quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Suposto abuso sexual em Cmei de Divinópolis é investigado.

O suposto caso de abuso sexual, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do bairro Porto Velho em Divinópolis, contra uma criança de três anos, que teria ocorrido no dia 22 de maio, está sendo investigado pela Polícia Civil. A notícia foi comentada por vereadores da Câmara municipal da cidade, durante pronunciamentos na reunião ordinária da última terça-feira.
 

Após discursos dos parlamentares, o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eduardo Print Júnior (PDT); o presidente da Comissão Direitos Humanos e Defesa Social, Hilton de Aguiar (PMDB); com o apoio dos vereadores Marcos Vinícius (PSC) e Edimar Félix (PHS) decidiram realizar uma oitiva no local para apurar as denúncias. Eles compareceram ontem pela manhã no Cmei, junto com o promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude, Dr. Carlos José e Silva Fortes (Casé) e a secretária municipal de Educação, Eliana Cançado.
 

Após este encontro, o promotor ressaltou que é muito importante esse interesse dos poderes legalmente constituídos, tanto dos parlamentares, quanto do município através da secretaria de educação, em acompanhar o caso. Segundo ele, o fato está realmente sendo investigado, sequer se sabe onde ocorreu, mas já está nas mãos da Polícia Civil. Ao concluído será enviado para o Ministério Público como manda a lei.
 

Quanto ao Cmei, o promotor afirmou que o local está funcionando perfeitamente e que as crianças estão sendo bem atendidas e felizes. “Foi fundamental esta vinda no Cmei para tomarmos conhecimento de como ele se encontra. A situação está sob controle. O que tinha que ser apurado está sendo apurado pela Polícia Civil e o Cmei está funcionando normalmente”, destacou.
 

O vereador Marcos Vinícius relatou que ele ficou mais tranquilo com a visita, uma vez que o fato ocorreu no dia 22 de maio e muito pouco se tinha da informação das devidas apurações, por parte da prefeitura com inquérito administrativo; e no aspecto penal e criminal que já está ocorrendo através da delegada Dra. Gorete Rios.
 

Conforme Vinícius a participação do promotor foi essencial e foi bom ter escutado a coordenadora do Cmei, e a secretária de educação que trouxe tranquilidade. “É prematuro apontar qualquer culpado sem ter provas, mas vamos acompanhar as apurações. Há comprovação pericial de que houve um rompimento do hímen de uma criança de três anos, não se sabe se foi aqui ou em outro lugar”, informou.
 

O parlamentar, Eduardo Print Júnior, disse que o caso é triste. Para ele, infelizmente aconteceu na data 22 de maio, na semana que houve uma passeata contra a pedofilia. Ele explicou que a Câmara vai fazer um relatório entre as comissões de educação, direitos humanos e justiça social. “A polícia já está investigando. Vamos fazer um relatório e uma nota de repúdio ao Governo do Estado para que se mande para Divinópolis urgente médicos legistas para que um caso como esse não demore 90 dias para sair um laudo”, relatou.
O vereador, Edimar Félix e Hilton de Aguiar abordaram que os parlamentares vão acompanhar e aguardar a conclusão do inquérito policial.
 

A secretária de Educação, Eliana Cançado, relatou que a secretaria de educação já afastou a funcionária das funções, um processo administrativo também está sendo instaurado. “O Cmei sempre trabalhou com muita tranquilidade. Se a funcionária em questão tiver alguma culpa comprovada, claro que ela vai responder por isso. O nosso foco é a segurança das crianças”, concluiu.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.