quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Perito é afastado de processo contra Thor Batista por proximidade com o Promotor de Justiça.



  • Juíza de Caxias diz que conduta de servidor da Polícia Civil poderia ‘suscitar dúvidas sobre sua atuação’

Atropelamento. Thor Batista é réu
Foto: Fábio Guimarães/12-09-2012 / Extra/O Globo
Atropelamento. Thor Batista é réu Fábio Guimarães/12-09-2012 / Extra/O Globo
RIO — Depois de desembargadores do Tribunal de Justiça terem desconsiderado, na semana passada, o laudo técnico do processo de homicídio culposo (quando não há intenção de matar) envolvendo Thor Batista, filho do empresário Eike Batista, ontem foi a vez da juíza do processo, Daniela Barbosa Assumpção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, decidir afastar dos autos o próprio perito, que atestou que o rapaz estava a 135km/h quando atropelou um ciclista no ano passado.
No despacho de quarta-feira, a juíza afirmou que o perito, Hélio Martins Júnior, “não deverá mais manifestar-se nos autos”. A magistrada observou que o perito teve, por mais de uma vez, contato direto com o Ministério Público, o que seria capaz de “suscitar dúvidas sobre a sua atuação como auxiliar da Justiça neste processo”. Daniela Barbosa alegou ainda que essa relação “constitui ofensa aos princípios da igualdade processual, do contraditório e da ampla defesa e ao devido processo legal constitucional”.
O laudo de Helio Martins Júnior era uma das principais peças do processo contra Thor Batista. Em 17 de março de 2012, o filho de Eike voltava de Petrópolis com um amigo quando a Mercedes que ele dirigia atingiu Wanderson Pereira dos Santos, que atravessava de bicicleta a pista sentido Rio da Rodovia Washington Luís, na altura de Xerém, em Duque de Caxias.
Thor será interrogado
Desembargadores da 5ª Câmara Criminal já tinham acolhido recurso da defesa de Thor, que alegou que o laudo havia sido anexado ao processo sem que o réu e seus advogados fossem ouvidos. O laudo, por isso, não poderia mais ser usado. A defesa também teria dito que o laudo não era imparcial.
Procurada, a assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que só se pronunciará sobre o assunto quando for notificada oficialmente.
Com a decisão, se for solicitada a realização de outro laudo pericial, o trabalho terá que ser feito por outro perito. O juízo de Caxias também poderá decidir com base apenas nas provas testemunhais. Thor deverá ser ouvido, em interrogatório, às 13h do dia 12 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.