quarta-feira, 10 de abril de 2013

STJ mantém ação penal contra prefeito de Santo Antônio do Monte

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve decisão que recebeu a denúncia contra Leonardo Lacerda Camilo, prefeito de Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais, pela suposta prática do crime de dispensa irregular de licitação. O prefeito é acusado de contratar sem licitação, a empresa encarregada de organizar e promover o Carnaval de 2005 na cidade.
A defesa alegou que o custo do evento não causou lesão aos cofres do município, ao contrário do que afirma o Ministério Público.
A relatora, ministra Laurita Vaz, destacou que o trancamento de inquérito ou ação penal por meio de habeas corpus, só seria possível nesse caso, se a inocência do acusado fosse evidente.
Laurita Vaz explicou que a jurisprudência do STJ passou a considerar indispensáveis, para a configuração do crime previsto na Lei de Licitações, a vontade de causar dano ao erário e a caracterização do efetivo prejuízo, mas essa análise, segundo a magistrada deve ser feita pelo juízo processante, por meio do exame das provas dos autos, o que foge do alcance do habeas corpus.


Fonte: fatimanews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.