quarta-feira, 4 de maio de 2011

IPTU abusivo:Vereador Experidião se reune com Promotor de Justiça de Pompéu.


A chegada do carne do IPTU de Pompéu causou pânico na população, em alguns casos o aumento foi de 1000%, há casos tambem de casas vizinhas do mesmo porte ter o valor cobrado três vezes maior do que e a outra. Na Câmara Municipal o Ex lider do Governos José Romualdo acredita que houve erros durante a avaliação.


Vereador vai ao Ministério Público.

O Vereador Experidião Porto (PV) foi procurado por diversas pessoas que expuseram o problema, muitos disseram não ter a menor condição de  pagar o imposto. Preocupado Porto procurou o representante do Ministério Público de Pompéu nesta terça (2), lá ouviu do Promotor de Justiça algumas sugestões.

Estratégia a ser adotada. 

O Vereador Experidião vai propor que todos os contribuintes que se sentirem lesados protocolem  na Prefeitura um pedido de recalculo do imposto, com isso o nome do proprietário do imóvel não terá seu nome incluído na dívida ativa do município.Porto tombem vai convidar a população para ir na reunião da Câmara da próxima segunda, lá haverá modelos dos requerimento de correção do IPTU para ser distribuído para a população. Na Câmara tambem novas estratégias serao debatidas  na reunião das 20 da próxima segunda.




Abaixo um modelo de requerimento que deverá ser apresentado na Prefeitura para contestação do valor cobrado de IPTU:



MODELO DE IMPUGNAÇÃO DO IPTU (sintético)

  


         Observações:


1.                  O contribuinte deverá fazer o requerimento em duas vias, para entregar na Prefeitura, dentro do prazo de trinta dias contados a partir da data em que receber o carnê para o pagamento do IPTU.

2.                  Deve guardar a segunda via, carimbada pela protocolo da Prefeitura, com o número do processo.


3.                  Deve anexar cópia xerox da primeira folha do carnê, onde consta o número de inscrição (em baixo, estão os dizeres: “não utilizar esta folha para autenticação de pagamento”)

4.                  Se o contribuinte  achar que o valor venal está errado, deve pedir que seja feita nova avaliação de seu imóvel. Pode argumentar, dependendo do seu caso, dizendo que o imóvel vale menos, por vários motivos.


5.                  Se o contribuinte preferir, pode cortar a parte referente ao valor venal, e impugnar apenas com base na inconstitucionalidade das alíquotas progressivas.

6.          O contribuinte tem o direito, garantido pela jurisprudência do STF, de pagar apenas 0,15% de IPTU, não importando se o seu imóvel é residencial, comercial ou se é um terreno não construído.



ILMO. SR. PREFEITO MUNICIPAL DA CIDADE DE POMPÉU


(deixar 15 linhas em branco)


         Nome do Contribuinte, nacionalidade, estado civil, profissão, número da carteira de identidade, número do CPF, residente e domiciliado nesta Cidade, na Rua tal, número tal, local onde receberá intimações, vem tempestivamente, com fundamento  no Código Tributário do Município de Pompeu, impugnar o lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do imóvel de sua propriedade, sito nesta Cidade,  (endereço do imóvel), inscrição (número da inscrição do imóvel)

 

 

VALOR VENAL


 (Aqui entra a argumentação do contribuinte, para provar que o valor venal está alto demais e que o imóvel não vale tudo aquilo).

O impugnante requer, desde logo, pelas razões expostas, que seja feita nova avaliação do imóvel, que leve em consideração suas reais características, bem como a realidade do mercado imobiliário em Belém, para que seja cumprida a lei e para que a base de cálculo do IPTU seja, realmente, o valor venal desse imóvel.

As alíquotas  constantes das tabelas do Código Tributário, são inconstitucionais, porque conflitam com os arts. 145 § 1o , 156 § 1o ,  e 182, §§ 2o e 4o da Constituição Federal. O Supremo Tribunal Federal já firmou jurisprudência pacífica, no sentido de que, sendo o IPTU um imposto realincide sobre o imóvel e por isso, não  pode ser graduado segundo a capacidade contributiva do proprietário desse imóvel. Existem centenas de decisões nesse sentido. O STF decidiu, em abril de 1.999, que o imposto de natureza real não pode variar em função da capacidade contributiva do sujeito passivo e assim, todos os contribuintes do IPTU, ricos, pobres ou remediados, estarão sujeitos a uma mesma alíquota.

         Não resta dúvida de que a tributação do imposto predial, conforme efetuada em Pompéu, é francamente confiscatória, em direta desobediência ao princípio constitucional de proibição do efeito confiscatório da tributação, consagrado no art. 150, inciso IV, bem como aos princípios, também da Constituição Federal, pertinentes à garantia do direito de propriedade, insculpidos nos incisos XXII, XXIII, e XXIV do art. 5.

Por todo o exposto, o Impugnante  tem o direito de pagar o Imposto Predial referente ao imóvel em questão à alíquota de 0,15%, porque são inconstitucionais todas as outras alíquotas constantes da legislação municipal.

Essa alíquota deverá incidir sobre um valor venal calculado com base na realidade de nosso mercado imobiliário, para que seja evitado o efeito confiscatório da tributação.

 Requer, assim, o cancelamento da notificação ora impugnada, a realização de uma nova avaliação de seu imóvel, conforme já dito anteriormente, e a conseqüente emissão de uma nova notificação, no valor correto, para que possa cumprir sua obrigação tributária.

Nestes termos, pede e espera deferimento.


Pompéu,                de 2011


ASSINATURA DO CONTRIBUINTE

14 comentários:

  1. È verdade, hoje durante todo o dia ouvi pessoas reclamando da cobrança do IPTU. Fiquei impressionada e sensibilizada com os abusos e até anotei algumas situações: Uma disse que as pessoas que foram medir o seu lote não sabia fazer contas e se enrolaram todo: Outra disse que na casa dela tem duas casinhas caindo no quintal e que mora sózinha, mas recebeu três carnês, cada um cobrando taxa de esgoto e taxa de limpesa.Como? Ela disse: eu só produzo um lixo e vou pagar por três? São tantas irregularidades que chegam a ser imoral.Não é possível que o Joaquim esteja permitindo uma barbaridade dessa e que a câmara dos vereadores, eleita para representar o povo promova uma traição contra quem os elegeram.. Uma parte da população não é obrigada a pagar o Imposto da outra, e é isso que está acontecendo. Estão querendo fazer caridade ás custas de uma parte da população de Pompéu. Isso é feio dimais.

    ResponderExcluir
  2. Pompéu era tido como pedacinho do céu, deve ser hojé o pedacinho de terreno mais caro do céu!!! é um absurdo , alias mais um dos absurdos que acontecem em nosso pais, agora em nosso muncipio, isso sim é renovação com inovação!!!!???????????

    ResponderExcluir
  3. Acho , que o prefeito , pode e deve rever esta situação , é obvio que ocorreram erros nos calculos .A admininstração Publica pode a qualquer tempo rever e corrigir seus atos

    ResponderExcluir
  4. O assunto é um sò, o aumento abusivo do IPTU de até 1000% ( mil por cento, O Prefeito mostra sua face. Não está preocupado com a população . Agora é ir á luta , recorrer via judicial, via administrativa e ir na segunda feira á câmara, cobrar dos vereadores, ressaltando que três nâo votaram nesta barbaridade; NILSON, BAU. E JOAQUIM TOUREIRO. Vamoa à luta para derrubar esta barbaridade, esta indecência. GERALDO PT MARACUTAIA . l

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso em Gotham City... Batmam está indignado com esse imposto e se rebela na sua mansão, quem poderá nos ajudar agora?

    ResponderExcluir
  6. Só o Chapolim Colorado.....ah..ah..ah... ou então quem sabe.... O Tiririiiicaaaaaaaa.....no próximo mandato....
    Falando sério...Só está faltando agora chamar a Receita Federal prá completar o serviço.... Aí eu quero ver, não a indignação, mas o desespero do Batman......ah...ah....ah....

    ResponderExcluir
  7. ééé dião,te aguardamos amanha na camara para ver quem esta falando a verdade e quem esta fazendo os cidadaos pompeanos de palhaços!!!

    ResponderExcluir
  8. O PREFEITO AGORA VAI SE LASCAR COM ESTE IPTU!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. FLAVIO JUNIOR PORTO11 de maio de 2011 às 14:35

    Politica nao combina com hipocrisia.
    Os vereadores de nossa querida Pompeu, sem exceção, incluindo os da ala da oposição, da situação e se hoouver, os independentes, tem que agir com bom senso, etica e responsabilidade perante a população e seu eleitorado. Fiquei triste ao ouvir anuncios nas radios, carros de som, convocando a população para irem à Camara para debaterem o assunto "IPTU", sendo que o assunto não foi incluido na pauta do dia. Me respondam, foi correto com o povo? Minha opiniao,é de que realmente o IPTU e sua formula há muito estava desatuadlizada, mas um erro que vem de 30, 40 anos nao pode ser cosertado do dia para noite. O correto seria fazer os calculos: ex: o seu IPTU , vai ter que ter um reajuste de 120% para resolver esta desatualização, vamos aumentar 20% este ano, e 25% nos proximos 04 anos. com certeza a população iria entender e ficar satisfeita com as melhorias ocorridas na cidade com o dinheiro arrecadado com o novo IPTU. FLAVIO JUNIOR PORTO

    ResponderExcluir
  10. Que diabo de empresa é essa que fez as avaliações e medições dos terrenos??? a pergunta que não quer se calar ???afinal os erros foram cometidos por ela .

    ResponderExcluir
  11. Não achei errado convidar as pessoas para tratar de um assunto tão importante como este , o fato de não estar na tal "pauta" não é motivo para não debater e mostrar a indignação de todos. Afinal a câmara é nossa , pagamos por tudo aquilo alí, inclusive pelos salgadihos servidos de vez em quando por lá . Agora me diz uma coisa? porque muitos estão dizendo que não devemos fazer recursos para o sr. prefeito mostrando que discordamos do valor que está sendo cobrado? porque tem vereador "muito inteligente" dizendo isso pra muita gente !

    ResponderExcluir
  12. E os "mininos" , onde estão se escondendo? com certeza pensando 24h/s em como ganhar a eleição denovo depois de uma c....da dessas .KKKKK

    ResponderExcluir
  13. FLAVIO JUNIOR PORTO11 de maio de 2011 às 22:56

    Eu nao disse ser errado, convocar a população para ir a camara falar sobre o IPTU. Em termos praticos, não adiantou nada. Se a intenção era ajudar a população por que não incluiu o assunto na pauta do dia, para ai sim debaterem um assunto em que a maioria dos vereadores já haviam votado a seu favor. T R A N S P A R E N C I A. Teve advogado falando que votou a favor da isenção de IPTU e contra o reajuste. MENTIRA. Não foi um projeto só?

    ResponderExcluir
  14. CARO VEREADOR EXPERIDIÃO VOCE COMO REPRESENTANTE DO POVO PODERIA ENTRAR COM UM PROJETO ALTERANDO A ALIQUOTA DO IPTU , PARA QUE O POVO TENHA CONDIÇOES DE PAGAR, PASSANDO A ALIQUOTA DE 0,5% PARA 0,2 E DE 1(LOTES) PARA 0,5.E VOCE CONVIDA A POPULAÇAO PARA IR ASSITIR A VOTAÇÃO , AÍ O POVO SABERÁ QUEM SÃO REPRESENTANTES DO POVO E QUE SÃO REPPRESENTANTES DO BOLSO.SE TODA A CORJA DE MALANDROS AI EXISTENTE (EXISTE EXCEÇOES)VOTAREM A FAVOR EU ACREDITO QUE O EXCEPCIONAL PREFEITO MUNICIPAL NÃO TERÁ COMO VETAR.SE ISSO ACONTECER O MENISTERIO PUBLICO PROVAVELMENTE FARÁ ALGUMA COISA.
    FORA RENOVAÇÃO,
    FORA VEREADORES COLIGADO COM O PROPRIO BOLSO.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.