Postagem em destaque

Pernilongopéu: enxame de insetos sugadores tiram o sono dos Pompeanos.

Dona Dejair Maria moradora de Pompéu. Veja clicando abaixo o video com os moradores de Pompéu. Pernilongos tem se tornado um suplic...

domingo, 6 de janeiro de 2013

Delegada e Secretária de Ação Social identifica Morador de rua ganha até R$120 por dia com esmolas.


Prefeitura vai identificar e oferecer ajuda para que andarilhos voltem ao convívio da família.
Fotos: Prefeitura de Bom Despacho
Na última quinta-feira (3/1) a Secretaria de Desenvolvimento Social de Bom Despacho, iniciou a operação Bom Samaritano. Seu objetivo é identificar os andarilhos e moradores de rua, ouvir suas reivindicações e oferecer ajuda para voltarem com dignidade ao convívio da família.

O trabalho está sendo feito por quatro servidores da Prefeitura, coordenados pela secretária Rosemaire Cássia dos Santos.

No primeiro dia a equipe abordou sete pessoas na frente da Rodoviária e na rua Dr. Miguel Gontijo. Todas foram entrevistadas e identificadas.

Das sete pessoas ouvidas, cinco manifestaram o desejo de regressar às suas cidades de origem.

Convênio

As pessoas abordadas foram fotografadas, mediante autorização, e sua imagem será postada na internet para facilitar a identificação por familiares e amigos. “Queremos estimular as famílias a virem resgatar essas pessoas”, afirmou a secretária Rosimaire.

A Secretaria de Desenvolvimento Social pretende fazer um convênio com entidade assistencial de Bom Despacho que possa atuar como casa de passagem. Desta forma os moradores de rua serão alimentados e poderão fazer sua higiene pessoal até serem encaminhados às suas cidades de origem.


Fim da esmola

Nas próximas semanas a Prefeitura vai iniciar o trabalho de conscientização da comunidade para que as pessoas não dêm mais esmolas nas ruas. Em vez disso elas serão orientadas a fazer contribuições financeiras para as entidades que prestarem assistência aos moradores de rua.

“O gesto solidário de dar esmola a pedintes nas ruas contribui para atrair cada vez mais andarilhos e mendigos para Bom Despacho. Tanto que uma das pessoas abordadas por nossa equipe não quer sair da rua porque disse ganhar em média 120 reais por dia só com esmolas. Portanto, temos que mudar de conduta para resolver o problema”, afirmou a secretária Rosemaire.

Grávida

Uma das moradoras de rua abordadas na quinta-feira está grávida de 5 meses. Por isso, na próxima semana uma equipe da Secretaria irá acompanhar essa pessoa até sua cidade de origem, onde ela será entregue à família.

A abordagem, identificação e encaminhamento de moradores de rua vai continuar por tempo indefinido, inclusive para identificar a presença de eventuais quadrilhas de pedintes que vivem de esmola.

Denúncias da presença de moradores de rua podem ser feitas pelo telefone 3521.3727.
Fonte informação: http://www.bomdespacho.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.