segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Principe de torna cidadão pompeano no aniversário de Dona Joaquina do Pompéu.


No evento, ocorrido em Pompéu, dia 20 de agosto, marcado por presenças ilustres, o Vereador Experidião Porto esteve com o Príncipe Imperial, bisneto da Princesa Isabel, Dom Bertrand de Orléans e Bragança. Cumprimentou também os cônsules de Moçambique, Deusdete Januário; de Senegal Ibrahima Gayer; de Portugal, André Sopas Bandeira; prefeito de Pompéu, Joaquim Reis; além de deputados, promotores públicos, escritores, entre outros.
Um presença marcante também foi a de Iara Tupinambá, artista de renome mundial que pintou um quadro de Dona Joaquina de Pompéu que se encontra na Câmara Municipal da Cidade.
Na solenidade, houve vários discursos sobre a patrona do museu, Dona Joaquina do Pompéu. A homenageada, nascida no século 18, é reconhecida como uma mulher a frente de seu tempo. Grande empreendedora, Joaquina de Pompéu, foi proprietária de milhões de hectares de terra, mil escravos e milhares de cabeças de gado. Em 1808, abasteceu com mantimentos e animais, a Corte Portuguesa recém-chegada ao Brasil. Dom João VI concedeu-lhe honras. A força e o poder de Joaquina se intensificou no oeste de Minas, e sua história perdura há dois séculos.
Roncalli afirmou: “É uma honra participar de um evento com tamanha riqueza cultural em nossa região, além de conhecer a história de Pompéu, de  poder estar próximo ao povo pompeano e estar em contato com personalidades tão relevantes.”





O Presidente da Câmara José Romualdo e o Principe Dom Bertrand


O Vereador Experidião Porto e a artista Iara Tupinambá.

Dom Bertrand que já visitou a residência do Vereador Experidião Porto


Dom Waldemar Chaves de Araújo, Bispo Emérito de São João Del Rei/MG junto ao Ex Aluno Dr. Ubiratam Gazel assessor Juridico do sindpol centro Oeste.

O Vereador Experidião com  Comandante da PM de Pompéu Ten . Hebert com seu filho o pequeno Oficial e esposa comandante da família.   

O Príncipe dom Bertrand falou aos convidados e homenageou Dona Joaquina e seus descendentes, ele recebeu juntamente com duas netas de Ministro francisco Campos o título de Cidadão Honorário de Pompéu.

4 comentários:

  1. e o "Dr.PRÍNCIPE" , SERÁ , QUE FOI SOMENTE EU , QUEM VIU ...KKKKK coisa de doido esse Pompéu.

    ResponderExcluir
  2. onde estão os comentários relativs ao chico do Soca ?

    ResponderExcluir
  3. Censuram o blog deste policial?

    ResponderExcluir
  4. Arquivos Paroquiais para consultar em Portugal - MyHeritage.com.br - Blog português

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.