De acordo com pauta da Assembléia, na parte da manhã, o público conheceu as obras do projeto de recuperação hidroambiental do município, apresentado à CCR (Câmara Consultiva Regional)do Alto São Francisco no ano passado por meio do Comlago e CBH-SF4 e aprovado pela Diretoria Colegiada do CBHSF (Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco) em processo licitatório realizado pelo a AGB Peixe Vivo.
Durante a tarde, Prefeitos e representantes dos órgãos públicos consorciados ao Comlago e cidades convocadas tais como, Papagaios, Martinho Campos, Cedro do Abaeté, Varjão de Minas, São Gotardo entre outros, se encontraram no Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu e discutiram diversos assuntos relacionados ao órgão. A reunião contou ainda, com a presença do Diretor de Meio Ambiente da Copasa de Minas Gerais, Tilden Santiago e a Coordenadora Geral do Comlago, Silvia Freedman Ruas Durães.
Conduzindo os trabalhos, Silvia, no primeiro momento, falou a respeito da importância do PPA (Plano de Aplicação Plurianual) instrumento de orientação dos estudos, projetos e ações a serem executados com recursos da cobrança pelo uso da água nos municípios.
Logo após, os órgãos públicos partícipes, protocolaram o documento relativo às propostas de projeto cabíveis ao PPA e a solicitação de custeio para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico que, de acordo com a Lei nº 11.445/2007, fala da obrigação de todas as prefeituras elaborarem seu PMSB até 2014 para receberem recursos federais para projetos de saneamento básico, obedecendo ao prazo de registro encerrado no mesmo dia.
Em seguida, Silvia Freedman dirigiu o processo eleitoral do Colégio Deliberativo de Prefeitos, Coordenaria Geral, Ouvidoria e Conselho Fiscal do Comlago, sendo eleito Presidente do consórcio, Joaquim Campos Reis, Prefeito de Pompéu, Vice Presidente, Armando Creco Filho, Prefeito de Abaeté, Silvia Freedman Ruas Durães, coordenadora geral, Rita Adelaide Rocha Maciel Campos Pereira, ouvidora e conselho fiscal composto por: Adenilson Rodrigues Rubim, Vereador de Três Marias, Cláudia Emília da Silva Pereira, Vereadora de Pompéu, Raphael Guimarães de Souza, representante de Abaeté, Antônio Valadares Tavares, representante de Abaeté e Marcos Torquato, representando Morada Nova de Minas. No mesmo momento, os empossados fizeram uma homenagem a Tilden Santiago, parabenizando-o pelos trabalhos ambientais prestados em nosso país, nomeando-o Presidente de Honra do Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias, sendo aceito pelo mesmo.
Ao final, foi apresentada pela coordenadora, a proposta de alteração estatutária do Comlago que oferece a oportunidade de outros municípios aderirem à entidade, o que foi aceito com unanimidade.
Veja as imagens.
Da direita para a esquerda.
Presidente do Comlago - Joaquim Campos Reis (Prefeito de Pompéu-MG) e o Vice Presidente - Armando Greco Filho (Prefeito de Abaeté).
De Plenária em Pompéu - 02/04/2013 |
O Presidente de Honra do Comlago - Tilden Santiago (Coordenador de Meio Ambiente da Copasa em Minas Gerais).
De Plenária em Pompéu - 02/04/2013 |
Da direita para a esquerda - Joaquim Campos Reis (Presidente do Comlago), Armando Greco Filho (Vice Presidente do Comlago) e Tilden Santiago (Presidente do Honra do Comlago).
De Plenária em Pompéu - 02/04/2013 |
Novos membros do Colégio Deliberativo do Comlago.
Da esquerda para a direita.
Armando Greco Filho (Vice Presidente do Comlago), Tilden Santiago (Presidente de Honra do Comlago), Raphael Guimarães de Souza (Representante de Abaeté), Adenilson Rodrigues Rubim (Vereador de Três Marias), Silvia Freedman Ruas Durães (Coordenadora Geral do Comlago), Joaquim Campos Reis (Presidente do Comlago e Prefeito de Pompéu), Cláudia Emília Pereira da Silva (Vereadora de Pompéu), Marcos Torquato (Representando Morada Nova de Minas) e Antônio Valadares Tavares (Representante de Abaeté).
De Plenária em Pompéu - 02/04/2013 |
Veja as imagens.
Pompéu tem condições de ser uma cidade muito próspera, muitos pontos positivos têm sido alavancados com a atual gestão, sobretudo o resgate à sua história e outros tantos importantes para preservação de sua cultura local.
ResponderExcluirContudo, ainda estamos estagnados em alguns problemas de saúde e educação ambiental, haja vista o grande número de lotes vagos sem quaisquer cuidados por parte dos seus proprietários e sem uma punição relevante pela prefeitura para que providências sejam tomadas, tendo como consequência os inúmeros casos de dengue em vários bairros. O próprio córrego do Morro Doce é ainda um outro problema que precisa ser tratado nas pautas de urgências, necessita de uma revitalização para melhorar o quadro ambiental e paisagístico tão menosprezado e descuidado ao longo de várias gestões.
Com um turismo tão crescente, determinados assuntos precisam ser amplamente discutidos para melhoria da sua imagem e condições de vida de sua população.
Acho q minha cidade esta bem mais limpa e bem cuidada agora c o Joaquim .muito crescimento , creches, asfaltos maquinas novas carros e ônibus novos santa casa boa e ambulâncias novas .casa da cultura e carnaval bom . Você merece Joaquim , a Dona FIA esta cheia de orgulho .parabéns.
ResponderExcluirPrefeito nota 10
ResponderExcluirQuanto ao problema da população canina, gostaria de sugerir a criação de um abrigo municipal para estes animais. Um local higiênico, com veterinários contratados pela prefeitura para cuidar da saúde desses animais e ainda espaço para feira de adoção.
ResponderExcluir