segunda-feira, 28 de maio de 2012

Saem da cadeia e voltam para a Política.


Sem condenação, prefeitos suspeitos de envolvimento com a máfia do FPM vão se candidatar ou apoiar alguém


TRIBUNA DE MINAS/ARQUIVO
alberto bejani
Recém-filiado ao PSL, Bejani já avisou que vai tentar registrar sua candidatura
Os poucos dias de permanência na prisão, no já distante mês de abril de 2008, foram, até aqui, a única punição para os prefeitos detidos pela Operação Pasárgada da Polícia Federal. De lá para cá, os chefes de Executivo envolvidos com o esquema que desviou R$ 200 milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) só colecionaram vitórias: mesmo indiciados pela PF, eles não foram denunciados formalmente pelo Ministério Público e, por conta disso, também não tiveram condenações na Justiça. De quebra, alguns foram reeleitos no mesmo ano da operação e, os que resolveram dar um tempo, neste domingo (27), ou são pré-candidatos, ou ocupam a honrosa posição de cabo eleitoral de luxo em seus municípios.

No dia 9 de abril de 2008, 14 prefeitos de Minas Gerais, além de dois da Bahia, foram parar na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, pelo envolvimento com o esquema de venda de sentenças judiciais comandado pelo lobista Paulo Sobrinho de Sá Cruz, o Paulinho da Status.

Para os mineiros, no entanto, o prejuízo de imagem com a detenção não foi suficiente para tirar o apetite eleitoral: sete deles são pré-candidatos este ano. Os demais, ou por impedimentos com a Justiça Eleitoral, ou por já estarem no segundo mandato, vão participar como fortes apoiadores na campanha.

A situação dos prefeitos contrasta com a dos outros acusados. Enquanto os políticos se livraram, o chamado núcleo do Judiciário e os responsáveis pelos escritórios de advocacia que operavam a fraude estão respondendo no Superior Tribunal de Justiça.

Apontado pela PF como o principal braço do grupo no Judiciário, o juiz titular da 12ª Vara Federal de Minas Gerais, Weliton Militão dos Santos, foi aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A juíza federal Ângela Maria Catão até ganhou uma promoção. Tornou-se desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. Mas, posteriormente, tornou-se ré em ação penal do MP F e que foi acolhida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Seu colega, o desembargador Francisco de Assis Betti foi afastado liminarmente das funções pelo STJ. Também estão implicados com o STJ o oficial de Justiça Anibal Brasileiro da Costa, o ex-servidor da Justiça federal Wander Rocha Tanure, o ex-gerente da Caixa Econômica Federal Francisco de Fátima Sampaio de Araújo e o lobista Paulinho da Status.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.