terça-feira, 20 de abril de 2010

Ascapeu - Catadores de sonhos.


Na reunião desta segunda a Câmara Municipal de Pompéu recebeu os integrantes da Ascapeu, a Associação dos Catadores de Material reciclável de Pompéu. Eles foram levar aos Vereadores suas dificuldades e reivindicações. Disseram que sua arrecadação caiu muito depois que foram proibidos de apanhar o material reciclável do lixão da cidade. Denunciaram ainda que o galpão que foi destinado a eles se encontram em condições precárias, sem banheiro, sem água, sem extintor de incêndios no caso de um incêndio pode acontecer uma catástrofe humana. A Presidente da Ascapeu esteve na Câmara Municipal e, da Tribuna falou de forma eloquente sobre as dificuldades da categoria que representa. Falou sobre as dificuldades de coletar o material na cidade e que os moradores não estão separando o material o que torna impossível sua coleta visto que teriam de rasgar cada saco de lixo para fazer a separação. O Vereador Experidião Porto (PV) a muito tempo apoia o grupo "fiquei impressionado com a coragem destas pessoas, precisamos encontrar um caminho para que elas possam ter uma vida digna, elas foram proibidas de frequentar o lixão com a promessa de que encontrariam o material reciclável nas portas das nossas casas,infelizmente isso não ocorreu, elas passam por grandes dificuldades mas mantem a cabeça erguida, estão conseguindo pouco material reciclável mas continuam trabalhando agora como catadores de sonhos" afirmou o Vereador.
Esperamos que se encontre em breve uma solução para estes pompeanos que alimentam seus filhos com o que sobra e é jogado fora por todos nós consumidores. Que seus sonhos se tornem realidade.

3 comentários:

  1. SITUAÇÃO DIFICIL! a PREFEITURA DEVERIA INTERFIRIR MAIS OBJETIVAMENTE , LITERALMENTE PEGAR NO CHIFRE ! ESTAS PESSOAS ESTÃO NO LIMITE ! ENTRE PULAR PARA O OUTRO LADO OU CONTINUAR LUTANDO .PROIBIR A FREQUENCIA AO LIXÃO, SEM DAR OUTRA SOLUÇÃO DE SOBREVIVENCIA SÓ PORQUE ACHAMOS ESTETICAMENTE FEIO!!!É COVARDIA . INFELIZMENTE A POPULAÇÃO É MUITO MAU EDUCADA, NÃO VÃO SEPARAR O LIXO DE JEITO NENHUM.

    ResponderExcluir
  2. Marina, é muita inocencia de sua parte achar que eles foram proibidos de frequentar o lixão porque é "esteticamente feio", não é mesmo! Exitem leis ambientais neste país. E uma delas proibe catadores de lixo no lixão. Quer dizer, até lixão já é proibido.
    A prefeitura esta correta em proibi-los de frequentar o aterro, pois quem pagará a multa, somos nós moradores!!!
    O povo que deveria ser mais educado! Eu já separo o lixo reciclável aqui em casa, e toda semana um integrante da Ascapéu passa aqui para recolhe-lo.
    E você, já fez a sua parte? Esta pergunta também vale para você Experidião!!!

    ResponderExcluir
  3. marina helena c. valadares22 de abril de 2010 às 20:10

    É muito facil simplesmente "dar de ombros" , se preocupando apenas em EVITAR MULTAS,ao executivo.Com certeza o que o legislador criador da lei desejou é estas pessoas não fossem ignoradas pelo poder publico .Ou seja evitar a omissão com a miséria.É necessário que a prefeitura abraçe o problema .Que seja madatária desta coperativa , até que os seus membros consigam geri-la . Pois a maioria deles não sabe sequer assinar o nome .Infelismente, este é o problema que se tem, quando um empresário, determinana prioridades no setor publico . NÃO POSSUEM SENSIBILIDADE.O OBJETIVO DE QUALQUER EMPRESA E ACUMULAR GANHOS. O OBJETIVO DO ADMINISTRADOR PUBLICO É CUIDAR DE VIDAS HUMANAS, OS RECURSOS FINANCEIROS EXISTEM UNICAMENTE PARA ISSO.É EXATAMENTE O QUE ESTA ACONTECENDO.

    "TRATAR COM DESIGUALDADE OS DESIGUAIS" ESTENDER UM BRAÇO AOS QUE PRECISAM DELE , E UMA MÃO AOS QUE MENOS PRECISAM.

    acho que não tenho nada de ingenua

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.