terça-feira, 29 de junho de 2010

Ferrovia de Pompéu.


Ao lado e ABAIXO: A fazenda Indostão, "a modelar fazenda de Pitanguy", era do "senhor Francisco Campos, (que a) possue na estação do Pompeo, município de Pitanguy". Essa fazenda ficaria à margem direita do São Francisco, ou à esquerda, onde ficava a estação, já no município de Abaeté? Ali criava ele, em 1938, gado, algodão e mamona (Revista O Malho, 29 de dezembro de 1938).




HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra) e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte.

A ESTAÇÃO: O distrito de N.S. da Conceição de Pompeu, que
pertencia ao município de Pitangui, existia desde 1866 e em 1893foi inaugurada a estação de Pompeu, instalada a 13 km da vila, mas em território do município de Abaeté, onde permaneceu até o fechamento da estação e da linha, em 1962. Somente em 1916foi inaugurada a estação de Pompeu, instalada a 13 km da vila, mas em território do município de Abaeté, onde permaneceu até o fechamento da estação e da linha, em 1962. Somente em 1916

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