“Bino” sonhava transformar uma simples bicicleta movida a pedal em um aparelho voador, um pequeno avião sem motor que o impulsionasse durante a decolagem e o sustentasse durante o voo. Do sonho à realidade, não perdeu tempo. Desenvolveu na prancheta o esboço do invento, que passou a exibir, esperando convencer pessoas de posse a patrocinarem a construção de sua sonhada invenção. Tudo em vão; ninguém se apresentou. Afinal, o povo considerava o “Bino” um desajustado. E sua ideia, uma maluquice. “Bino” não desistiu; procurou o Matias que, naquele tempo, vendia bicicletas novas e usadas, além de manter uma oficina de consertos na Rua Dona Joaquina, quase esquina com a Rua Félix Dias, com a intenção de comprar uma bicicleta usada que servisse aos seus propósitos. Apesar de surpreendido com a ideia extravagante, Matias ofereceu ao “Bino”, gratuitamente, uma bicicleta nova à sua escolha.Postagem em destaque
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quarta-feira, 14 de março de 2012
AEROBINO – A VERDADEIRA HISTÓRIA DA BICICLETA VOADORA DE POMPÉU
“Bino” sonhava transformar uma simples bicicleta movida a pedal em um aparelho voador, um pequeno avião sem motor que o impulsionasse durante a decolagem e o sustentasse durante o voo. Do sonho à realidade, não perdeu tempo. Desenvolveu na prancheta o esboço do invento, que passou a exibir, esperando convencer pessoas de posse a patrocinarem a construção de sua sonhada invenção. Tudo em vão; ninguém se apresentou. Afinal, o povo considerava o “Bino” um desajustado. E sua ideia, uma maluquice. “Bino” não desistiu; procurou o Matias que, naquele tempo, vendia bicicletas novas e usadas, além de manter uma oficina de consertos na Rua Dona Joaquina, quase esquina com a Rua Félix Dias, com a intenção de comprar uma bicicleta usada que servisse aos seus propósitos. Apesar de surpreendido com a ideia extravagante, Matias ofereceu ao “Bino”, gratuitamente, uma bicicleta nova à sua escolha.6 comentários:
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Eu tinha 14 anos na época e me lembro perfeitamente de meu pai contando esse caso para o meu avô, já que este ultimo também sonhava em construir um avião movido a pedal. Lembro-me muito bem de meu pai falando que depois que o inventor cansou de pedalar, o comandante escolheu um soldado para substituí-lo. Segundo meu pai, o soldado também pedalou até não poder mais, sem sucesso. Meu avo, meio zangado, respondeu que o projeto dele seria outro. Felizmente ficou só no projeto.
ResponderExcluirFiquei sabendo sobre o Aerobino no livro "Buritizal - A história de Miguelão Capaégua", de José Afonso da Silva. Melhor livro de literatura regional que já li até hoje. No livro, o inventor decola com seu Aerobino e vai morar na lua, exatamente no dia em que Buritizal passa a se chamar Silva Campos. O mais engraçado é que a palavra Buritizal sempre teve importância para mim desde criança. Mesmo sem conhecer o lugar e muito menos ler Guimarães Rosa, que cita os buritis, cheguei a iniciar um livro chamado "No sertão dos buritizais". Como o Aerobino, foi um dos muitos projetos que iniciei e não concluí por conta das críticas dos céticos. Sempre sonho que estava voando sobre uma cidade que conhecia antes, mas agora não posso mais pousar por conta dos fios elétricos... Um dia vou visitar a antiga "Buritizal" e arriscar a sentir muita tristeza, pois as imagens que formaram em minha mente por conta do livro, certamente não existem mais ou quem sabe, só existiram na imaginação do fantástico escritor José Afonso Silva. Obrigado Esperidião! Obrigado pela preciosa informação... As peças de um quebra cabeça estão se encaixando...
ResponderExcluirEu tinha 15/16 anos e meu irmão, Manoel Campos Costa, Neco, que morava em Pompéu, na rua Padre Pedro Pinto, também participava do projeto do Bino. Cheguei a ver referida bicicleta. Tinha asas, varias polias, para permitir o aqcionamento da hélice. Conseguiram levantar
ResponderExcluirvoo de mais ou menos três metros de altura, no aeroporto de Pompéu, que ficava à direita da antiga estrada de Pompéu a Abeté, passando pela ponte velha, que existe até os dias de hoje, no Velho Chico. Houve inclusive reportagem na revista Cruzeiro.
Meu pai contava esta história, que acabava com a viagem do Bino e sua aeronave à FAB. Contei pra ele dos testes na Pampulha e ele ficou muito feliz. Disse que a engenhoca e suas engrenagens eram muito interessantes mesmo
ExcluirFico contente em saber mais desta história, tive a honra de conhecer esta bicicleta ou melhor "aerobino".
ResponderExcluirquando bino morreu
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