sexta-feira, 21 de junho de 2013

Clinica para recuperação de "Noiados" é fechada pela justiça em Bom despacho

A Justiça interditou  uma clínica para reabilitação para dependentes químicos na zona rural de Bom Despacho, região Centro-Oeste de Minas Gerais.
A decisão liminar é resultado de uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Na denúncia, a clínica não tinha os requisitos mínimos exigidos pela legislação para funcionar. Além disso, a instituição é acusada de internar pessoas sem sua consentimento e sem indicação médica psiquiátrica, o que caracteriza cárcere privado.

A situação chegou ao conhecimento do MPMG depois que a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Bom Despacho recebeu uma denúncia de uma pessoa que pretendia internar involuntariamente um paciente de sua família. O interessado ficou desconfiado porque a clínica não apresentou alguns documentos exigidos pela legislação.

A partir daí um Inquérito Civil Público foi aberto para verificar a legalidade da clínica, que estava em funcionamento havia mais de um ano sem alvará municipal.

O Ministério Público chegou a solicitar a instauração de um inquérito policial para apurar denúncias. Segundo o órgão, a clínica internava também adolescentes nas mesmas condições e acomodações de adultos.

Após uma vistoria realizada pela Vigilância Sanitária municipal e estadual foram encontradas várias irregularidades. Os órgãos responsáveis definiram então um prazo para que a clinica providenciasse os requisitos necessários para a emissão do do alvará sanitário de funcionamento, mas o proprietário da clínica não cumpriu o acordo.

Diante da situação e por entender que a clínica poderia vir a prestar um serviço de relevância para o município, o Ministério Público firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em maio deste ano. Mas, outra a vez a clínica não cumpriu as exigências legais.

Em junho deste ano foi ajuizado um pedido de interdição da clínica. A liminar prevê também que a clínica promova, em um prazo de até sete dias, a desinternação de todos os pacientes, sob pena de multa diária de R$ 20 mil.

Um comentário:

  1. Daiba como funciona uma Cínica de Recuperação!
    http://blog.viversemdroga.com.br/como-funciona-uma-clinica-de-recuperacao/

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.