quinta-feira, 29 de março de 2012

Alunos de Veterinária realizam a primeira etapa da Atividade Integradora de Formação em Pompéu


28.03.2012
Entre os dias 22 e 26 de março de 2012, na região de Pompéu, a 175 km de Belo Horizonte, foi realizada a primeira etapa da Atividade Integradora de Formação, projeto de extensão da Escola de Veterinária que tem como objetivo levar os alunos do 10º período até as propriedades rurais para oferecer uma assistência aos fazendeiros e desenvolver ações de saúde pública no município.
Os alunos chegaram na noite de quinta-feira quando foram recebidos pelo vice-prefeito Luciano Lino, pelo secretário municipal de indústria, comércio e agropecuária Fernando Alan Martins Machado e pelo médico veterinário da cooperativa Leite Peu José Joaquim da Costa Júnior. O veterinário destacou a importância da parceria para facilitar o acesso a novas tecnologias e conhecimentos. Ele lembra ainda que Pompéu já foi considerada a maior bacia leiteira do Brasil, e hoje o leite tem perdido espaço para cana e eucalipto. “Uma das razões pode ser a dificuldade do produtor em produzir com qualidade e agregar valor ao produto. O mercado atual paga por qualidade e quem não consegue essa qualidade nas fazendas não progride”.
O projeto é uma parceria entre a UFMG, a Prefeitura de Pompéu e as cooperativas de leite da cidade: Leite Peu e Coopel. Os alunos foram acompanhados pelos professores Zélia Inês Portela Lobato, Antônio Maria Claret Torres, Danielle Ferreira de Magalhães Soares e José Ailton da Silva, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva; Marcelo Resende de Souza do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal; Elias Jorge Facury Filho do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias e Diogo Gonzaga Jayme do Departamento de Zootecnia.
Na sexta-feira, os alunos foram divididos em dois grupos. Alguns foram para as fazendas, em duplas, realizar visitas a quatro propriedades da região. E os outros permaneceram na cidade para fazer reuniões e visitas técnicas com objetivo de levantar as demandas de saúde pública junto à comunidade.
Neste primeiro momento, a intenção foi conhecer as propriedades, levantar os problemas, verificar quais são as prioridades e o que poderia ser sugerido. O que se pretende é realizar uma assistência técnica contínua, mas não focada apenas em um aspecto da fazenda e sim entendê-la por inteiro e solucionar os problemas gerais.
O secretário de Indústria, Comércio e Agropecuária da cidade, Fernando Alan, relata que todos os produtores selecionados mostraram receptividade ao projeto, mostrando a importância de aproximar a universidade destes fazendeiros.  “O principal é melhorar a qualidade de vida do produtor que não tem acesso a uma assistência técnica regular”, afirma Fernando.
O vice-prefeito Luciano Lima aponta desafios que serão enfrentados pelos dois lados participantes da iniciativa. “O maior desafio é melhorar a qualidade de produção do leite, e a maior dificuldade dos alunos vai ser a resistência de alguns produtores em relação as tecnologias”, explica.
Os alunos Alessandra Rocha Nogueira e Felipe Pimenta visitaram as fazendas Cacique e Dois Córregos, e a dupla Thiago Augusto e Renata Dias, foram nas fazendas São Mateus e Retiro. A família que trabalha na Fazenda Retiro há apenas um mês, é chefiada por Ailton Tavares, que se mostrou satisfeito com a visita dos alunos. “O projeto é muito importante para nós. Estamos aprendendo com eles. Tem muita coisa para mudar aqui na fazenda e vou contar com a ajuda e a força de todos”, diz Ailton.
Os estudantes que ficaram na cidade fizeram uma reunião com comerciantes, carroceiros, religiosos e dentistas para discutir quais são os principais problemas de Pompéu relacionados à saúde pública. A professora Danielle apresentou o projeto e os objetivos do trabalho e ressaltou a participação da sociedade. “Trabalhos de atendimento comunitário só funcionam ouvindo a população”, disse ela.
Entre os principais problemas apontados pela comunidade em relação ao meio urbano estão: orientações para funcionários sobre higiene e saúde, dificuldades com a separação do lixo, castração de animais de rua, entre outros. Como parte do diagnóstico inicial, os alunos também visitaram a vigilância sanitária, o canil, o abatedouro e a secretaria de educação.
A aluna Renata Dias acredita que esta é uma oportunidade de exercitar o lado prático da profissão, uma vez que a escola diminuiu disciplinas desta categoria e aumentou a carga de disciplinas teóricas. “Acho que a prática ainda é uma coisa meio escassa no curso de veterinária. Esta iniciativa é importante para colocarmos em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. É neste momento que aprendemos como devemos nos comportar em campo e tomar decisões”, afirma Renata.
O professor Diogo Gonzaga, do Departamento de Zootecnia, que acompanhou uma das duplas, destaca que o projeto ajuda os alunos a desenvolverem sua autonomia e chamar a responsabilidade para si. “A diferença deste projeto está na oportunidade de dar sequência às visitas. Acreditamos que tem tudo para dar certo e esperamos que a adesão dos alunos ao projeto aumente também”.










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