junho. Em seu discurso, Dra. Heloisa destacará a importância da monarquia para o país, bem como do orgulho divinopolitano ao recepcionar um dos mais atuantes membros da família real brasileira.

Após cumprir a agenda em Divinópolis, Dom Bertrand seguirá para Bom Despacho, segunda parte da visita à região.

A CONFRARIA

Confraria Brasil-Portugal é uma associação civil e cultural, sem fins lucrativos, com sede e foro em Divinópolis, que funciona à Avenida Antônio Olímpio de Morais, 560/1001. Foi criada no dia 28 de junho de 2008, em São José dos Salgados e oficializada no dia 8 de dezembro do mesmo ano.

A Confraria, cuja presidente é a escritora Maria de Fátima Quadros, tem atualmente 74 membros. A associação cultural tem por finalidade exclusivamente difundir a cultura da língua, da literatura, das ciências e artes em geral no Brasil e em Portugal; divulgar poetas, escritores e artistas brasileiros e portugueses, de preservar, difundir e promover a cultura dos dois países, incentivando e realizando estudos/seminários, estabelecendo relações e intercâmbio, promovendo eventos. A Confraria dispõe, ainda de uma biblioteca formada por autores brasileiros e portugueses, à disposição dos interessados.CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a Confraria

QUEM É DOM BERTRAND
(FonteWikipédia)

Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança e Wittelsbach, nasceu em Mandelieu, França, no dia 2 de fevereiro de 1941. O príncipe de Orleans e Bragança, é o atual príncipe imperial do Brasil desde 5 de julho de 1981, quando seu irmão mais velho, D. Luís Gastão, assumiu o posto de Chefe da Casa Imperial Brasileira, herdado do pai. É o terceiro filho varão de D. Pedro Henrique de Orleans e Bragança, então Chefe da Casa Imperial Brasileira, e de D. Maria Isabel da Baviera. Dom Bertrand de Orleans é bisneto da Princesa Izabel que assinou a Lei Áurea que libertou os negros escravos.

O príncipe passou a infância na Europa, durante o exílio da família imperial brasileira, em plena Segunda Guerra Mundial(1939-1945). Veio para o Brasil em 1945, juntamente com os pais e três irmãos. Passou o restante da infância entre o Rio de Janeiro e Petrópolis, e a juventude entre o Paraná e São Paulo, aonde fora enviado para estudar. D. Bertrand se formou em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Reside com o irmão, D. Luís, no bairro do Pacaembu, na cidade de São Paulo. É um antigo expoente das causas da elite católica conservadora.

Solteiro, tem como herdeiro imediato o seu irmão D. Antônio João de Orleans e Bragança. Além de príncipe imperial do Brasil, conforme a constituição brasileira de 1824, é o comendador-mor da Imperial Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo e grão dignitário-mor da Imperial Ordem da Rosa, além de grã-cruz de todas as outras ordens brasileiras e bailio grã-cruz da Ordem Constantiniana de São Jorge, da Realeza Napolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.