quarta-feira, 4 de maio de 2016

Caos na segurança:Justiça determina interdição de presídio em Nova Serrana


Ação constatou que a unidade está com o triplo da capacidade permitida.
Seds informou que cumprirá o estabelecido pela juíza local.

Do G1 Centro-Oeste de Minas
Presídio de Nova Serrana  (Foto: Mário Cardoso/Divulgação)Presídio de Nova Serrana foi interditado pela Justiça (Foto: Mário Cardoso/Divulgação)
A Justiça determinou a interdição do presídio de Nova Serrana por superlotação e por violar o princípio da dignidade humana nesta terça-feira (3). Presos serão transferidos e obras devem ser realizadas. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou, em nota, que cumprirá a determinação judicial.
A interdição do presídio partiu de uma ação liminar ajuizada pelo Ministério Público que constatou que a unidade prisional está com o triplo da capacidade permitida. O presídio foi projetado e construído para 65 presos, sendo 56 no regime fechado e dez no semiaberto, mas, atualmente, tem 200 presos.
A interdição foi autorizada pela juíza Cristiane Soares de Brito. A ação determina a transferência dos presos para que a capacidade máxima seja respeitada.
Irregularidades
Consta na liminar que há colchões no chão e não há celas para visitas íntimas, além de nenhuma cela atender aos parâmetros de acessibilidade.
De acordo com o documento, se o presídio receber novos presos, o Estado ficará sujeito a uma multa de R$ 10 mil por detento. A decisão da juíza estabelece também que a readequação física seja feita em, no máximo, 180 dias. Estas obras são para sanar problemas constatados pelo Corpo de Bombeiros.
Caso o Estado não cumpra a determinação, ficará sujeito a multa de R$ 50 mil por dia. A juíza também determina recomposição do quadro de agentes prisionais.
Justiça determina interdição de presídio (Foto: G1)Justiça cita irregularidades para interdição de presídio (Foto: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.