A decisão foi tomada em reunião das entidades Abcgil e Amcgil com criadores e lideranças da cidade de Pompéu
Marco Paulo Quirino Costa (Gir Cerrado), Antonio
Carlos, diretor do Sindicato Rural, LilicoRrabelo,
diretor da Amcgil, Andre Rabelo, representante da
Abcgile Eudes José da Silva Melo, presidente do
Sindicato Rural de Pompéu
Quem informa é João Heverton Rabelo, o Lilico, criador e diretor técnico da Amcgil – Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro, que participou de uma reunião naquele município representando a Amcgil para discutir a homologação da exposição.
Abcgil
André Rabelo, da Abcgil – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, esteve na reunião e bateu o martelo autorizando os criadores locais a promoverem o evento que será homologado pela Abcgil e no ano que vem será ranqueada.
Além da homologação da exposição, foi discutida nessa reunião a captação de novas fazendas colaboradoras para o teste de progênie da Abcgil. Segundo Lilico, várias fazendas do município vão receber sêmen do teste da Abcgil para usarem em seus rebanhos leiteiros e testar dos touros gir leiteiros. O teste da Abcgil é executado pela Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG), cujo coordenador geral é o pesquisador Rui Verneque.
Leilão
A exposição de Pompéu será realizada entre os dias 11 e 14 de julho. Lilico informa que já confirmou para o dia 14 de julho a realização do Leilão Gir 33 – Lilico Rabelo e Amigos. “Vamos fazer uma grande festa do gir leiteiro em nossa cidade, cujo município é um dos maiores produtores de leite do Brasil”. Segundo informação do diretor da Amcgil, em Pompéu tem mais de 40 mil vacas em lactação e a produção de leite ultrapassa os 420 mil litros por dia.
Reunião
Nessa reunião a Abcgil conquistou 12 novas fazendas colaboradoras e a meta é conseguir 40 só no município de Pompéu. Também foi feita uma pré-inscrição de animais que vão participar da exposição homologada e “chegamos a 200 cabeças, mas queremos mais”, informa Lilico. Participou da reunião
André Rabello, da Abcgil; João Heverton, da Amcgil; Antônio Carlos Barbosa Alvares, diretor do Sindicato Rural de Pompéu; Eudes José da Silva Melo, presidente do Sindicato Rural de Pompéu; Luciano Afonso Campos e Silva, presidente da Cooperativa Coopel; Dênis Campos Sousa, Criador de gir e diretor da Leitepéu; Geraldo Otacílio Cordeiro, diretor presidente da Agropéu, indústria de Alcool e criador de gir; Alberta Aparecida Cordeiro Mota, criadora de Gir na fazenda Bugio; Christiano Farley Flores Mota, também da fazenda Bugio; Fernando Afonso Machado, do Banco Sicoob e criador de gir na Fazenda Bugio; Marco Paulo Quirino, do Gir do Cerrado e vice-presidente da regional do Vale do Paraopeba da AMCGIL e os criadores de gir Ademo Lino e Alvimar Lino, do Gir do Lino.
Economia
Um dos mais prósperos municípios de Minas Gerais, Pompéu tem sua economia baseada na pecuária de corte e leite (uma das maiores bacias leiteiras do nosso País), indústria moveleira, extração e beneficiamento de pedra ardósia e usina de produção de álcool combustível (etanol) e plantio de Eucalipto. Segundo o censo de 2010, o município tem aproximadamente 30 mil habitantes.
Agora sim, belissima reportagem Experidiao. Continue assim que vc sera visto com melhores olhos.Novamente parabens.
ResponderExcluir