Arthur Fernandes Jornalista - CORREIO DE UBERLÂNDIA - Entre os candidatos a vereador em Uberlândia, não são raros os exemplos de quem promete na campanha eleitoral o que não poderá cumprir caso sejam eleitos. A reportagem do CORREIO de Uberlândia foi às ruas em busca de “santinhos” com propaganda eleitoral que contivesse propostas que fogem à atribuição de um legislador municipal.
A tarefa não foi difícil. Em alguns minutos de caminhada pelo Centro da cidade foi possível recolher quase uma dezena de materiais impressos, a maioria jogada no chão, com promessas descabidas e que não estão entre as funções de um vereador.
Por questão de isonomia com os outros candidatos não haverá a menção de nomes dos concorrentes que fizeram os folhetos. Todos continham itens que extrapolam a atribuição do vereador, que é sobretudo a de legislar, sem criar despesas para o município, e de fiscalizar o Poder Executivo.
Tem candidato afirmando que vai implantar escola em tempo integral, aumentar o número de vagas na rede de educação municipal, além de criar centros de arte e cultura nos bairros. A mesma candidata promete incrementar o programa médico e odontológico nas escolas.
Alguns miram nichos específicos. Há os que defendem a cultura. Um deles promete a criação de um estúdio comunitário, “onde músicos de todos os gêneros poderão ensaiar durante duas horas por dia, gratuitamente”. No entanto, não há menção sobre a origem do dinheiro para executar os serviços.
O lado espiritual também não foi esquecido e o mesmo candidato promete criar o “projeto momento com Deus em seu bairro”.
No quesito segurança, que é uma responsabilidade que extrapola até a esfera municipal, ficando a cargo principalmente do Estado, há propostas “de reforço no policiamento ostensivo e preventivo”.
Entre os representantes de movimentos sociais e que são candidatos há propostas até de fazer reforma agrária em nível municipal, levando moradia e acesso à terra. A fonte de recursos para adquirir as propriedades rurais não foi mencionada.
Para o presidente da Subseção uberlandense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Egmar Sousa Ferraz, a maior punição do eleitor para os candidatos que tentam ludibriá-lo com propostas sem nexo será na hora de digitar o número na urna eletrônica no dia 7 de outubro. “Isso é um engodo. É ludibriar, é enganar o cidadão, que precisa compreender que a função do vereador é legislar. Qualquer outra promessa é mentira. A OAB tem chamado a atenção para isso, de que o eleitor não venda o seu voto. E, se não houver coerência na proposta, também não dê o seu voto.”
Cargo tem as maiores limitações
Representantes do povo que estão mais próximos dos seus eleitores, os vereadores também exercem um cargo que têm as maiores limitações de atuação entre os integrantes dos poderes legislativos. As principais funções são legislar e fiscalizar o Poder Executivo. A primeira dessas atribuições, a de propor a criação de leis, tem um aspecto restritivo, que é não poder gerar gastos aos cofres públicos com a apresentação dos projetos de lei. “São duas causas para essa disfunção. A primeira é o desconhecimento da função legislativa pelos próprios candidatos. A segunda é a tentativa de convencer o eleitor que também não sabe qual é o propósito do legislador”, afirmou o cientista político Leonardo Barbosa e Silva, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Segundo estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), menos de um terço dos 651 postulantes ao cargo de vereador em Uberlândia tem curso superior. “Infelizmente, não temos no Brasil uma educação para a formação política. A mídia e o próprio governo também não ajudam a explicar quais são as funções dos agentes políticos”, afirmou o cientista social, com atuação na área de Ciência Política.
Função do legislador é desconhecida
A reportagem do CORREIO de Uberlândia abordou, aleatoriamente, dez pessoas nas imediações da praça Tubal Vilela, no Centro de Uberlândia, para fazer uma pergunta aos entrevistados que deveriam ser eleitores em Uberlândia para poder respondê-la. A questão era: o quê um vereador faz?
Nas dez entrevistas, uma única pessoa deu uma resposta dentro do limite legal da atribuição de um vereador. “Ele auxilia o prefeito”, afirmou a estudante Rayane Ferreira, 19 anos. A amiga dela, Camila Rodrigues, 18 anos, deu uma resposta inusitada. “O que o vereador faz é só aparecer na hora da eleição, mas depois some”, disse a estudante.
Apesar de fazer promessas que não podem ser cumpridas, candidatos a vereador não podem sofrer punições por causa da “propaganda enganosa”. “Não seria passível de nenhuma representação, porque o candidato está dando uma opinião, se é correta ou errada, está dentro do diagnóstico daquilo que ele pretende fazer. Mas é errado, porque o vereador deve saber qual é a atribuição dele na Câmara Municipal”, afirmou o juiz eleitoral Walner Barbosa Milward de Azevedo.
O promotor eleitoral Genney Randro Bastos de Moura segue a mesma linha de raciocínio. “É errado, mas não tem uma sanção. Mas, no mínimo, é antiético. Precisamos contar com o bom senso do eleitor, que deve tomar cuidado com as propostas mirabolantes de candidatos a vereador”, disse.
Algumas das promessas encontradas em “santinhos”:
- Investir na saúde preventiva, diminuindo as filas dos atendimentos médicos
- Ampliar o ensino para jovens e adultos
- Aumento da frota do transporte público
- Abertura de crédito para a casa própria
- Escola em período integral
- Construção de creches municipais
- Reforço no policiamento ostensivo e preventivo
- Mais centros profissionalizantes nos bairros
- Criar centros de arte e cultura nos bairros
- Geração de empregos com a atração de novas empresas
- Construção de clínicas para dependentes químicos
- Construção de guaritas com barreiras nas rodovias
- Patrulha escolar nas escolas em tempo integral
- Criar unidade móvel, levando vagas de empregos aos bairros
- Implantar nas escolas municipais cursos profissionalizantes
- Implantar “Projeto Momento com Deus em seu bairro”
- Apresentar projeto para a criação de um hospital municipal pediátrico
- Criação de um estúdio comunitário
Estive c o chico ! Achei ele estranho !um pouco esquisito.
ResponderExcluirFiquei sabendo que o Chico tá prometendo secretária na prefeitura até pra mendigo.
ResponderExcluirO que ele tem a perder ? O que vc ten a ver com isso
ExcluirDEIXA ELE PROMETER, JÁ VIROU PIADA TAIS PROMESSAS DO CANDIDATO.KKKK
ResponderExcluirO CARA TEM 71 ANOS,ÚLTIMA VEZ QUE PODE SE CANDIDATAR ,TEM MAIS É QUE PROMETER LOTE NA LUA,VAGA NO CÉU E TUDO MAIS QUE ELE IMAGINAR QUE PODERÁ RENDER VOTOS.
Inveja mata sô....Vamos aproveitar essa oportunidade e votar no 33....
ResponderExcluirOlha, vou te contar...existem mendigos bem melhores do que muitos que estão por ai....
ResponderExcluir( o candidato do pobre) não colou não ! Kkkkkkkk . O pobre também tem consciência !
ExcluirOlha a discriminação!!!!!Mendigo também vota viu?
ResponderExcluirAmarelou ? Eu já !
ResponderExcluirEu não..Amarelão é sinal de dor de barriga....Depois ainda fica verde...De raiva!!!!!
ResponderExcluir40 milhões de investimentos , já pensou ? Ou 3 milhões do ex? Kkkk
ExcluirCandidato de pobre constrói creches e escolas o o povo !faz rede de esgoto , asfalto , ônibus novos , quadras de esportes e casas novas ! Não pracinhas !
ExcluirCandidato dos pobres,quem Chico?kkkk Essa é a maior piada que estamos escutando!êta povo besta,um prefeito bom é aquele que administra para todos.O Chico gosta tanto de pobre que na administração dele mandou colocar um portão para não ser incomodado pelos cidadãos .
ResponderExcluir(eta povo besta ) isso e coisa de oposição suja , sei q não vai ser divulgado , mais e isso q faz vocês perderem eleição !!! Kkkkkkkkk !amarelou ???
ExcluirQuantas creches o ex pracinha fez no município ? Zero !
ExcluirA MUITOS ANOS OUÇO O PESSOAL MAIS ANTIGO DIZER QUE A CLASSE DOMINANTE EM POMPÉU TEM MEDO QUE A CIDADE SE DESENVOLVA QUE VENHA MAIS EMPRESAS QUE PESSOAL COMESSE RECEBER UM SALARIO MAIS DIGNO QUE ELES PERCAM ESSA MÃO DE OBRA BARATA DESSE POVO TRABALHADOR PRINCIPALMENTE AS MULHERES DO NOSSO MUNICIPIO QUE AINDA TRABALHAM LAVANDO AS CALCINHAS DAS MADAMES NA MOIORIA DAS VEZES POR MUITO MENOS DE UM SALARIO MINIMO SEM CARTEIRA ASSINADA SEM DIREITO ALGUM.POIS JA COMESSO A ACREDITAR NISSO VENDO A POLITICA DE EMPREGOS E DESNVOLVIMENTO QUE OS NOSSOS LIDERES POLITICOS ADOTAM,NÃO TENHAM DÚVIDA QUE SEREMOS ULTRAPASSADOS RAPIDADMENTE POR CIDADES VIZINHAS COM POTENCIAL BEM MENOR QUE O NOSSO.
ResponderExcluirNa (moioria) das vezes ? Aprenda a escrever primeiro , faca o primário em uma de nossas escolas e depois procure um emprego , tenho certeza que encontrara !
ExcluirCompare Pompeu com as cidades vizinhas e Vera que estamos no caminho certo
ResponderExcluirNÓS CRESCEMOS MUITO NESTES 4 ÚLTIMOS ANOS ! VOTAR NO EX SERIA RETROCEDER , PARAR NO TEMPO E NO ESPAÇO . FRANCAMENTE ELE NÃO FEZ NADA PARA POMPÉU .
Foguete !
ExcluirPompeanos, esse chico do soca foi prefeito e nao fez nada e agora esta prometendo que vai fazer. Alias secretaria ele ja prometeu mais de 50. Como ele vai dar 20 porcento de aumento se na epoca dele tivemos uma perca salarial de quase 30 porcento fora o IPSEMP que ele nao depositou o dinheiro. Ta na hora de aposentarmos esses candidatos ultrapassados. Se fosse o Experidiao eu votava.
ResponderExcluirCOMO ELE VAI PAGAR O DINHEIRO QUE ESTÁ PEDINDO EMPRESTADO PARA A CAMPANHA? TÁ CONTANDO COM O DINHEIRO DO IPTU , IPVA ... PARA PAGAR? MAS MESMO ASSIM ELE NÃO PAGA NÃO . ELE DEVE OS FORNECEDORES DESDE A ULTIMA CAMPANHA. PAGAR NECAS!
E a ganância por poder ? Fica onde ! Não estão importando no futuro da cidade e do povo , querer o beneficio próprio no fim do mês ! Tadim deles !
ResponderExcluirTadim de quem mesmo?...
ResponderExcluirBomba!!!!!O povo não esquece...Faz tanto tempo, mas parece que foi ontem...
ResponderExcluirAFINAL DE CONTAS , O MAURO MESQUITA É CANDIDATO A VEREADOR OU A PRESIDENTE DO SINDICATO ? ELE ESTÁ PROMETENDO A VOLTA DA EXPOSIÇÃO DE POMPEU .
O que sobrar ta bom .
ExcluirAchei que era BOMBA também...Não me esqueci não....Foguetes, temos todos os dias.....
ResponderExcluir