quarta-feira, 9 de março de 2011

Pompeano Professor da UFMG teve de ir embora de Pompéu devido ao barulho dos carros de som .

Dr. Francisco Eduardo de Campos ilustre pompeano chamado pelos amigos em Pompéu de Edú do Tunico do Xisto.
Prezado primo Experidião
Concordo plenamente com seus comentários sobre o nível insuportável e desrespeitoso de ruído existente nas imediações de onde tentei me hospedar no sábado passado (Pça Levi Campos com Messias Jacob). Qualquer decibelímetro ali apontaria a faixa perigosa provodadora de surdez. Cheguei a acionar a Polícia Militar, lembrando-me de minha experiência antiga de médico do trabalho, mas foi insuficiente. Tomei uma iniciativa particular que foi me retirar da cidade, antecipando meu retorno a Belo Horizonte.
Ao contrário do que outros postam aqui o respeito às leis e a convivência devem ser uma norma geral da sociedade. Pessoas que pagam seus impostos não têm que alugar suas casas e ir para as fazendas. Ao contrário, os proprietários de infernais máquinas de som é que deveriam comprar headfones e ouvir a música, na altura que quisessem, mas romper apenas os próprios tímpanos e não o de pessoas ordeiras que pagam seus impostos e não optaram por ouvir música chula de quinta qualidade que não mereceria sequer ir para a lixeira.
Você, primo, como vereador, poderia ter uma iniciativa de uma lei do silêncio, o que vi acontecer em Belo Horizonte, onde um enorme estabelecimento vizinho a minha casa foi enquadrado seguidamente a ponto de deixar de incomodar à vizinhança.
Creio que a passividade de nossa boa gente tem que por um fim a este problema. Uma vez na Suiça vi polícia intervindo porque o vizinho acionou repetidamente a descarga sanitária durante a madrugada!
O problema não era apenas estético ou de mal gosto, era de saúde mesmo, não há timpano que resista a este nível de ruído.
Tenho tido um ótimo diálogo com o Prefeito Municipal, ajudei o que pude em relação ao aperfeiçoamento do SUS em Pompéu enquanto era dirigente do Ministério da Saúde e faço a ele um apelo para que aja, fazendo o que lhe couber no sentido de coibir este enorme abuso.







Breve currículo
Médico sanitarista, mineiro, Campos possui uma longa trajetória na área de recursos humanos em saúde e na formação e desenvolvimento de profissionais de saúde, tendo atuado no Brasil e no exterior.
Com trabalho intimamente relacionado ao desenvolvimento do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, foi coordenador e um dos criadores do Internato Rural da UFMG, hoje Internato em Saúde coletiva, assim como também coordenou a residência em Medicina Social.
Em 1985, há 22 anos portanto, foi o primeiro a dirigir a recém-criada Secretaria de Recursos Humanos do Ministério da Saúde no período democrático.

*Francisco Eduardo de Campos é médico e professor titular da Faculdade de Medicina da UFMG.

6 comentários:

  1. Realmente o nível de ruído dos carros de som no carnaval passou dos limítes, o que poderia ser feito é uma adquação, ou melhor determinar o nível do som de acordo com as leis,isso poderia ajudar,já que a prefeitura não consegue colocar o som na avenida,aliás nunca conseguiu em todas as administrações.Um fiscal com um decibelímetro poderia fiscalizar e até mandar o carro de som parasse se atingisse por exemplo, 85 dB seria o limíte do som,ou até mesmo abaixo disso.

    ResponderExcluir
  2. Parabens Experidião, sempre votei em voce, acho que já alguns mandatos na camara não apareceu ninguem com sua capacidade e bom senso.

    ResponderExcluir
  3. Passar o carnaval em pompeu nao significa descanso.E barulho, diversao,principalmente o carnaval de rua .Quem recebe abada de graça,come, bebe, se diverte no 0800 tem que elogiar mas nao pode se esquecer que ele, o reduto, recebe apoio da administraçao . Os folioes de rua dao mais lucro para a cidade pois consomem comidas e bebidas do comercio local, nao dos requintados camarotes que beneficiam apenas seus fornecedores. quanto ao barulho que eles reclamam ,serà que ja perguntaram se a populaçao gosta dos carros de propaganda que espalham com som altissimo, divulgando suas promoçoes? carnaval so acontesse uma vez no ano e nem todos podem ir para o impecavel reduto.

    ResponderExcluir
  4. Foi uma infelicidade a liberação desses carros, seja em qualquer local. A prefeitura já disponibiliza o trio elétrico e isso deve ser banido PARA SEMPRE, pois é um grande desrespeito a qualquer cidadão, um absurdo! Não sei se houve arrecadação e se o intuito era mesmo de aumentar o caixa. Mas, acima de tudo, existe o bom senso e o respeito, coisas esquecidas nos dias de hoje.
    Quanto ao restante, devemos elogiar, a festa foi maravilhosa.
    Espero que no ano que vem essa falha não aconteça mais.

    ResponderExcluir
  5. "A prefeitura já disponibiliza o trio elétrico " só se for pro reduto, para o povão ele chega tarde demais,além do mais os carros todos pagaram alvará.Estive aí no carnaval e achei que o som dos carros estvam de acordo com a festa.Ano que vem é nóis de novo na fita mano.

    ResponderExcluir
  6. É NOIS E MANDADO DE SEGURANÇA MANO !
    SE SABE O QUE É ISSO MANO?


    ASS OS MORADORES DO CENTRO . UH TERERÊ!!!

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.