terça-feira, 10 de setembro de 2013

Adoecimento dos Servidores da PCMG é uma das causas do desfalque de efetivo na Instituição.

Adoecimento dos Servidores da PCMG é uma das causas do desfalque de efetivo  na Instituição
Existem certas profissões que causam um nível de estresse maior  justamente pelo desgaste que elas exigem. Os Policiais Civis estão inseridos neste grupo e são suscetíveis a transtornos mentais, dentre outros males. Lidar com bandidos todos os dias, sair de casa sem saber se no final do dia retornará, já são algumas das causas que traria uma preocupação contínua a este servidor.  Entretanto, os servidores das Instituições responsáveis por garantir a segurança à sociedade se arriscam em nome do bem coletivo, porém todo este quadro de perigo iminente somado com problemas como a falta de infraestrutura das corporações, escassez de equipamentos e efetivo, assédio moral, sobrecarga de trabalho, problemas de saúde principalmente os de natureza psiquiátrica, provocam o afastamento de Policiais Civis de suas atividades. No ano de 2012 foram registrados 2500 afastamentos de servidores com problemas psicológicos.
O Estado de Minas Gerais, por sua vez, não oferece tratamentos adequados nem programas de prevenção para evitar estes problemas, além da demora na concessão de licenças médicas de natureza psiquiátrica, que acontece em sua grande maioria quando o problema já se agravou.
É necessário entender que manter um Policial doente em  exercício normal de suas atividades sobre forte estresse, exaustão mental, sobrecarregado e recebendo baixos salários é um erro crasso e uma responsabilidade muito grande uma vez que, naquele momento, ele não se encontra apto para o trabalho e pode colocar em risco sua própria vida e a segurança da sociedade. 
O SINDPOL/MG, sindicato que representa a categoria Policial Civil de Minas Gerais, trabalha exaustivamente na luta para minimizar as situações que levam o Policial Civil a se afastar de suas atividades, seja na luta contra o sucateamento, assédio moral, falta de equipamentos, falta de investimentos, problemas estes que assolam a Instituição e, somados a um contexto de completo abandono, deixam qualquer Policial fragilizado.
Por isso o SINDPOL/MG, que trabalha sempre pelo bem coletivo de sua categoria construiu um consultório médico em sua sede no intuito de cuidar da saúde e atender o servidor que necessitar deste serviço da melhor maneira possível. Tudo isso para que haja a reabilitação do profissional e a redução dos números de afastamentos na Corporação, sejam eles de natureza psiquiátricas, dentre outros.  
 
É o SINDPOL/MG na luta constante contra o sucateamento e em busca de melhores condições de trabalho

Michelle Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.