terça-feira, 5 de julho de 2016

Governo de Minas recria Secretaria de Segurança

Texto,que foi aprovado por 35 votos a favor e recebeu 15 contrários, foi proposto por Fernando Pimentel (PL)

PUBLICADO EM 05/07/16 - 15h17

Tâmara Teixeira

A Assembleia de Minas aprovou na manha desta terça-feira  (5) em primeiro turno o projeto 3.503, de 2016, que trata da reforma administrativa proposta pelo governador Fernando Pimentel. O texto substitutivo foi aprovado por 35 votos a favor e recebeu 15 contrários.

Os principais pontos são o desmembramento da Secretaria de Defesa Social (Seds) na Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Administração Prisional. Outro artigo prevê a fusão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico  (Sede) com a Secretaria de Ciência e Tecnologia criando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência Tecnologia e Ensino Superior. 

A Ouvidoria Geral, que no projeto original era extinta, foi mantida como órgão autônomo. O projeto aprovado extinguiu 18 mil cargos que não estavam ocupados atualmente. Pelo texto original seriam fechadas 67 mil vagas. O presidente da Codemig  passa a ter status de secretário.

A proposta aprovada nesta manhã  ainda prevê a possibilidade de criação de três secretarias extraordinárias sem temas determinados. A sessão continua na tarde desta terça-feira sendo acompanhada por várias categorias que protestam contra a extinção de órgãos como a Imprensa Oficial.

O projeto é uma das prioridades do governador Fernando Pimentel que defende que as mudanças trarão mais agilidade, eficiência e economia para a máquina do Estado.

O líder do governo,  Durval Ângelo  (PT) avaliou como positiva a votação. "Foi uma presença significativa com 35 votoa a favor e 15 contra nesta terça-feira de manhã que não é um dia tradicional de sessão", afirmou. Segundo ele, o substituto trouxe sugestão de diversos deputados.

A sessão está sendo presidida pelo presidente da Casa, Adalclever Lopes (PMDB) numa demonstração de prestígio ao governo, já que o presidente não costuma presidir as sessões no dia a dia.

"Até agora, o líder Durval não informou quanto o governador está economizando. Diga, deputado. Quem sabe assim possamos votar favoravelmente ", disse Sargento Rodrigues  (PDT), da oposição.

Atualizada às 15h46.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.