domingo, 18 de julho de 2010

Caso Bruno: Autonomia da Pericia de Belo Horizonte possibilita Investigação baseada em vestígios

Na foto as lideranças dos Peritos Criminais de Minas, o Prof. Serjão Diretor do IC, o Perito Wilton Vice Presidente da Associação dos Peritos, o Deputado Dalmo, e o Presidente da ACEMG Walney. O avanço nas ações da Pericia em encontrar vestígios no Caso Goleiro Bruno se deu principalmente por não haver interferência dos Delegados no trabalho dos Peritos Criminais, a investigação ocorre em conjunto sem que haja interferência no trabalho um do outro.


Perícia corre contra o tempo e quebra paredes, recolhe cacos e fios de cabelo na tentativa de reunir provas de que Eliza foi morta na casa do ex-policial Bola.

Consumidos sete dos trinta dias da prisão temporária decretada para o goleiro Bruno Fernandes e seus amigos, a polícia mineira começa a entrar em uma fase crítica para a apresentação de provas materiais para encaminhar, com segurança, o grupo para o banco dos réus. Da principal dessas provas – o corpo de Eliza Samudio – talvez não existam agora mais que fragmentos.A partir de agora, um pedaço de unha, manchas de sangue ressecado ou até um fio de cabelo valem ouro para a polícia.

Apesar das declarações incisivas do delegado Edson Moreira e da comoção pública, tudo o que liga o goleiro Bruno, seu funcionário Luiz Henrique Romão (Macarrão) e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos à morte de Eliza Samudio são depoimentos de dois primos do goleiro, um deles menor de idade. E, para complicar a vida dos investigadores, os dois relatos são conflitantes. O menor J., de 17 anos, diz que ele, Macarrão e Sales levaram Eliza para a morte, e Bruno não estaria lá. Já Sales garante que o goleiro foi à casa onde ocorreu o sacrifício, junto com Macarrão e o menor – mas como vai provar, se ele próprio diz que não estava presente?

A busca incessante de vestígios do corpo teve, nesta quarta-feira, momentos dignos das séries policiais americanas. Com uso de sondas operadas por técnicos do departamento de Geologia da UFMG, os Peritos localizaram pontos ocos e possíveis materiais embutidos nas paredes da casa do ex-policial Marcos Aparecido, conhecido como Bola, no município de Vespasiano. Cães farejadores indicavam os pontos onde poderia haver material orgânico e, em seguida, britadeiras cortavam o cimento. Os ossos de Eliza não apareceram, mas cacos de tijolos e alvenaria foram recolhidos para serem examinados no Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Minas Gerais.

O maior avanço na busca de sinais do corpo de Eliza ocorreu no sítio do goleiro Bruno, em Esmeraldas. Um novo exame indicou presença de sangue no quarto onde a jovem teria sido mantida em cativeiro e num colchão encontrado nesse cômodo. Foram recolhidos também fios de cabelo e objetos da casa – algo que pode provar que ela esteve no local. Mas nada, ainda, que mostre o principal: que Eliza foi, como dizem as testemunhas, estrangulada e esquartejada por Bruno, Macarrão e Bola.

2 comentários:

  1. Porto,

    vc acha q não houve interferência? Depende de q se entenda como inerferência. chegar no local e encontrar pelo menos umas 10 pessoas lá para mim é uma interferência absurda no nosso trabalho. As imagens mostram que havia diversos delegados e agentes transitando e mexendo nos objetos, tanto no sítio quanto na casa do "Bola".

    Qual foi o "avanço nas ações da perícia em encontrar vestígios"?

    Pensei que este caso serviria p mostrar nossa importância, a fim de fundamentar a autonomia.

    Agora, c o desenrolar das ações descabidas dos demais policiais envolvidos no caso (nem citarei quais, não é preciso...), penso que q fundamentaremos a necessidade da autonomia devido aos erros cometidos pelos responsáveis pelo isolamento e preservação do local, tanto no sentido de não terem guardado os locais adequadamente quanto no sentido de falarem demais.

    Em boca fechada não entra mosquito. Nem formiga. Vou ficar calada de novo.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Acredito que, além disso, é preciso também uma resposabilização penal dos responsáveis pelo isolamento incorreto ou pelo não isolamento, desde que as ações dos peritos fiquem prejudicadas. O perito não interfere no patrulhamento ostensivo da PM ou da PRF, nem nas ações de resgate do BOMBEIROS. Da mesma forma, acontecendo uma infração penal (ação/omissão), cabe tão somente o local aos peritos criminais. Ninguém mais (NINGUÉM MESMO, NEM INVESTIGADOR, NEM 91, NEM ...) entra no local até a liberação pelos peritos.



    "Só não errou quem não tentou."

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.