sábado, 13 de abril de 2013

Caxixopeu: Pompéu e Martinho Campos podem se tornar uma grande reserva indígena.


Kaxixós
Eles já foram reconhecidos pela Fundação Nacional do Índio – Funai como reserva indígena. Vivem na localidade rural Capão Zezinho em Martinho Campos e estão confiantes que sua reserva indígena agora será realmente criada em definitivo.

Fazendeiros
Os fazendeiros não admitem perderem suas terras com escritura a anos, para a criação da Reserva Indígena Kaxixó, que abrangerá uma área de 5.411 hectares atingindo 40 fazendas. Os fazendeiros já se mobilizam.



Johnson Valadares Xavier disse...
Para que seja julgado improcedente a ação para o reconhecimento da Reserva Kaxixó, imprescindível que a Defesa faça contraprova no que tange à perícia técnica apresentada pela FUNAI. Assim, necessário se faz que a Defesa contrate um antropólogo e um historiador, a fim de que elaborem laudo técnico em que demonstrem/concluam que em Pompéu não há realmente índio da tribo Kaxixó. Pelo que sei, até agora a Defesa não providenciou a juntada de laudos periciais elaborados por antropólogo e por historiador, para impugnar as alegações da FUNAI. Se a Defesa não se incumbir de juntar tais laudos aos autos, incorrer-se-á no risco concreto de ser a Reserva Kaxixó reconhecida juridicamente e demarcada.





12 comentários:

  1. Para que seja julgado improcedente a ação para o reconhecimento da Reserva Kaxixó, imprescindível que a Defesa faça contraprova no que tange à perícia técnica apresentada pela FUNAI. Assim, necessário se faz que a Defesa contrate um antropólogo e um historiador, a fim de que elaborem laudo técnico em que demonstrem/concluam que em Pompéu não há realmente índio da tribo Kaxixó. Pelo que sei, até agora a Defesa não providenciou a juntada de laudos periciais elaborados por antropólogo e por historiador, para impugnar as alegações da FUNAI. Se a Defesa não se incumbir de juntar tais laudos aos autos, incorrer-se-á no risco concreto de ser a Reserva Kaxixó reconhecida juridicamente e demarcada.

    ResponderExcluir
  2. Esses ai quem os conhecem sabem q nao são filhos nem netos nem bisnetos de índios . Tem descendência registrada em cartorio(brancos mesmos) querendo terras de pequenos e médios produtores . Só no Brasil mesmo . 150 anos de escritura , impostos pagos e geração de renda e emprego . CPI na FUNAI .

    ResponderExcluir
  3. Desde a época de Dona Joaquina do Pompeu nao existiam mais índios .Agora estão aparecendo. Quero virar também . Oportunidade impar !

    ResponderExcluir
  4. Vergonha para o pequeno produtor !!
    Vergonha ...

    Eu também quero Terra !!!

    ResponderExcluir
  5. Índios brancos dos olhos claros ! Só em Martinho campos mesmo !.quero terra também . Se possível com energia elétrica , casa sede e curral cheio de gado !

    ResponderExcluir
  6. Isso se chama comunismo .

    ResponderExcluir
  7. É uma aberração da FUNAI, pois não ha histórico de índios nesta região.
    É só buscar nos livros de Dona Joaquina.
    A fazenda de Pompéu , que deu origem a nossa cidade, não foi ganhada por dona Joaquina e sim comprada pela mesma.
    O governo da Dilma tem de rever esta posição de demarcação de terras indígenas, principalmente onde nunca existiu índios.

    Inês Valadares


    ResponderExcluir
  8. A sociedade de Pompéu e Martinho Campos e toda região tem de mostrar sua indignação ao verem usurpadas terras de seus pequenos produtores rurais.

    Hoje tentam demarcar 5.400 hectares, amanhã querem estender a reserva em toda região.

    Acorda conterrâneos e região.

    ResponderExcluir
  9. otimo trabalho apresentado pelos antropologos e entidades que apoiao a questao indigena, esta regiao e mesmo reserva indigena.... ou serra de quem que dona joaquina comprou essas terras como disse ines valadares em se comentario...

    ResponderExcluir
  10. Pail gulla acorda querido o brasil foi descoberto por indios entao devemos entregar tudo a eles pense bem

    ResponderExcluir
  11. Amigos do paiol da gulla,
    Gostei de seu comentário ao apresentar a realidade e mostrar que voce entende do que fala.É muito fácil falar e julgar o que não conhecemos e tampouco tem interesse de saber.Mostra que você reconhece o valor dos nossos antepassados e se o Brasil era dos índios porque os Caxixós estão sendo criados?

    ResponderExcluir
  12. acordapra realidade povo de martinho campos e pompeu, somos povos da floresta e queremos tentar resgatar so um pouquinho do q nos foi tirado.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.